top of page
crazy_horse.jpg
Crazy Horse - Cinnamon Girl
00:00 / 00:25
Crazy Horse

É uma banda americana de Rock. A banda foi formada em 1963 em Los Angeles, com um grupo a Cappella Doo-Wop chamado Danny & The Memories, com o vocalista principal Danny Whitten e os vocalistas de apoio Lou Bisbal que foi substituído por Bengiamino Rocco, Billy Talbot e Ralph Molina. Em San Francisco, a banda foi apresentada como The Psyrcle, e gravou um single que não vendeu muito bem. De volta a Los Angeles, o grupo evoluiu ao longo de vários anos para The Rockets, composto por Whitten na guitarra, Talbot no baixo, Molina na bateria, Bobby Notkoff no violino e os irmãos Leon e George Whitsell nas guitarras. Essa formação gravou o seu único álbum, White Whale Records, que foi lançado em 1968. O The Rockets se uniu com Neil Young, que tinha conhecido 2 anos antes, durante os primeiros dias no Buffalo Springfield. Em agosto de 1968, 3 meses depois do fim do Buffalo Springfield, Young ficou com o The Rockets no palco durante seu show no Whisky a Go Go, e logo depois, ele se juntou a Whitten, Talbot e Molina em seu segundo álbum solo, Everybody Knows This Is Nowhere, que foi lançado em maio de 1969 pela Reprise Records, e foi o seu primeiro com a banda de apoio Crazy Horse, e incluiu o hit Pop "Cinnamon Girl" no Top 100 da Billboard Hot 100. O Crazy Horse fez uma turnê com Young na primeira metade de 1969, e com a adição de Jack Nitzsche no piano elétrico, no início de 1970.

 

Quando Young retornou ao seu álbum solo em 1970, o Crazy Horse teve sua participação mais limitada. Young demitiu o grupo no fim da turnê de 1970 devido ao abuso de heroína de Whitten, com um baixo desempenho do guitarrista em um dos compromissos no Fillmore East. O Crazy Horse capitalizou em sua exposição recém-descoberta e gravou o seu primeiro álbum, Crazy Horse, que foi lançado em 1971 pela Reprise Records. O álbum alcançou a posição 84 na Billboard 200. Após o fracasso comercial do Crazy Horse, Lofgren e Nitzsche deixaram a banda para seguir carreira solo. O seu segundo álbum, Loose, foi lançado em janeiro de 1971. O seu terceiro álbum, At Crooked Lake, foi lançado em outubro de 1972. Ao mesmo tempo, Young demitiu Whitten em outono de 1972 com interesse em incluir o guitarrista em sua nova banda de turnê, o The Gators Stray, e por mau desempenho nos ensaios, a banda pressionou Young para demiti-lo. Danny Whitten faleceu ao retornar para Los Angeles, por uma overdose fatal de álcool e Valium. Depois da morte de Whitten e da recepção morna concedida a ambos os álbuns, Talbot e Molina fizeram com que o nome Crazy Horse não fosse mais usado. O guitarrista Frank Poncho Sampedro foi contratado por ser a pessoa certa para ajudar a ressuscitar o Crazy Horse.

 

Depois de um hiato de 5 anos, o Neil Young and Crazy Horse ressurgiu, e Young marcou a ocasião terminando a letra de "Powderfinger", que logo se tornou uma das canções de assinatura da nova formação. A parceria Neil Young and Crazy Horse gravou o seu segundo álbum, Zuma, que foi lançado em 10 de novembro de 1975. Após uma turnê de aquecimento de compromissos não anunciadas em vários bares de San Francisco em dezembro de 1975, Young e a banda excursionaram pelo Japão e Europa em 1976. Entre 1975 a 1977, Young gravou com o Crazy Horse como banda de apoio. O quarto álbum da banda, Crazy Moon, foi lançado em novembro de 1978, e conta com a guitarra de Young, e também a banda se juntou a Young na turnê que levou ao sucesso do segundo álbum da parceria, Rust Never Sleeps e do segundo álbum ao vivo, Live Rust, ambos lançados em 1979. O Crazy Horse iria colaborar constantemente com Young em diversos álbuns. O Crazy Horse permaneceu em hiato durante 8 anos após a turnê do nono álbum, Greendale, do Neil Young and Crazy Horse, lançado em 2004. O trigésimo primeiro álbum de Neil Young, e o quarto da parceria, Americana, foi lançado em 5 de junho de 2012. O álbum de Neil Young and Crazy Horse, Colorado, foi lançado em 25 de outubro de 2019. O quadragésimo quinto álbum de Young e o décimo quinto da parceria, World Record, foi lançado em 18 de novembro de 2022 pela Reprise Records.

bottom of page