van.jpg
Van Morrison

George Ivan Morrison nasceu em Belfast no dia 31 de Agosto, 1945. É um cantor irlandês do Norte e compositor. O pai de Morrison comprou para ele seu primeiro violão quando ele tinha onze anos. Em 1957, aos 12 anos, Morrison formou sua primeira banda, um grupo de skiffle, The Sputniks. Aos quatorze anos, ele formou a Midnight Special, outra banda modificada de skiffle e tocou em um show da escola. Ele participou da Deanie Sands and the Javelins. Mais tarde, os quatro principais músicos da banda, ficaram conhecidos como os The Monarchs. Aos 17 anos, Morrison fez uma turnê pela Europa pela primeira vez com os Monarchs, agora se autodenominando The International Monarchs, e fez turnês em clubes e bases do Exército dos EUA na Escócia, Inglaterra e na Alemanha onde a banda gravou um single, "Boozoo Hully Gully" / "Twingy Baby", sob o nome de Georgie and the Monarchs. Esta foi a primeira gravação de Morrison, em novembro de 1963 no Ariola Studios em Cologne com Morrison no saxofone. Ao retornar a Belfast em novembro de 1963, o grupo se desfez, e ele entrou no Golden Eagles. Em abril de 1964, Morrison respondeu a um anúncio para músicos tocarem em um novo clube de R&B no Maritime Hotel, um antigo salão de dança frequentado por marinheiros. Morrison deixou o Golden Eagles, e ele criou uma nova banda, um grupo do leste de Belfast que se transformaram na banda Them, nome tirado do filme de terror dos anos 50, Them!. As fortes apresentações de R&B da banda no Marítime chamaram a atenção. Enquanto a banda fazia covers, eles também tocaram algumas das primeiras canções de Morrison, como "Could You Would You". A estréia da canção "Gloria" de Morrison aconteceu no palco do Maritime Hotel. Dick Rowe, da Decca Records, ficou sabendo das apresentações da banda e assinou com eles um contrato padrão de dois anos. Nesse período, eles lançaram dois álbuns e dez singles.

 

A Them realizou uma turnê de dois meses pela América em maio e junho de 1966, que incluiu uma residência de 30 de maio a 18 de junho no Whisky a Go Go em Los Angeles. O The Doors foi o ato de abertura da banda, e na noite final, os dois Morrisons e as duas bandas tocaram juntos a canção "Gloria". Perto do final da turnê, os membros da banda se envolveram em uma disputa com seu empresário, Phil Solomon da Decca Records. Depois de mais dois shows na Irlanda, a Them se separou. Os remanescentes da banda se reformaram em 1967 e se mudaram para a América. Morrison assinou um contrato com a Bang Records. Em 28 de março de 1967, e gravou oito canções, a serem usadas como quatro singles. Em vez disso, essas músicas foram lançadas como o seu primeiro álbum, Blowin 'Your Mind!, em setembro de 1967, sem a consulta de Morrison. Uma das canções, "Brown Eyed Girl", foi lançada como single, alcançando a décima posição na Billboard Hot 100. Ele se mudou para Boston, Massachusetts, e enfrentou problemas pessoais e financeiros, e teve problemas para encontrar agendamentos de shows. Ele se recuperou através dos poucos shows que conseguiu agendar e começou a gravar com a Warner Bros. Records, que comprou o seu contrato com a Bang. O seu terceiro álbum, Moondance, foi lançado em 27 de janeiro de 1970, e alcançou a posição 29 na Billboard 200. O seu sexto álbum de estúdio, Saint Dominic's Preview, foi lançado em julho de 1972. O álbum alcançou a posição 15 na Billboard 200. O seu décimo terceiro álbum, Beautiful Vision, foi lançado em 16 de fevereiro de 1982, o fez retornar mais uma vez à música de suas raízes na Irlanda do Norte. O seu décimo nono álbum, Avalon Sunset, foi lançado em junho de 1989, e apresentou o dueto de sucesso com Cliff Richard, "Whenever God Shines His Light", O single alcançou a posição 20 na UK Singles Chart e a terceira posição na Irish Singles Chart na Irlanda. O álbum alcançou 13 na UK Albums Chart

 

O seu primeiro álbum de compilação, The Best of Van Morrison, foi lançado em janeiro de 1990, e alcançou a quarta posição na Uk Albums Chart, sendo o seu melhor álbum em vendas. Ele foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame em janeiro de 1993. O seu vigésimo segundo álbum, Too Long in Exile, foi lançado em 8 de junho de 1993, e alcançou a quarta posição na UK Albums Chart e a posição 29 na Billboard 200. Morrison formou seu próprio selo independente, Exile Productions Ltd, o que lhe permite manter o controle total da produção de cada álbum que grava. O seu trigésimo álbum, Magic Time, foi lançado em 17 de maio de 2005 pela Geffen Records. O álbum estreou na posição 25 na Billboard 200 e no teceiro lugar posição na UK Albums Chart. O álbum marca os seus quarenta anos depois que ele apareceu pela primeira vez no público como o frontman do Them. No final do ano, Morrison doou uma faixa de estúdio inédita para um álbum de caridade, Hurricane Relief: Come Together Now, que arrecadou dinheiro para esforços de socorro destinados às vítimas da Costa do Golfo devastadas pelos furacões Katrina e Rita. Em outubro de 2006, Morrison lançou o seu primeiro DVD comercial, Live at Montreux 1980/1974, com shows tirados de duas apresentações separadas no Montreux Jazz Festival. O seu trigésimo terceiro álbum, Keep It Simple, foi lançado em 17 de Março de 2008, e estreou na Billboard 200 no décimo lugar, o primeiro Top 10 de Morrison nos EUA. O seu trigésimo sexto álbum de estúdio, Keep Me Singin, foi lançado em 30 de setembro de 2016. O álbum alcançou o quarto lugar na UK Albums Chart e o nono lugar na Billboard 200. É o álbum de maior sucesso de Morrison nos EUA e o terceiro álbum entre os 10 melhores. O seu quadragésimo primeiro álbum, Three Chords & the Truth, foi lançado em 25 de outubro de 2019.