airplane.jpg
Jefferson Airplane

 

Foi uma banda norte-americana de rock psicodélico. A banda foi formada na costa oeste dos Estados Unidos durante o verão de 1965 na cena folk de São Francisco. O vocalista Marty Balin se reuniu com Paul Kantner, Jorma Kaukonen, Toly Anderson, Jerry Peloquin e Bob Harvey. Sua primeira aparição pública foi em 13 de agosto de 1965, no The Matrix Club em São Francisco. Peloquin saiu logo em seguida, sendo substituído por Skip Spence na bateria. Harvey também foi substituído por Jack Casady, em outubro de 1965, e assinaram com a RCA Victor e gravaram o seu primeiro álbum, Jefferson Airplane Takes Off, lançado no ano seguinte. No ano seguinte Spence foi substituído pelo baterista de jazz Spencer Dryden, e Anderson deu lugar à Grace SlickA banda se apresentou no Festival Pop de Monterey em junho de 1967. O Jefferson Airplane se apresentou no programa de TV de Ed Sullivan Show apresentando a canção "White Rabbit" que foi notável pelo uso pioneiro do chroma key para simular a iluminação psicodélica nos shows ao vivo da banda. O seu segundo álbum, Surrealistic Pillow, foi lançado em 1 de fevereiro de 1967 pela RCA Victor. Foi o primeiro álbum da banda com a vocalista Grace Slick e o baterista Spencer Dryden. O álbum alcançou a terceira posição na Billboard 200. A canção "White Rabbit" foi escrita por Slick e foi lançada como single do álbum, e se tornou o segundo sucesso da banda no Top 10, alcançando a oitava posição na Billboard Hot 100.

 

Ainda em 1967, a banda mergulhou no acid rock com o seu terceiro álbum, After Bathing at Baxter's, que foi lançado em 27 de novembro de 1967. O seu quarto álbum, Crown of Creation, foi lançado em setembro de 1968, e no mesmo ano, o  seu primeiro álbum ao vivo, Bless Its Pointed Little Head, registrando uma apresentação ao vivo no The Fillmore, foi lançado. O seu quinto álbum, Volunteers, foi lançado em 1969, e é considerado o álbum mais político da banda. O álbum alcançou a posição 13 na Billboard 200. A banda se apresentou no Festival de Woodstock em agosto de 1969. Em dezembro do mesmo ano, se apresentaram no Festival de Altamont na Califórnia. O concerto, liderado pelos The Rolling Stones, foi marcado pela forte violência, que levou à morte do adolescente negro Meredith Hunter. A banda lançou o seu primeiro álbum de compilação, The Worst of Jefferson Airplane, que foi lançado em novembro de 1970. Balin decidiu deixar a banda. Logo após Kantner e Slick demitiram Dryden da banda. O seu sexto álbum de estúdio, Bark, foi lançado em setembro de 1971. O álbum foi o primeiro sem o fundador da banda Marty Balin, que deixou a banda durante o processo de gravação do álbum.

 

O seu sétimo álbum, Long John Silver, foi lançado em julho de 1972. A banda substituiu Dryden por Joey Covington. O violinista Papa John Creach também se reuniu à banda no início da década de 1970Os músicos da nova formação do Airplane reformularam-se como Jefferson Starship em 1974. Em 1989, Slick foi convencida a se juntar à banda novamente e os cinco membros finalmente se reuniram para discutir uma turnê e um álbum de reunião, que se tornou o seu oitavo e último álbum de estúdio, Jefferson Airplane, foi lançado pela Epic Records em 22 de agosto de 1989. Marty Balin, Paul Kantner, Grace Slick, Jorma Kaukonen e Jack Casady todos voltaram para o álbum e para a turnê de apoio, sem Spencer Dryden. O álbum e a turnê que o acompanhou marcaram a última vez que o Jefferson Airplane se apresentaria juntos até a sua inclusão no Rock and Roll Hall of Fame em 1996. No dia 11 de janeiro de 2005, o ex-baterista Spencer Dryden faleceu em sua casa em Petaluma, Califórnia, após uma longa batalha contra o câncer de cólon. Ele tinha 66 anos. No dia 28 de janeiro de 2016, Paul Kantner morreu após sofrer um ataque cardíaco no início da semana, aos 74 anos.