Jackie Brenston
Jackie Brenston nasceu no dia 15 de agosto de 1930, em Clarksdale, no Mississipi. Foi um cantor e saxofonista norte-americano. Jackie retornou à sua terra natal depois do serviço militar em 1947. Aprendeu a tocar saxofone tenor, e se juntando a banda de Ike Turner em 1950 como saxofonista e ocasionalmente como cantor. O sucesso local da banda de Ike, o Kings of Rhythm, levou B.B. King a recomendá-los à Sam Philips que era dono de um estúdio em Memphis, no Tennessee. O grupo teve que inventar uma música original a curto prazo para a sessão em março de 1951. O saxofonista Jackie Brenston sugeriu uma música sobre o novo veículo da época, o Rocket 88 Oldsmobile. Ike Turner trabalhou no arranjo e na introdução do piano e a banda colaborou com Brenston nos vocais. Sam Philips passou as gravações para a Chess Records em Chicago, que lançou o single "Rocket 88" / "Come Back To Where You Belong" pela Chess Records sendo creditada como Jackie Brenston and His Delta Cats.
A gravação em pouco tempo alcançou o primeiro lugar na parada R&B da Billboard em junho de 1951, e se manteve nessa posição por mais de um mês. Sam Philips mais tarde, afirmou com certeza de que essa teria sido a primeira gravação de Rock and Roll da história. Sam aproveitou o sucesso da gravação para começar a Sun Records no ano seguinte. O sucesso da gravação causou divisões dentro do grupo, com Brenston acreditando que ele era agora a estrela e deveria liderar o grupo, e Ike Turner e Raymond Hill acreditando que eles tinham recebido pouco reconhecimento ou recompensa por escrever e gravar um registro de sucesso. No mesmo ano, eles lançaram o single "My Real Gone Rocket" / "Tuckered Out". Jackie era o cantor regular do grupo, sendo contratado pela King Records, mas Turner ainda se recusou a permitir que Brenston assumisse o cargo de cantor.
Depois de pouco tempo, Brenston e Ike Turner se separaram, e Brenston se juntou à banda de Lowell Fulson por dois anos. Depois voltou a tocar na banda de Ike Turner de 1955 a 1962. Em 1957, creditados como Jackie Brenston With Ike Turner's Kings Of Rhythm, foram lançados os singles, "Much Later" / "The Mistreater" e "What Can It Be" / "Gonna Wait For My Chance" pela Federal Records. Apesar de cantar ocasionalmente, Turner aparentemente o impedia de cantar "Rocket 88". Em 1961, o single "Trouble Up The Road" / "You Ain't The One" foi lançado pela Sue Records e creditado como Jackie Brensten With Ike Turner's Orchestra. Jackie Brenston se tornou alcoólatra e continuou tocando em bandas locais. Depois de uma sessão final de gravações com Earl Hooker em 1963, ele gravou o single "Want You To Rock Me" / "Down In My Heart", e depois trabalhou como motorista de caminhão até sua morte em 15 de dezembro de 1979, vítima de uma ataque do coração em Memphis aos 51 anos.