Hank Ballard

 

Hank Ballard nasceu em Detroit no dia 18 de novembro de 1927. A família de Ballard mudou-se para Bessemer, Alabama, após a morte de seu pai. Lá ele começou a cantar na igreja e quando ele voltou para Detroit aos 15 anos, ele começou a formar um grupo de doo wop enquanto trabalhava na linha de montagem da Ford. Ao mesmo tempo, os cantores Henry Booth e Charles Sutton estavam organizando um grupo de doo wop chamado The Royals com  Jackie Wilson,  Lawson Smith e Sonny Woods que foram descobertos por Johnny Otis em 1952 que assinou um contrato com a Federal Records. No entanto, quando Hank Ballard substituiu Smith, em 1953. A primeira gravação de Ballard com o grupo foi "Get It" de 1953, que atingiu o Top 10 nas paradas de R & B, mas foi "Work With Me Annie" do ano seguinte que eles fizeram sucesso e logo em seguida mudaram o nome para The midnighters, para evitar confusão com o grupo The Five Royales.

 

A canção liderou as paradas de R & B e quase alcançou o Top 20, apesar de várias estações de rádio se recusar a transmitir a música. O grupo também marcou outro grande sucesso com Ballard, "Sexy Ways", que solidificou sua reputação como um rhythm and blues mais ousado. No entanto, após o impulso de "Work With Me Annie", o Midnighters ficaram quase três anos e meio sem outro grande sucesso, e com o declínio em suas fortunas veio numerosos turnos de pessoal. Lawson Smith retornou para substituir Sutton, Norman Thrasher substituiu Sonny Woods, e o guitarrista Alonzo Tucker foi substituído por Arthur Porter e depois veio Cal Green. Ballard tentou gravar a sua composição de 1958, "The Twist" pela Vee-Jay, que se recusou a lançar a versão gravada. Mas em 1960 Chubby Checker descobriu a canção e fez um versão cover que alcançou a primeira colocação na Billboard Hot 100 em 19 de setembro daquele ano. A música tornou popular a dança Twist.

 

Ballard e os Midnighters se beneficiou da exposição, marcando os seus primeiros singles pop no Top 10 em 1960, com "Finger Poppin' Time" e "Let's Go, Let's Go, Let's Go”. Seguiram-se mais alguns sucessos de R & B, geralmente canções orientadas para a dança no estilo de "The Twist", antes do poço secar pela segunda vez. Os Midnighters gradualmente se desintegrou e Ballard seguiu carreira solo até o final dos anos 60, ele estava trabalhando com James Brown, que produziu vários singles para Ballard durante o final dos anos 60 e início dos anos 70. Depois de uma longa ausência da música, Ballard reformou o Midnighters durante os meados dos anos 80, primeiro como um grupo feminino, em seguida, com músicos masculinos, e começou a excursionar mais uma vez. Hank Ballard foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1990.  Depois de sofrer durante vários anos com câncer de garganta, Ballard morreu tranquilamente em sua casa em Los Angeles, em Março de 2003.

 Rockdigital