Don Henley

Donald Hugh Henley nasceu em 22 de julho de 1947 em Gilmer, Texas, EUA. É um músico, cantor, compositor, produtor musical. Quando ainda estava no colégio, Henley foi convidado a se juntar a uma banda de Dixieland formada pelo pai de seu amigo de infância Richard Bowden, Elmer, junto com outro amigo de escola Jerry Surratt. Eles então formaram a banda Four Speeds. Em 1964, a banda foi renomeada para Felicity, e assinaram com um produtor local e lançaram uma canção "Hurtin” escrita por Henley. Em 1969, eles conheceram Kenny Rogers que se interessou por sua banda. Eles mudaram o nome da banda para Shiloh. O seu primeiro single "Jennifer (O 'My Lady)" foi lançado. Surratt morreu em um acidente de moto pouco antes de seu single ser lançado. Rogers ajudou a assinar a banda com a Amos Records e trouxe a banda para Los Angeles em junho de 1970. Eles gravaram o álbum, Shiloh, produzido por Rogers no Larrabee Studios, enquanto moravam na casa de Rogers por alguns meses. A Shiloh se separou em 1971 devido à liderança da banda e diferenças criativas entre Henley e Bowden. Em Los Angeles, Henley conheceu Glenn Frey, pois ambos assinavam com a mesma gravadora, e foram recrutados por John Boylan para serem membros de Linda Ronstadt.

 

A banda de apoio de sua turnê em 1971. Depois da turnê, Henley e Frey decidiram formar sua própria banda. Eles se juntaram a Randy Meisner e Bernie Leadon, que também tocaram na banda de apoio de Ronstadt. Os quatro tocaram juntos apenas uma vez, quando a formação da banda mudou e se tornaram o Eagles em 1971, e assinaram com a Asylum Records. Eles lançaram seu primeiro álbum de estúdio em 1972. Henley cantou o vocal principal em muitas das canções populares da banda. A banda se separou em 1980, após uma difícil turnê e tensões pessoais que surgiram durante a gravação do álbum The Long Run. Após a separação do Eagles, Henley embarcou em sua carreira solo. Ele e Stevie Nicks, sua namorada na época, fizeram um dueto em seu hit Top 10 Pop e Contemporâneo Adulto "Leather and Lace" no final de 1981. O seu primeiro álbum solo, I Can't Stand Still, foi lançado em 1982. O single "Dirty Laundry" alcançou o terceiro lugar na Billboard Hot 100. O seu segundo álbum, Building the Perfect Beast, foi lançado em 1984. O single "The Boys of Summer", alcançou o quinto lugar na Billboard Hot 100. O videoclipe da canção ganhou vários MTV Video Music Awards, incluindo o de Melhor Vídeo do Ano. Henley também ganhou o Grammy Awards de Melhor Performance Vocal de Rock Masculino pela música.

 

O seu terceiro álbum, The End of the Innocence, foi lançado em 1989. A faixa-título do álbum alcançou a oitava posição na Billboard Hot 100. Henley ganhou novamente o Grammy Awards de Melhor Performance Vocal de Rock Masculino em 1990 pela canção "The End of the Innocence". Também em 1990, Henley fez uma breve aparição no MTV's Unplugged. O Eagles se reuniu 14 anos depois, em 1994. Em 1995, Henley lançou o single "The Garden of Allah" para promover seu álbum solo de maiores sucessos, Actual Miles: Henley's Greatest Hits. Em 2000, após 11 anos, Henley lançou o seu quarto álbum solo, Inside Job, que alcançou a sétima posição na Billboard 200. O DVD ao vivo, Don Henley: Live Inside Job, foi lançado em 2002. Em 2005, Henley abriu 10 shows de Stevie Nicks em sua turnê Two Voices. O sétimo álbum do Eagles, Long Road Out of Eden, foi lançado em 2007. A turnê History of the Eagles começou em julho de 2013 e terminou em julho de 2015, seis meses antes da morte de Glenn Frey. O seu quinto álbum solo, Cass County, foi lançado em 25 de setembro de 2015. Henley foi homenageado com o prêmio Lifetime Achievement durante o evento East Texas Music Awards em 2015.

 Rockdigital