John Mellencamp


John Mellencamp nasceu em em Seymour, Indiana no dia 7 de outubro de 1951, é um cantor, compositor e guitarrista norte-americano. Ele gravou vários demos de suas canções e, eventualmente, se mudou para Nova York para lançar sua carreira. Em 1976, ele conseguiu um gerente, Tony DeFries, que mudou o seu sobrenome de Mellencamp para Cougar, para torná-lo mais atraente para o público. Mellencamp não estava satisfeito com esta decisão e, mais tarde, regressou ao seu nome de nascimento. O seu primeiro álbum, Chestnut Street Incident, foi lançado pela MCA em 1976, mas não conseguiu vender muitas cópias.

 

A MCA nunca lançou seu segundo álbum e Mellencamp e saiu da gravadora. Por esta altura, ele também perdeu seu gerente. Em 1979, ele teve seu primeiro hit, "I Need a Lover", do álbum, John Cougar. O maior avanço na carreira de Mellencamp veio em 1982 com o álbum líder nas paradas American Fool. O single, "Jack and Diane", alcançou o topo das paradas Pop. Para "Hurts So Good", outro hit do álbum, Mellencamp ganhou o Grammy de Best Rock Vocal de Performance masculina. No ano seguinte, Mellencamp teve outro hit com o álbum, Uh-Huh de 1983. O álbum teve três singles de sucesso, "Down Crumblin", "Pink Houses" e "Authority Song". O álbum aclamado, Scarecrow, lançado em 1985, contou com uma mistura de estilos, "A Salute to 60s Rock", "Small Town" e "Rain on the Scarecrow".

 

Mellencamp foi um dos co-fundadores do Farm Aid, uma organização dedicada a apoiar a agricultura familiar americana. Trabalhando com Willie Nelson e Neil Young, Mellencamp ajudou a organizar o primeiro show Farm Aid em 1985 e tem trabalhado ativamente em nome da instituição de caridade desde então. Com o álbum Dance Naked de 1994, Mellencamp fez um retorno triunfal às paradas de singles pop com um dueto com Meshell Ndegeocello. Seu hit, "Wild Night", foi um cover de uma música de Van Morrison. Nesse mesmo ano, Mellencamp teve que cancelar seus planos de turnê, depois de sofrer um ataque cardíaco. Em 2008, ele foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame.

 Rockdigital