top of page
dead-alive.jpg
Dead or Alive

Foi uma banda de new wave inglesa. Em 1977, Pete Burns formou uma banda The Mystery Girls com Julian Cope, Pete Wylie e Phil Hurst. Eles tocaram apenas um show abrindo para Sham 69 no Eric's em Liverpool em novembro de 1977, antes de se separarem. Burns retornou no início de 1979 com a banda, Nightmares in Wax, apresentando um som gótico pós-punk. A banda fez o seu primeiro show de apoio ao Wire no Eric's em julho de 1979. Eles assinaram um contrato com a Eric's Records, e seu único lançamento, o EP Birth of a Nation, foi em março de 1980 pela Inevitable Records. Burns e Healy se juntaram então ao baixista Sue James, ao guitarrista Adrian Mitchley e ao baterista Joe Musker e ensaiaram por alguns meses sob o nome de No Self Control, sendo alterado para Dead Or Alive pouco antes do lançamento do próximo single "I'm Falling". A aparência andrógina de Burns começou a atrair atenção, muitas vezes levando a comparações com o Culture Club e seu vocalista Boy George. Em 1982, o single "The Stranger" alcançou a sétima posição na UK Indie Chart. A Epic Records assinou um contrato com a banda em 1983. O seu primeiro álbum, Sophisticated Boom Boom, foi lançado em maio de 1984. Hussey saiu da Dead or Alive pouco antes do lançamento do álbum. O álbum alcançou a posição 29 na UK Albums Chart. O seu segundo álbum, Youthquake, foi lançado em maio de 1985, e alcançou a nona posição na UK Albums Chart

 

A gravação do primeiro single "You Spin Me Round (Like a Record)" foi atormentada por discussões entre a banda e os produtores, mas se tornou a primeira música da banda a alcançar o número 1 no UK Singles Chart. O seu terceiro álbum, Mad, Bad, and Dangerous to Know, foi lançado em novembro de 1986, e alcançou a posição 27 na UK Albums Chart. O primeiro single "Brand New Lover" se tornou um sucesso nos EUA, onde alcançou o 15º lugar na Billboard Hot 100 e o número 1 na Billboard Dance Chart. Em 1988, a Dead or Alive, agora reduzido a uma dupla de Burns e Coy, lançou o álbum de remix, Nude – Remade Remodelled, em setembro de 1989, e foi auto-produzido pelos dois, que contou com o single "Come Home with Me Baby" que foi um sucesso de clubes dos EUA, e foi o número 1 na Billboard Dance Chart. No final dos anos 1980 e início dos anos 1990, Burns fez inúmeras aparições na TV japonesa. Como resultado, a Dead or Alive teve uma grande influência nas músicas de ídolos japoneses e seus sucessores, J-Pop e Visual Kei. O seu álbum, Fan the Flame (Parte 1), permaneceu exclusivo nesse território por muitos anos. A banda começou a produzir o álbum, Fan the Flame (Parte 2), porém o álbum foi arquivado. Por alguns anos, a Dead or Alive esteve praticamente inativa. Burns ressurgiu em 1994 como vocalista em um single para a banda italiana de techno Glam. Burns e Coy flertaram com a idéia de gravar sob o nome International Chrysis, em homenagem ao falecido artista transexual da boate, e lançaram um single como tal em 1994, uma versão cover de "Rebel Rebel" de David Bowie.

 

Os novos tecladistas Jason Alburey e Dean Bright, se juntaram a Burns e Coy para o seu sexto álbum, Nukleopatra, que foi lançado em outubro de 1995. Inicialmente lançado apenas no Japão, o álbum foi posteriormente lançado na Austrália, Cingapura, África do Sul, França e EUA, e cada lançamento exibia diferentes capas, listas de faixas e versões de músicas. O seu sétimo álbum, Fragile, foi lançado em 19 de setembro de 2000, com uma coleção de remakes e várias novas faixas e covers, incluindo "Even Better Than the Real Thing" do U2 e "I Promised Myself" de Nick Kamen. Mais tarde, no mesmo ano, Alburey e Bright deixaram a banda, deixando a Dead or Alive mais uma vez com a dupla Burns e Coy. Em 2004, Burns teve sucesso solo com a faixa "Jack and Jill Party" produzida pelo Pet Shop Boys. Embora lançado apenas através do site do Pet Shop Boys, a faixa alcançou o número 75 na UK Singles Chart. Em setembro de 2010, Burns lançou um novo single, "Never Marry an Icon". Mesmo que Burns tenha declarado que a Dead or Alive deixou de existir em 2011, Coy declarou mais tarde que o apelido ainda estava ativo e que a banda não havia acabado. Em 21 de dezembro de 2012, a dupla como Dead or Alive se apresentou no concerto de Pete Waterman, Hit Factory Live na O2 Arena de Londres. Burns morreu de parada cardíaca em 23 de outubro de 2016, aos 57 anos, efetivamente encerrando a banda. Em 28 de outubro de 2016, o Box set Sophisticated Boom Box MMXVI, de 19 álbuns foi lançado pela Edsel Records. Steve Coy morreu em 4 de maio de 2018 aos 56 anos, após uma doença grave.

bottom of page