Dimmu Borgir
É uma banda norueguesa de Black Metal Sinfônico. A banda foi fundada em 1993 pelo guitarrista Silenoz e do baterista Tjodalv. Mais tarde, os integrantes Shagrath, Brynjard Tristan e Stian Aarstad se juntaram ao Dimmu Borgir e, em seguida, lançaram o seu primeiro EP, Inn i evighetens mørke, em 17 de dezembro de 1994 pela Necromantic Gallery Productions. O seu primeiro álbum, For All Tid, foi lançado em 1995 pela No Colours. O seu segundo álbum, Stormblåst, foi lançado em 25 de janeiro de 1996 pela Cacophonous Records. Foi também o último álbum que apresenta todas as letras escritas e cantadas em norueguês. O tecladista Stian Aarstad deixou a banda devido à sua obrigação de servir no exército norueguês, sendo assim impossibilitado de participar da gravação do seu segundo EP, Devil's Path, que foi lançado em 19 de junho de 1996 pela Hot Records. Esse período também foi marcado pela saída do baixista Brynjard Tristan e a chegada de Nagash. Stian Aarstad voltou para a gravação do seu terceiro álbum, Enthrone Darkness Triumphant, que foi lançado em 30 de maio de 1997 pela Nuclear Blast. Ele teve problemas para comparecer aos ensaios e não pôde fazer uma turnê. Aarstad foi demitido e substituído por Kimberly Goss para a turnê mundial de 1997/1998. O álbum foi o seu primeiro lançamento pela Nuclear Blast, uma gravadora alemã. Após a turnê do álbum, a banda recrutou Mustis nos teclados e Astennu na guitarra.
O seu quarto álbum, Spiritual Black Dimensions, foi lançado em 2 de março de 1999, sendo o primeiro álbum nas paradas de álbuns na Noruega, na posição 18. O seu quinto álbum, Puritanical Euphoric Misanthropia, foi lançado em 20 de março de 2001, e alcançou a posição 192 na UK Albums Chart. O seu terceiro EP, Alive in Torment, foi lançado em 26 de fevereiro de 2002, de forma limitada e ao vivo, gravado em Stuttgart, na Alemanha, em 4 de abril de 2001, durante a turnê de divulgação de seu quinto álbum de estúdio. O seu DVD, World Misanthropy, foi lançado em 28 de maio de 2002 como um conjunto de dois discos em formato de DVD e um CD bônus. Nagash saiu e foi substituído pelo novo baixista/vocalista ICS Vortex, e Tjodalv também saiu devido a seus compromissos familiares, e foi substituído por Nicholas Barker. Astennu também foi demitido de suas funções na guitarra devido a diferenças criativas e foi substituído por Galder. O seu sexto álbum, Death Cult Armageddon, foi lançãdoe m 8 de setembro de 2003, e alcançou a posição 170 na Billboard 200. O álbum foi gravado com a Orquestra Filarmônica de Praga, conduzida por Adam Klemens. Em 2004, a Dimmu Borgir se apresentou no palco principal do Ozzfest. O seu sétimo álbum de estúdio, In Sorte Diaboli, foi lançado em 24 de abril de 2007. O álbum apresenta o baterista Hellhammer da banda Mayhem. Blomberg deixou a banda no meio da turnê por causa de uma lesão no pescoço que resultou em movimento limitado de seu braço direito.
Com esse lançamento, a Dimmu Borgir se tornou a primeira banda de Black Metal com um álbum número 1 nas paradas em seu país natal, a Noruega. Em 2009, ICS Vortex e Mustis anunciaram independentemente sua saída da banda. Em 8 de julho de 2010, a banda confirmou que havia escolhido o multi-instrumentista sueco Snowy Shaw para substituir ICS Vortex. Em 25 de agosto foi anunciado que Shaw havia deixado a banda para se juntar ao Therion. O seu oitavo álbum, Abrahadabra, foi lançado em 24 de setembro de 2010. O álbum apresenta uma orquestra de conjunto, a Kringkastingsorkestret, a Orquestra de Radiodifusão Norueguesa, bem como o Coral Schola Cantorum, totalizando mais de 100 músicos e cantores. Em 28 de maio de 2011, a Dimmu Borgir, pela primeira vez, a banda se apresentou ao vivo com uma orquestra sinfônica completa e um coral no show Forces of the Northern Night com a Norwegian Broadcasting Orchestra e Schola Cantorum Choir no Espectro de Oslo, que foi transmitido ao vivo pela principal operadora de TV nacional da Noruega, a NRK. A banda fez um show semelhante no ano seguinte no Festival Wacken Open Air. O seu nono álbum, Eonian, foi lançado em 4 de maio de 2018 pela Nuclear Blast, e marcou o primeiro lançamento de material original da banda em quase 8 anos. Em 28 de maio, foi anunciado que Victor Brandt havia se juntado oficialmente como o novo baixista da banda.