Deftones

 

É uma banda de metal alternativo americana. Com 15 anos de idade, Stephen Carpenter foi atropelado por um carro enquanto andava de skate e ficou em uma cadeira de rodas por vários meses e aprendeu a tocar guitarra nesse período. Carpenter, Chino Moreno e Abe Cunningham frequentavam a mesma escola. Eles foram colegas de infância e se tornaram amigos por meio da cena de skateboard em Sacramento. Cunningham e os três começaram a tocar frequentemente na garagem da casa de Carpenter em meados de 1988. Depois de tocarem com diversos baixistas, a banda escalou Justin Jaramillo, que foi substituído por Chi Cheng e logo gravaram uma demo de 4 faixas. A banda assinou um contrato com a Maverick Records. O nome Deftones foi criado por Carpenter que combinou uma gíria do hip-hop def, o que era utilizado por artistas que ele escutava como LL Cool J e Public Enemy, com o sufixo tones, que era um sufixo de bandas bastante populares nos anos 50.

 

O seu primeiro álbum, Adrenaline, foi lançado em 3 de outubro de 1995. Em 1996, a banda contribuiu com a canção "Teething" para a trilha sonora do filme O Corvo: Cidade dos Anjos e também apresentaram a canção ao vivo em uma cena do filme. O seu segundo álbum, Around the Fur, foi lançado em 26 de outubro de 1997, e teve participação de Max Cavalera do Sepultura na canção "Headup", em tributo ao enteado de Cavalera, ao Dana Wells, a quem o álbum foi inteiramente dedicado. A canção deste álbum "My Own Summer (Shove It)" entrou na trilha sonora do filme The Matrix. O seu terceiro álbum, White Pony, foi lançado em 20 de junho de 2000, e ficou na terceira posição na Billboard 200. O DJ Frank Delgado foi oficializado na banda, adicionando novos elementos musicais nas canções. O álbum White Pony fez com que a banda ganhasse o Grammy Award de 2001 pela Melhor Performance de Metal da canção "Elite". A banda se apresentou na terceira edição do festival Rock In Rio no Brasil.

 

O seu quarto álbum, Deftones, foi lançado em 20 de maio de 2003. O álbum alcançou a segunda posição na Billboard 200. O seu quinto álbum, Saturday Night Wrist, foi lançado em 31 de Outubro de 2006. O Deftones trabalhou então no seu sexto álbum de estúdio, Eros, gravado no dia 14 de Abril de 2008. O álbum seria lançado no início de 2009, mas não foi lançado. O acidente de carro do baixista Chi Cheng em novembro de 2008, obrigou a banda a adiar inicialmente o lançamento do álbum e, posteriormente, foi arquivado indefinidamente. Com Cheng em coma, o Deftones recrutou o baixista Sergio Vega. O seu sexto álbum, Diamond Eyes, foi lançado no dia 4 de maio de 2010. O álbum alcançou a posição 6 na Billboard 200. Em 2012 a banda saiu em turnê com o System Of A Down. No dia 13 de abril de 2013, Chi Cheng morreu em um hospital em Sacramento, após uma parada cardíaca repentina. O seu oitavo álbum, Gore, foi lançado em 08 de abril de 2016 e ficou em segundo lugar na Billboard 200.

 Rockdigital