Foi uma banda americana de rock and roll. Foi um dos primeiros grupos de músicos brancos a levar o rock às grandes plateias norte-americanas e ao redor do mundo. Seu líder, Bill Haley, era um músico de country. No inicio, eles foram creditados como, Bill Haley and Saddlemen, que fizeram algum sucesso com a versão de "Rocket 88", gravada pela Jackie Brenston & Delta Cats, a banda de Ike Turner, uma cancão de R&B considerada o primeiro Rock and Roll gravado. Depois de gravar uma versão country de "Rocket 88", ele mudou seu estilo para um novo som chamado rockabilly. mas estavam procurando por um outro sucesso. Eles foram persuadidos pelo produtor, Dave Miller, proprietário de Essex Records, a gravar uma versão de "Rock The Joint", dois anos depois da versão de Jimmy Preston and His PrestoniansBill Haley gravou a música em fevereiro ou março de 1952, mas fez versos próprios para atrair a audiência de seu país. A gravação de "Rock The Joint" foi refeita em 1957 por Bill Haley pela Decca Records, no período em que a sua banda foi renomeada Bill Haley & His Comets

 

Bill Haley faleceu em sua casa no Harlingen, Texas em 1981, vítima de um tumor cerebral. Seu corpo foi cremado. Mais de 100 músicos tocaram com Bill Haley & His Comets entre 1952 e 1981, muitos tornando-se favoritos dos fãs. Várias tentativas de reunir a banda têm sido feita desde os anos 80. Em 1987, Bill Haley foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame. Naquela época, as bandas de apoio também não eram nomeadas para o Hall of Fame. O The Comets originais, que tocaram com Bill Haley entre 1954 e 1955, iniciaram uma turnê mundial em 2005, tocando em casas de concerto nos Estados Unidos e na Europa. Dois outros grupos também reivindicam a posse do nome, Bill Haley's Comets, e também se apresentam nos Estados Unidos trazendo o baterista de 1965 a 1968, John "Bam-Bam" Lane e o baixista de 1959 a 1969, Al Rappa. Em 2005, Bill Haley & his Comets foram induzidos no Michigan Rock and Roll Legends Hall of Fame.

 

No mesmo mês os membros sobreviventes do The Comets representaram Haley quando Bill Haley & his Comets foram induzidos no Hollywood's Rockwalk. Eles colocaram suas marcas de mãos no cimento, e um espaço foi deixado em branco para Haley. O The Comets fizeram várias aparições em Nova York e em Los Angeles como parte das comemorações dos 50 anos do rock and roll e dos 80 anos de Bill Haley. Em 2 de junho de 2006, Big Johnny, tecladista do The Comets e membro fundador da banda, morreu após uma breve doença. No mês seguinte, o guitarrista de 85 anos, Franny Beecher, anunciou sua aposentadoria. Em 2012, um comitê especial do Rock and Roll Hall of Fame induziu o The Comets. Bill Haley & his Comets também foram incluídos no  Rockabilly Hall of FameLytle morreu em 2013, Beecher morreu em 2014. John Bam-Bam Lane morreu em 18 de fevereiro de 2007. Em 2011, o filho de Haley, Bill Jr., formou a banda Bill Haley Jr. & his Comets. Em 12 de julho de 2019, o baterista Dick Richards morreu aos 95 anos em Ocean City, Nova Jersey. O ex-baixista do The Comets, Albert Al Rex Piccirilli morreu em 24 de maio de 2020.

Bill Haley & His Comets

 Rockdigital