henley.jpg
Don Henley

Donald Hugh Henley nasceu em 22 de julho de 1947 em Gilmer, Texas, EUA. É um músico, cantor, compositor, produtor musical. Quando ainda estava no colégio, Henley foi convidado a se juntar a uma banda de Dixieland formada pelo pai de seu amigo de infância Richard Bowden, Elmer, junto com outro amigo de escola Jerry Surratt. Eles então formaram a banda Four Speeds. Em 1964, a banda foi renomeada para Felicity, e assinaram com um produtor local e lançaram uma canção "Hurtin” escrita por Henley. Em 1969, eles conheceram Kenny Rogers que se interessou por sua banda. Eles mudaram o nome da banda para Shiloh. O seu primeiro single "Jennifer (O 'My Lady)" foi lançado. Surratt morreu em um acidente de moto pouco antes de seu single ser lançado. Rogers ajudou a assinar a banda com a Amos Records e trouxe a banda para Los Angeles em junho de 1970. Eles gravaram o álbum, Shiloh, produzido por Rogers no Larrabee Studios, enquanto moravam na casa de Rogers por alguns meses. A Shiloh se separou em 1971 devido à liderança da banda e diferenças criativas entre Henley e Bowden. Em Los Angeles, Henley conheceu Glenn Frey, pois ambos assinavam com a mesma gravadora, e foram recrutados por John Boylan para serem membros de Linda Ronstadt.

 

A banda de apoio de sua turnê em 1971. Depois da turnê, Henley e Frey decidiram formar sua própria banda. Eles se juntaram a Randy Meisner e Bernie Leadon, que também tocaram na banda de apoio de Ronstadt. Os quatro tocaram juntos apenas uma vez, quando a formação da banda mudou e se tornaram o Eagles em 1971, e assinaram com a Asylum Records. Eles lançaram seu primeiro álbum de estúdio em 1972. Henley cantou o vocal principal em muitas das canções populares da banda. A banda se separou em 1980, após uma difícil turnê e tensões pessoais que surgiram durante a gravação do álbum The Long Run. Após a separação do Eagles, Henley embarcou em sua carreira solo. Ele e Stevie Nicks, sua namorada na época, fizeram um dueto em seu hit Top 10 Pop e Contemporâneo Adulto "Leather and Lace" no final de 1981. O seu primeiro álbum solo, I Can't Stand Still, foi lançado em 1982. O single "Dirty Laundry" alcançou o terceiro lugar na Billboard Hot 100. O seu segundo álbum, Building the Perfect Beast, foi lançado em 1984. O single "The Boys of Summer", alcançou o quinto lugar na Billboard Hot 100. O videoclipe da canção ganhou vários MTV Video Music Awards, incluindo o de Melhor Vídeo do Ano. Henley também ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal de Rock Masculino pela música.

 

O seu terceiro álbum, The End of the Innocence, foi lançado em 1989. A faixa-título do álbum alcançou a oitava posição na Billboard Hot 100. Henley ganhou novamente o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal de Rock Masculino em 1990 pela canção "The End of the Innocence". Também em 1990, Henley fez uma breve aparição no MTV's Unplugged. O Eagles se reuniu 14 anos depois, em 1994. Em 1995, Henley lançou o single "The Garden of Allah" para promover seu álbum solo de maiores sucessos, Actual Miles: Henley's Greatest Hits. Em 2000, após 11 anos, Henley lançou o seu quarto álbum solo, Inside Job, que alcançou a sétima posição na Billboard 200. O DVD ao vivo, Don Henley: Live Inside Job, foi lançado em 2002. Em 2005, Henley abriu 10 shows de Stevie Nicks em sua turnê Two Voices. O sétimo álbum do Eagles, Long Road Out of Eden, foi lançado em 2007. A turnê History of the Eagles começou em julho de 2013 e terminou em julho de 2015, seis meses antes da morte de Glenn Frey. O seu quinto álbum solo, Cass County, foi lançado em 25 de setembro de 2015. Henley foi homenageado com o prêmio Lifetime Achievement durante o evento East Texas Music Awards em 2015.