Demis Roussos

Artemios Ventouris Roussos nasceu na Alexandria no dia 15 de junho de 1946, foi um cantor grego, nascido no Egipto. Demis participa em vários grupos musicais. O primeiro, com dezessete anos, The Idols, quando tinha de trabalhar para sustentar a sua família. Já nesse grupo Demis começa a destacar-se como cantor, a partir do momento em que é solicitado para substituir o vocalista que estava cansado, para cantar algumas músicas. Com o compositor Lakis Vlavianos, ele deu início à banda We Five, já como vocalista principal. Mas só se torna mais conhecido a partir de 1968, com a banda de rock progressivo Aphrodite's Child, formada no Reino Unido, para a qual Demis se associa a outros dois músicos gregos, o Vangelis Papatanassiou e o Loukas Sideras. O primeiro álbum da banda foi Rain and Tears, que obteve sucesso e nesse período nasce a sua primeira filha, Emily. Com o final do Aphrodite's Child, Demis continuou a gravar com Vangelis, seu ex-colega de banda. que publicaram os álbuns Sex Power em 1970, e Magic Together em 1977.

 

A obra de maior sucesso da dupla foi o álbum, Race to the End, vocalmente adaptada da trilha sonora do filme Chariots of Fire. Demis também participou como convidado da trilha sonora do filme Blade Runner de 1982, filme cult considerado o melhor da década de 1980. A editora propôs-lhe gravar o seu primeiro single solo, com a canção “We Shall Dance”. Logo a seguir gravou o álbum “On the Greek Side of My Mind”, o qual, juntamente com o single, estourou como um dos 5 álbuns mais vendidos em toda a Europa, inclusive a Escandinávia. Demis Roussos consagrou-se, então, como cantor em 1971. Pouco depois reencontrou-se com Lakis Vlavianos, ex-colega do We Five. Lakis então compôs e Roussos gravou várias canções que ocuparam o primeiro lugar nas paradas de vários países. Ganhou um Disco de Ouro com seu álbum Demis. Após o nascimento do seu filho, Cyril, em 1975, o cantor ficou os próximos oito anos fazendo turnês pelo mundo.

 

No Brasil, conseguiu lotar o estádio do Maracanã, façanha apenas conseguida por Frank Sinatra. Foi citado no Guinnes Book como personalidade de destaque do mundo do entretenimento musical das décadas de 70 e 80. Foi contemplado com mais de 100 Discos de Ouro, platina e diamante. ​Em 14 de junho de 1985, juntamente com sua terceira esposa, o avião da TWA no qual viajavam de Atenas a Roma foi sequestrado. O fato de ver a morte de perto levou o cantor a refletir sobre o valor da vida, decidindo reassumir sua carreira de cantor, com gravações e shows ao vivo. Gravou então mais vinte canções, e compilou o álbum, The Story of Demis Roussos. Em 2005, após 25 anos, ele retornou ao Brasil e fez três apresentações. Seu último álbum, Demis, que foi lançado em 2009. Demis Roussos faleceu no dia 25 de janeiro de 2015, após permanecer um longo período internado em um hospital de Atenas. A sua filha Emily do primeiro casamento anunciou que o pai morreu de um câncer fulminante no estômago. 

 Rockdigital