top of page
hanoi.jpg
Hanoi Hanoi - Totalmente Demais
00:00 / 00:25
Hanoi Hanoi

É uma banda brasileira de Pop Rock. Arnaldo Brandão começou a sua carreira no ano de 1969, aos 18 anos, quando passou a integrar como baixista a banda The Bubbles. Logo depois, em 1970, passou a integrar a banda A Bolha, que acompanhava Gal Costa nos show. Em 1975, ele entrou para a Banda Atômica. Em 1976, fez parte da banda que tocou com Raul Seixas no Festival Hollywood Rock no campo do Botafogo, no Rio de Janeiro. Entre os anos de 1977 e 1983, integrou a banda que acompanhou o grupo Doces Bárbaros. Nessa mesma época também integrou A Outra Banda da Terra, banda que acompanhou Caetano Veloso, e também integrou a banda Brylho. Em 1986, Arnaldo formou a banda Hanoi Hanoi com o mineiro Affonso Heliodoro dos Santos Jr., o Affonsinho na guitarra e back-vocal, e com o Pena na bateria e Back-vocal. O seu primeiro álbum, Hanoi-Hanoi, foi lançado em 1986 pela RCA Victor, com o sucesso da banda, "Totalmente Demais" e "Bla, bla, blá... Eu Te Amo". Esse álbum teve apenas 30 mil cópias vendidas. O seu segundo álbum, Fanzine, foi lançado em 1988 pela SBK Songs/CBS. A capa do álbum traz uma foto tirada por Chiquito Chaves para o Jornal do Brasil durante uma operação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro na favela da Rocinha em 1987. Na imagem, um garoto olha para a câmera enquanto exibe uma cápsula de uma bomba de gás lacrimogêneo.

 

O álbum foi gravado por Arnaldo Brandão, Sergio Vulcanis na guitarra, Alex de Holanda na percussão e Edmardo Galli na bateria. A banda lançou a música "O Tempo Não Pára", parceria de Brandão com Cazuza, que popularizou a própria versão. O seu terceiro álbum, O Ser e o Nada, foi lançado em 1990 pela EMI-Odeon. Tanto o título quanto o conceito do álbum são empréstimos feitos ao existencialismo de Jean-Paul Sartre. O álbum foi gravado por Arnaldo, Sérgio, Ricardo Barcelar nos teclados e Marcelo da Costa na bateria e percussão. A banda se apresentou no Rock in Rio II, em 1991, quando participou do festival substituindo a banda Barão Vermelho. O seu quarto álbum, Coração Geiger, foi lançado em 1992 pela EMI-Odeon. O álbum foi gravado com a mesma formação do álbum anterior e lançado em formato de CD e LP. O seu primeiro álbum ao vivo, Credus, foi lançado em 1995 pela Spotlight Records. O álbum foi lançado em formato de CD e LP, contendo gravações feitas durante uma turnê de 1993. No mesmo ano a banda se separou. A partir de 2003, com o revival de bandas dos anos 80, o Hanoi-Hanoi voltou a fazer apresentações esporádicas pelo Brasil.

 

Em 2006, a música "Totalmente Demais" é regravada pela cantora Perlla e fez parte da trilha sonora da novela Cobras & Lagartos. Em 2015, é regravada pela cantora Anitta e fez parte da trilha sonora da novela de mesmo nome, levando a música novamente às paradas. Com o sucesso, a banda se apresentou no programa Domingão do Faustão na Rede Globo em 2016. No dia 13 de maio de 2017, o Hanoi Hanoi gravou um DVD ao vivo, na festa da Casa da Insanidade, em Belo Horizonte, em alusão aos 30 anos da banda, com a participação de Samuel Rosa do Skank, do rapper Flávio Renegado, Affonsinho Heliodoro, entre outros. No mesmo ano, o seu primeiro álbum foi relançado em formato de CD com três músicas inéditas. Arnaldo segue em carreira solo, além de ter um estúdio no Rio de Janeiro. No dia 6 de junho de 2019, o Hanoi Hanoi fez uma apresentações em Fortaleza, e assinou a memorabilia do Hard Rock Cafe, e fez a doação de um violão, um baixo e um casaco, ambos com mais de 25 anos, usados na época em que a banda viajava pelo Brasil, para constituir o acervo cultural nacional do Hard Rock.

bottom of page