Jimmy Preston

James Alfred Smith Preston nasceu em Chester, Pensilvânia no dia 18 de agosto de 1913. Foi um saxofonista, baterista e cantor americano. Preston formou seu próprio grupo em 1945. Seu primeiro hit de R & B foi com "Hucklebuck Daddy" em 1949, gravado pela Gotham Records da Filadélfia. Sua principal reivindicação à fama foi gravar, como Jimmy Preston and His Prestonians, a versão original de "Rock the Joint" em 1949. A versão de Preston foi citada como o primeiro registro de rock and roll, e a versão de Bill Haley é amplamente considerada o primeiro registro de rockabilly.

 

A autoria da música é creditada a Harry Crafton, Wendell "Don" Keane e Harry "Doc" Bagby, que eram músicos contratados pela Gotham Records em Nova York, de propriedade de Ivin Ballen. A versão de Jimmy Preston and His Prestonians, alcançou a sexta posição nas paradas nacional de R & B no final desse ano. O sax em "Rock the Joint" foi tocada por Danny Turner. Em 1950, o saxofonista Benny Golson e o pianista Billy Gaines foram adicionados a sua nova formação e gravaram músicas como "Early Morning Blues" e "Hayride". Preston mudou de gravado, indo para a Derby Records, que teve o seu último sucesso de R&B com uma versão de "Oh Babe" de Louis Prima.

 

A canção "Rock the Joint" foi regravado por Jimmy Cavallo em 1951, e  dois anos depois, Bill Haley and Saddlemen gravaram "Rock The Joint" em fevereiro ou março de 1952, mas fez versos próprios para atrair a audiência de seu país, e também usou instrumentação diferente. Preston desistiu da carreira musical em 1952, e se tornou o Reverendo Dr. James S. Preston. A gravação de "Rock The Joint" foi refeita em 1957 por Bill Haley pela Decca Records, no período em que a sua banda foi renomeada Bill Haley & His Comets. O Reverendo Dr. James S. Preston fundou a Igreja Batista da Vitória em 1962. Ele morreu na Filadélfia em 1984, com 71 anos de idade.

 Rockdigital