Howlin' Wolf

Chester Arthur Burnett nasceu em White Station, Mississippi, no dia 10 de junho de 1910. Foi um cantor, compositor e guitarrista de blues. Chester recebeu o nome do 21º presidente dos Estados Unidos, e mais tarde foi apelidado de "Big Foot Chester" e "Bull Cow" por causa de seu tamanho. Certa vez ele explicou a origem do apelido "Howlin Wolf", disse que seu avô lhe contava histórias sobre os lobos daquela parte do país e avisava a ele de que caso não se comportasse os lobos uivantes iriam pegá-lo. Em 1930, Wolf conheceu Charley Patton, o mais popular bluesman no Delta na época. Wolf escutava Patton tocar todas as noites no lado de fora de um bar. Os dois se tornaram amigos e logo Patton estava ensinando Wolf a tocar. Durante a década de 1930, Burnett se apresentou no Sul como um artista solo e com vários músicos de blues. Até o final da década, ele era um músico fixo em clubes, com uma gaita e uma guitarra elétrica. Em 9 de abril de 1941, ele se alistou no Exército dos EUA e ficou em várias bases ao redor do país. Difícil de se ajustar à vida militar, foi dispensado em 3 de novembro de 1943. Regressou a sua família, que tinha se mudado recentemente perto de Memphis ocidental, Arkansas, e ajudou com a agricultura, enquanto se apresentava com Floyd Jones e outros. Em 1948 ele formou uma banda, que incluiu os guitarristas Willie Johnson e Matt "Guitar" Murphy, o guitarrista Junior Parker, um pianista lembrado apenas como "Destruction" e o baterista Willie Steele. A estação de rádio KWEM em West Memphis começou a transmitir suas apresentações ao vivo.

 

O programa chamou a atenção de Ike Turner que acabou produzindo as primeiras gravações de Wolf pela gravadora "RPM Records". Essas gravações acabaram lhe assegurando um contrato com Sam Phillips na Sun Records. Em 1951, Sam Phillips gravou várias canções de Howlin 'Wolf e ele rapidamente se tornou uma celebridade local e começou a trabalhar com uma banda que incluía os guitarristas Willie Johnson e Pat Hare. Seus primeiros singles foram emitidos por duas gravadoras diferentes em 1951, "How Many More Years" lançado pela Chess Records, e "Riding in the Moonlight" lançado pela RPM Records. Mais tarde, Leonard Chess foi capaz de garantir seu contrato, e Howlin 'Wolf se mudou para Chicago em 1952. Lá, ele montou uma nova banda e recrutou Jody Williams da banda de Memphis Slim como seu primeiro guitarrista. Dentro de um ano ele persuadiu o guitarrista Hubert Sumlin a deixar Memphis e se juntar a ele em Chicago. A programação da banda Howlin 'Wolf mudou com frequência ao longo dos anos. Howlin 'Wolf marcou uma série de hits com as canções de Willie Dixon, que havia sido contratado pelos irmãos Chess em 1950 como compositor. Havendo uma concorrência entre Muddy Waters e Howlin 'Wolf pelas suas composições. Na década de 1950, Howlin' Wolf teve cinco canções nas paradas da Billboard de R&B. Em 1959, seu primeiro álbum, Moanin' in the Moonlight, foi lançado. Como era prática comum naquela época, era uma coleção de singles lançados anteriormente. 

 

No início de 1960, Howlin' Wolf gravou várias canções que se tornaram as suas mais famosas, apesar de não tocar nas rádios, “Wang Dang Doodle”, “Back Door Man”, “Spoonful”, "Little Red Rooster", "I Ain't Superstitious", "Goin' Down Slow", e "Killing Floor". Muitas destas canções foram escritas pelo baixista da Chess, Willie Dixon. O seu terceiro álbum, Howlin' Wolf foi lançado em 11 de janeiro de 1962. Muitas vezes chamado de Rocking ‘Chair Album. Durante o renascimento do blues nos anos 1950 e 1960, os músicos encontraram uma nova audiência entre os jovens brancos, e Howlin' Wolf foi um dos primeiros a capitalizar nesse período. Ele excursionou pela Europa em 1964 como parte do American Folk Blues Festival. No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, Howlin 'Wolf gravou álbuns com outros músicos de blues e por músicos de rock britânico. The Howlin 'Wolf Album é um álbum de 1969 de Howlin' Wolf, com a Rotary Connection como sua banda de apoio. Como o álbum Electric Mud do bluesman rival Muddy Waters, ele foi projetado para atingir o público hippie. Misturando blues com arranjos de rock psicodélicos em várias canções clássicas de Howlin 'Wolf. O álbum alcançou a posição 69 na Billboard Black Albums chart. O último álbum de Wolf foi "The Back Door Wolf", de 1973. Devido à saúde, o álbum é o mais curto do que qualquer outro álbum que ele gravou. Chester Arthur Burnett entrou no Veterans Administration Hospital em Hines, Illinois, para uma cirurgia renal e morreu das complicações do procedimento em 10 de janeiro de 1976. 

 Rockdigital