Cutting Crew

É uma banda inglesa de pop rock. Nick Van Eede gravou alguns singles no Reino Unido no final dos anos 70, e mais tarde integrou a banda The Drivers, que obteve sucesso no Canadá, com o single "Tears On Your Anorak" em 1982. Enquanto excursionava pelo Canadá, o The Drivers tinha a sua banda de apoio chamada Fast Forward, cuja formação incluía o guitarrista Kevin Macmichael. O The Driver se separou em 1983, e Van Eede e Macmichael se juntaram em 1985, e se mudaram para Londres, Inglaterra. Inicialmente, os dois fizeram demos que levaram a um contrato de gravação com a Virgin Records. O baixista Colin Farley e o baterista Martin Beedle entraram em 1986, e formaram o Cutting Crew. O seu primeiro álbum, Broadcast, foi lançado em 22 de novembro de 1986. O single "(I Just) Died in Your Arms", deu a Virgin o seu primeiro sucesso nos EUA. O lançamento desse single rapidamente ajudou a banda a ganhar popularidade. A banda desconhecida disparou para o topo nos EUA.

 

O single alcançou a quarta posição na Billboard Hot Mainstream Rock Tracks. A música alcançou o quarto lugar na UK Singles Chart, além de se tornar um sucesso na Suíça e África do Sul. O single foi para o segundo lugar na Suécia e na Irlanda e o nono na Áustria. As disputas com a administração levaram a um longo hiato de gravação, o que paralisou a carreira da banda. O seu segundo álbum, The Scattering, foi finalmente lançado em 16 de janeiro  de 1989. Farley e Beedle deixaram a banda em 1991 sem substituição, deixando apenas Eede e Macmichael. Eede cantou e tocou os teclados e Macmichael tocou todas as guitarras. Algumas semanas após seu lançamento, a Virgin Records foi comprada pela EMI e o álbum ficou obsoleto. A banda se separou logo após o lançamento do seu terceiro álbum, Compus Mentus, em 21 de outubro de 1993. Após a separação, Macmichael se juntou com Robert Plant e tocou em seu álbum Fate of Nations. Em 31 de dezembro de 2002, Macmichael morreu de câncer de pulmão no Centro de Ciências da Saúde Queen Elizabeth II, em Halifax, Nova Escócia, aos 51 anos de idade.

 

O seu primeiro álbum de compilação, The Best of Cutting Crew, foi lançado em 3 de março de 2003 pela Virgin Records. No mesmo ano, Van Eede formou a banda Grinning Souls, que lançou de forma independente o álbum, Capture, em 2005. No ano seguinte, Van Eede tomou a decisão de relançar o álbum com o título Grinning Souls, em 9 de fevereiro de 2005, desta vez creditando o trabalho à Cutting Crew. A banda Grinning Souls tornou-se a Cutting Crew para todos os trabalhos subsequentes ao vivo. A nova banda excursionou por vários países. Em 2008, a Cutting Crew assinou um contrato nos EUA com a Spectra Records. O seu quinto álbum, Add To Favourites, foi lançado em 13 de outubro de 2015. A formação da banda agora inclui os guitarristas Gareth Moulton e Joolz Dunkley, o baixista Nick Kay, o tecladista Jono Harrison e o baterista Martyn Barker. A banda embarcou em uma turnê no Reino Unido logo após o lançamento do álbum. O seu segundo álbum de compilação, Ransomed Healed Restored Forgiven, foi lançado em 24 de abril de 2020 pela August Day.

 Rockdigital