Jefferson Starship

 

Foi uma banda americana de rock. Em 1970, enquanto o Jefferson Airplane estava de folga da turnê, o vocalista e guitarrista Paul Kantner gravou o álbum, Blows Against the Empire, um álbum conceitual creditado como Paul Kantner and Jefferson Starship, marcando o primeiro uso desse nome. Essa aglomeração era informalmente conhecida como Planet Earth Rock and Roll Orchestra. No álbum, Kantner e Grace Slick cantaram sobre um grupo de pessoas que escapou da Terra em uma nave sequestrada. Kantner decidiu montar uma banda de turnê que renasceu formalmente como Jefferson Starship. Ele incluiu os outros cinco membros restantes do Jefferson Airplane, com Kantner na guitarra base e vocais, David Freiberg nos vocais e teclados, John Barbata na bateria, Papa John Creach no violino elétrico, Peter Kaukonen no baixo e Craig Chaquico na guitarra principal. A banda começou os ensaios em janeiro de 1974 e abriu sua primeira turnê em 19 de março em Chicago. Pete Sears foi escolhido para substituir Peter Kaukonen como baixista da banda. Após uma turnê como Jefferson Starship, o seu primeiro álbum, Dragon Fly, foi lançado em 1 de setembro de 1974. Ele alcançou a posição 11 na Billboard 200. Marty Balin entrou oficialmente na banda como membro em tempo integral em janeiro. O seu segundo álbum, Red Octopus, foi lançado em 13 de junho de 1975, e alcançou o topo na Billboard 200, sendo o álbum mais vendido da carreira da banda. Creach deixou a banda em agosto de 1975 para seguir carreira solo. Um tumulto na Alemanha Ocidental ocorreu depois que a banda decidiu não tocar sem Grace Slick, que estava embriagada. Eles perderam suas guitarras e equipamentos durante o tumulto e fizeram mais um show tenso na TV da Alemanha Ocidental em Hamburgo, após o qual Slick foi demitida.

 

Marty Balin liderou a banda no dia 24 de junho no show do Genesis no Knebworth Festival, na Inglaterra, usando equipamento alugado. Quando eles voltaram para os EUA, o baterista John Barbata deixou a banda depois de um grave acidente de carro em outubro de 1978. Em outubro de 1978, Marty Balin saiu, deixando a banda sem um vocalista. Mickey Thomas se juntou ao grupo em abril de 1979. O seu quinto álbum, Freedom at Point Zero, foi lançado em 1 de novembro de 1979. No início de 1981, Grace Slick retornou à banda. Em agosto de 1982, após a gravação do sétimo álbum, Winds of Change, lançado em 4 de outubro de 1982, Logo após o lançamento do oitavo álbum, Nuclear Furniture, em junho de 1984, Kantner, o último membro fundador do Jefferson Airplane, deixou a banda devido a disputas sobre a direção artística. Em outubro de 1984, Kantner entrou com uma ação legal para evitar que os membros restantes continuassem a usar o nome Jefferson Starship. O processo foi encerrado em março de 1985. Kantner recebeu um acordo em dinheiro, e o nome Jefferson Starship tornou-se propriedade de Grace Slick (51%) e o empresário Bill Thompson (49%), e todas as partes concordaram em não usar o nome Jefferson daqui para frente. Os membros restantes renomearam-se Starship. David Freiberg foi demitido da banda logo depois que o processo foi encerrado. Pete Sears partiu em 1987. Em 1988, Kantner fez uma turnê com Casady na banda Hot Tuna. Isso levou a uma reunião completa do Jefferson Airplane em 1989, que também resultou em um álbum, homônimo e uma turnê subsequente. Craig Chaquico saiu em 1990. A banda foi classificada como Starship with Mickey Thomas desde 1992.

 

Em 1991, Kantner fez uma turnê com um trio acústico chamado Paul Kantner's Wooden Ships. O grupo foi logo restabelecido como Jefferson Starship: The Next Generation em janeiro de 1992. Em 1993, Balin se juntou à nova formação. Creach morreu em fevereiro de 1994, semanas após uma turnê pela Europa. Após os primeiros anos, a banda abandonou o uso de The Next Generation e começou a se apresentar simplesmente como Jefferson Starship. Em 2007, o Jefferson Starship começou a trabalhar com patrocinadores corporativos. Os proprietários do nome Jefferson Starship se opuseram. Eles processaram Kantner pelo patrocínio e pela turnê sob o nome Jefferson Starship. O seu décimo álbum de estúdio, Jefferson's Tree of Liberty, foi lançado em 2 de setembro de 2008. Em 2009, eles fizeram uma turnê como parte da turnê Heroes of Woodstock com Jeff Pevar no baixo. Em 2012, o guitarrista de longa data Slick Aguilar deixou a banda devido a uma doença de hepatite C. Paul Kantner morreu de falência de múltiplos órgãos e choque séptico aos 74 anos de idade em 28 de janeiro de 2016. Signe Toly Anderson, membro da formação inicial do Jefferson Airplane, também morreu no dia 28 de janeiro de 2016, aos 74 anos. Após a morte de Kantner, a banda recebeu a aprovação da família de Kantner e de Grace Slick para continuar se apresentando. O guitarrista Craig Chaquico entrou com uma ação judicial para impedir que seus ex-companheiros de banda usassem o nome Jefferson Starship. Eles concordaram em aposentar o nome depois que Kantner deixou o grupo em 1985. Marty Balin morreu em 27 de setembro de 2018, aos 76 anos. O seu décimo álbum de estúdio, Mother of the Sun, foi lançado em 21 de agosto de 2020.

 Rockdigital