É uma banda americana de pop rock. Em 1972, o cantor e tocador de harmônica Huey Lewis, então anunciado como Huey Louis e o tecladista Sean Hopper entraram para a banda de Bay Area de jazz-funk Clover. Eles se tornaram a banda de apoio do Elvis Costello no primeiro álbum My Aim Is TrueLewis também trabalhou com a banda irlandesa Thin Lizzy. A banda voltou para Bay Area no final da década de 1970. Outra banda de jazz-funk de Bay Area era uma banda Soundhole, cujos membros incluíam o baterista Bill Gibson, o saxofonista / guitarrista Johnny Colla, e o baixista Mario Cipollina. A banda passou algum tempo como banda de apoio de Van Morrison. Depois de obter um contrato de singles pela Phonogram em 1978, Huey Lewis recrutou Hopper, Gibson, Colla, e Cippolina para formar a banda, Huey Lewis & The American Express. Eles tocaram em shows com esse nome em 1979, Eles lançaram um single como American Express. A banda contratou o guitarrista Chris Hayes. A banda assinou um contrato de gravação com a Chrysalis Records. A gravadora não gostou do nome da banda, temendo acusações de violação de marca da empresa de cartão de crédito, de modo que a banda mudou seu nome para Huey Lewis and the News. O seu primeiro álbum de estúdio, Huey Lewis and the News, foi lançado em 1980.

 

O seu segundo álbum de estúdio, Picture This, foi lançado em 1982. O álbum alcançou a posição 13  na Billboard 200Devido a atrasos no lançamento de seu terceiro álbum de estúdio, a banda estava de volta à estaca zero no final de 1983, excursionando em pequenos clubes num ônibus para promover o single "Workin' for a Livin" do álbum Picture This. A canção alcançou a posição 20 na Billboard Mainstream Rock Tracks. O seu terceiro álbum, Sports, foi lançado em 15 de setembro de 1983. O álbum alcançou o topo na Billboard 200, graças à turnê frequente da banda e uma série de vídeos que eram exibidos na MTV. O single "The Power of Love" alcançou o topo nos EUA e fez parte da trilha sonora no filme Back to the Future de 1985. O Huey Lewis and the News lançou o seu quarto álbum, Fore!, em 1986. O álbum chegou no topo na Billboard 200. O seu quinto álbum, Small World, foi lançado em 1988. O álbum alcançou o Top 20 na Billboard 200. No final da Small World Tour em 1989, a banda fez uma pausa de gravações e de turnês. A banda mais uma vez mudou de gravadora, desta vez assinou com a Elektra Records. O seu sétimo álbum, Four Chords & Several Years Ago, foi lançado em 1994, com cover de canções de rock dos anos 1950 e 1960. Mario Cipollina deixou a banda no final da turnê, sendo substituído por John Pierce.

 

A banda  de R&B, Tower of Power, que muitas vezes serviu como seção de metais do Huey Lewis and the News na década de 1980, cessou o seu trabalho em 1994. Os músicos Marvin McFadden, Ron Stallings e Rob Sudduth se juntaram a banda. O oitavo álbum, Plan B, foi lançado pela Jive Records em 24 de julho de 2001. Este foi o último álbum com o guitarrista Chris Hayes que foi substituído por Stef Burns. Em 13 de abril de 2009, o vocalista de apoio Ron Stallings morreu depois de uma dura batalha com mieloma múltiplo. Em dezembro de 2004, o Huey Lewis and the News gravou o álbum ao vivo, Live at 25, em Chico, Califórnia, que celebrou o seu 25º aniversário. O seu nono álbum de estúdio, Soulsville em 2010, é um tributo a Stax Records que foi uma gravadora fundada em 1957 em Memphis, Tennessee. O álbum apresenta os novos guitarristas Stef Burns e Bill Hinds e o saxofonista Johnnie Bamont. Em 2018, a banda interrompeu todas as turnês depois que foi revelado que Lewis estava sofrendo da doença de Ménière, um distúrbio do ouvido interno. Em janeiro de 2019, a banda assinou um contrato de gravação com o BMG Rights Management. O guitarrista Hinds foi substituído por  James Harrah

Huey Lewis and the News

 Rockdigital