Therion

É uma banda sueca de metal sinfônico. Em 1987, Christofer Johnsson, que tocou baixo por três meses, se juntou ao guitarrista Peter Hansson e ao baterista Oskar Forss e formaram banda Blitzkrieg em Upplands Väsby, Suécia. A banda teve apenas dois shows. Em março de 1988, a banda se separou após algumas divergências com Forss. No mesmo ano, a banda se reformou com o nome Megatherion, que foi baseado no título do álbum To Mega Therion da banda suíça de heavy metal Celtic Frost. Johnsson mudou do baixo para a guitarra e Peter Hansson tocou guitarra. Johan Hansson se tornou o baixista e Mika Tovalainen o baterista. Depois que a banda reduziu seu nome para Therion, Erik Gustafsson substituiu Johan Hansson como baixista, e Oskar Forss retornou e substituiu Tovalainen como baterista. Em 1989, a banda lançou as demos Paroxysmal Holocaust com 600 cópias em cassete. Nesse período, Therion foi adotado definitivamente como o nome da banda. O seu primeiro álbum, Of Darkness... foi lançado em fevereiro de 1991 pela Deaf Records, trazendo músicas do período de 1987 a 1989, com fortes influências do death metal anterior.

 

Após a gravação, Forss deixou a banda e Johan Hansson teve que sair por problemas de saúde. O Therion assinou com a Nuclear Blast em 1994. O seu quarto álbum, Lepaca Kliffoth, foi lançado em abril de 1995, e inseriu uma orquestra e dois solistas de ópera. O seu quinto álbum, A'arab Zaraq – Lucid Dreaming, foi lançado em maio de 1997. O seu décimo álbum, Secret of the Runes foi lançado em 8 de outubro de 2001. A turnê do álbum foi realizada no mesmo ano, passou pela Europa e América Latina. No Brasil, foram feitas apresentações em Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. Em 2002, o álbum, Live In Midgård, com os 24 maiores sucessos desde 1987. Esse é o único álbum ao vivo da banda, gravado na Colômbia, em Budapeste e em Hamburgo. O álbum foi lançado para comemorar o 15º aniversário da banda. Em 27 de agosto de 2004, a banda faz uma única apresentação no Brasil, em São Paulo no Directv Music Hall pela turnê do novo trabalho. O seu décimo terceiro álbum, Gothic Kabbalah, foi lançado em 12 de janeiro de 2007. Como parte da turnê do álbum, a banda se apresentou em São Paulo, no Brasil no dia 28 de setembro de 2007. O seu décimo quarto álbum, Sitra Ahra, foi lançado em 17 de setembro de 2010. 

 

Em anúncio feito no site da banda, Christofer Johnsson anunciou uma pausa nas atividades da banda para se dedicar em um projeto de ópera que estava desenvolvendo. O seu décimo quinto álbum, Les Fleurs du Mal em 28 de setembro de 2012, para comemorar o 25º aniversário da banda. O álbum não foi bem visto pela Nuclear Blast e foi custeado pela própria banda, que comprou o material já gravado. A 25th Anniversary Tour foi iniciada na Europa. Em 2014, ocorreu as ultimas performances ao vivo de Lori Lewis. No entanto, ela permaneceu um membro da banda para performances de estúdio. A nova cantora de turnê foi Sandra Laureano. O Therion realizou os primeiros shows acústicos na América Latina e em 3 de julho de 2016 em Bucareste. Em 13 de novembro de 2016 a banda anunciou que Johan Koleberg decidiu deixar a banda. Até encontrar um novo baterista, o ex- membro Fredrik Andersson da banda Amon Amarth tocou nos shows ao vivo. Em 21 de novembro de 2017, Sami Karppinen voltou a se juntar oficialmente. O seu décimo sexto álbum, Beloved Antichrist, um álbum triplo que foi lançado em 9 de fevereiro de 2018 pela Nuclear Blast

 Rockdigital