The Go-Go's

 

É uma banda americana de rock. Formada em Los Angeles em 1978, inicialmente a banda consistia de Belinda Carlisle no vocal, Jane Wiedlin na guitarra e vocal, Margot Olavarria no baixo e Elissa Bello na bateria. Elas foram formadas como uma banda punk. Carlisle foi membro da banda de punk rock The Germs. Devido a um surto de mononucleose, ela deixou a banda antes da primeira apresentação. A banda começou a fazer shows em locais da cena  punk, como The Masque e o Whisky A Go Go em Los Angeles e no Mabuhay Gardens em San Francisco. A guitarrista e tecladista Charlotte Caffey foi adicionada mais tarde em 1978 e no verão de 1979, Gina Schock substituiu Bello na bateria. A banda se reunia com frequência na Denny’s na Sunset Boulevard, em Hollywood, e foi lá que elas escolheram o nome da banda. Durante o final de 1979, a banda gravou uma demo de cinco músicas no Gold Star Studios em Los Angeles, e em 1980, elas abriram shows para o grupo britânico Madness em Los Angeles e na Inglaterra. Em dezembro de 1980, a baixista Margot Olavarria ficou doente com hepatite A e foi substituída por Kathy Valentine, que havia tocado guitarra na banda Girlschool.

 

No final de 1982, Olavarria processou os membros remanescentes da banda por demiti-la injustamente. A ação foi resolvida em 1984. As Go-Go’s assinaram contrato com a IRS Records em abril de 1981. Seu álbum de estreia, Beauty and the Beat, foi um sucesso surpresa, que chegou ao topo das paradas americanas durante seis semanas em 1982 e finalmente, recebeu uma certificação de platina tripla. O álbum foi classificado na posição 413 na lista da revista Rolling Stone dos 500 maiores álbuns de todos os tempos. O álbum seguinte, Vacation foi certificado ouro nos EUA e gerou um Top 10 nos EUA com a faixa-título. Durante a promoção do álbum, o grupo foi forçado a dar uma pausa quando Gina Schock passou por uma cirurgia de um defeito cardíaco congênito. Jane Wiedlin anunciou sua saída da banda em outubro de 1984. A banda selecionou Paula Jean Brown como nova baixista. Essa formação estreou em 1985 no Festival Rock in Rio no Brasil, mas Carlisle e Caffey decidiram dissolver a Go-Go’s em maio de 1985. Em 1990, a formação clássica da Go-Go'sCaffey, Carlisle, Schock, Valentine e Wiedlin se reuniu para tocar num concerto beneficente para a Lei de Proteção Ambiental da Califórnia em 1990. Isso levou a mais datas dos espetáculos. 

 

Em 1994, a mesma formação se reuniu novamente para lançar o álbum duplo de retrospectiva, Return to the Valley of The Go-Go's, que contou com três novas gravações. A banda excursionou novamente para promover o álbum. Vicki Peterson tocou em diversas datas devido a ausência de Caffey que estava grávida. Em 2001, a banda ainda com a formação clássica lançou o seu quarto álbum, God Bless The Go-Go's. O álbum alcançou a posição 57 na Billboard 200Em 2011, a banda anunciou a Ladies Gone Wild Tour para comemorar o 30º aniversário do lançamento do seu álbum de estreia. Em 11 de agosto de 2011, a banda recebeu a estrela 2444 na Calçada da Fama de Hollywood localizado no local onde o clube The Masque costumava ficar. Em 8 de março de 2013, o site oficial da banda anunciou a saída da baixista Valentine. O último show de Valentine com a banda ocorreu em 9 de maio de 2012. Abby Travis foi contratada no seu lugar.Em 2014, a banda foi induzida no Hollywood Bowl Hall of FameValentine retornou e tocou seu primeiro show como quinteto no Bowery Ballroom de Nova York em 31 de janeiro de 2018. Em fevereiro de 2018, postagens na página oficial do grupo no Facebook confirmaram que Valentine havia retornado à banda.

 Rockdigital