FireHouse

É uma banda americana de hard rock. Em 1984, banda de Bill Leverty, a White Heat, precisava de um baterista e Michael Foster foi contratado. Quando a banda não estava em turnê, Leverty e Foster visitavam clubes de rock, e num desses clubes eles assistiram a apresentação da banda Maxx Warrior, onde o vocalista da banda CJ Snare foi convidado por Leverty e Foster. Snare foi o vocalista da banda num show na Virginia algumas semanas depois. Perry Richardson, ex-baixista da Maxx Warrior, havia feito um compromisso de seis meses com a banda da qual ele era membro na época. Quando o compromisso foi cumprido, ele entrou na White Heat e a banda se mudou para Charlotte, Carolina do Norte, e começaram a gravar demos no quarto de Leverty. A banda gravava o dia todo e se apresentava em hotéis à noite para ganhar dinheiro. Como o nome da banda, White Heat, era uma marca registrada, a banda escolheu o nome FireHouse. Em dezembro de 1989, Michael Caplan da Epic Records foi assistir um show da FireHouse e assinou um contrato de gravação. O seu álbum de estréia, FireHouse, foi lançado em 1990. A banda ganhou o American Music Award de Melhor Banda Nova de Hard Rock / Heavy Metal de 1991.

 

O terceiro single mais bem sucedido do álbum, "Love of a Lifetime", alcançou o terceiro lugar na paradas. O seu segundo álbum, Hold Your Fire, foi lançado em 1992. O último single lançado do álbum tornou-se um hit Top 40 nos Estados Unidos. O terceiro álbum da banda, 3, foi lançado em 1995. O primeiro single do álbum, "I Live My Life for You", foi a terceira música Top 20 da banda na Billboard. O seu quarto álbum, Good Acoustics, foi uma coleção de arranjos acústicos de vários de seus maiores sucessos, bem como quatro novas músicas. Após o lançamento do álbum, a banda lançou sua segunda turnê na Ásia, que terminou no final de 1996. Foi seguida por outra turnê pela Indonésia, Tailândia e Japão. Após esse período, a banda pediu para ser liberada do contrato devido à falta de promoção da gravadora nos Estados Unidos. Eles fizeram uma mudança significativa quando assinaram com a Pony Canyon do Japão. A banda lançou o álbum, Category 5 em sua nova gravadora em 1998. Eles fizeram turnês pela Ásia durante 1998 e 1999, alcançando grande sucesso com o álbum, e continuaram a fazer grandes turnês nos EUA, tocando no primeiro Rock Never Stops Tour por toda a América em 1998.

 

Em 22 de abril de 1999, o FireHouse gravou um show ao vivo em Osaka, no Japão, e o lançou no álbum, Bring 'Em Out Live em 2000. Nesse mesmo ano, o baixista Perry Richardson saiu da banda devido a conflitos pessoais e contrataram Bruce Waibel, que tocou no The Gregg Allman Band por 10 anos. Com Waibel, eles gravaram seu sexto álbum, O2, e participaram do Metal Edge 2002. Após a turnê de 12 semanas, Waibel se separou da banda para passar mais tempo com sua família. Em 2003, Waibel morreu inesperadamente aos 45 anos. Inicialmente, ele foi substituído pelo brasileiro Dario Seixas, que tocou baixo no sétimo álbum, Prime Time, lançado em 2003, mas Seixas deixou a banda pouco depois, e o baixista Allen McKenzie foi contratado. Em dezembro de 2004, a FireHouse se tornou a primeira grande banda internacional de rock a tocar shows no nordeste da Índia. A banda fez uma turnê em 2005, 2006, e lançou outra turnê em 2007 visitando os estados do Meio-Oeste dos Estados Unidos, como Dakota do Norte.e tocando em vários festivais incluindo Rocklahoma. Em 2011, a banda lançou seu oitavo álbum, Full Circle, que continha versões regravadas de algumas de suas faixas antigas.

 Rockdigital