Johnny Rivers


John Henry Ramistella nasceu em Nova York no dia 7 de novembro de 1942. É um cantor, compositor, produtor e guitarrista de rock 'n' roll americano. Johnny começou a tocar guitarra aos oito, influenciado pela música local e formou sua própria banda, The Spades, ainda quando estudava na Junior High School e fez sua primeira gravação aos 14 anos. De volta a Nova York, em 1958, ele encontrou Alan Freed, que o aconselhou a mudar seu nome. Assim, Johnny Ramistella tornou-se Johnny Rivers, depois que o Rio Mississippi transbordou, perto de Baton Rouge. Freed deu a Rivers alguns contratos para gravações. De março de 1958 a março de 1959, Rivers gravou três canções que não foram lançadas. Johnny Rivers retornou a Baton Rouge. Enquanto tocava em todo o sul dos Estados Unidos, Ele conheceu, em Birmingham no Alabama, Audrey Williams, esposa do cantor de música country, Hank Williams. Ela levou Johnny para Nashville, onde ele gravou mais duas canções. Eles não as venderam também, mas Johnny ficou na cidade e começou a trabalhar como compositor e cantor de canções demo. Lá, ele trabalhou ao lado de Roger Miller. Em 1960, Rivers conheceu um grande amigo, James Burton, guitarrista de Ricky Nelson. Burton deu a Ricky uma das canções de Johnny. Ricky Nelson gostou dela e a gravou. No ano seguinte, Rivers foi a Los Angeles para conhecer Nelson, onde ficou para trabalhar como compositor e músico de estúdio.

 

Em 1963, Rivers costumava passar seu tempo em um bar de Bill Gazzari. Uma noite, o trio de jazz que tocava no bar deixou o local. Gazzari pediu para Rivers ocupar a vaga por alguns dias, até que encontrasse um outro grupo de jazz. Ele concordou, e quando ele começou a tocar seu rock n'roll, multidões passaram a freqüentar o Gazzari's. Rivers fez sucesso no clube, fazendo versões de canções de Chuck Berry. Em 1964, Elmer Valentine, proprietário do clube Whisky a Go Go, ofereceu a Johnny Rivers um contrato de uma ano para que este cantasse em seu clube, recém inagurado em Hollywood na California. O novo clube abriu três dias antes dos Beatles lançar "I Want To Hold Your Hand". Mas Johnny Rivers era tão popular que o produtor Lou Adler decidiu lançar o álbum, Johnny Rivers Live At The Whiskey A Go Go, um álbum ao vivo que alcançou o décimo segundo lugar na lista da Billboard, e a canção "Memphis", uma versão de Chuck Berry chegou ao segundo lugar nos EUA. Johnny Rivers tinha criado o estilo musical Go Go, que incluiria também dançarinas. Já em 1966, Rivers seguiu gravando canções, especialmente ao vivo, como "Maybellene", outra versão de Chuck Berry, "Mountain of Love", "Midnight Special" e "Seventh Son", todas elas tornaram-se hits. Também adotou um estilo mais peculiar, mas seguiu produzindo sucesso como "Poor Side of Town", que alcançou o primeiro lugar na Billboard, e "Secret Agent Man", que alcançou o terceiro lugar em 1966.

 

Johnny fundou sua própria gravadora, a Soul City Records, que lançou artistas como o grupo Fifth Dimension, e ganhou um Grammy Award como produtor dessa banda. Em 1968, Rivers lançou o álbum "Realization", que foi o seu álbum de maior sucesso no Brasil, que chegou a ser o segundo mais vendido em 1968, somente superado pelos Beatles. Além de "Secret Agent Man", "Poor Side of Town" e "Baby I Need Your Lovin'", outras canções de Rivers ficaram mais populares entre o público brasileiro do que nos Estados Unidos, como os casos de "It´s Too Late", "Do You Wanna Dance?" e "You've Lost That Lovin' Feelin'". Foi o primeiro artista internacional a tocar no Canecão, no Rio de Janeiro, na década de 1970. A sua última entrada no Top 10 foi a sua gravação em 1977 de "Swayin 'to the Music (Slow Dancing)". E a sua última entrada no Hot 100, foi também em 1977,com a canção “(Hum, Hum, Hum, Hum, Hum, Hum)”. Rivers continuou a gravar na década de 1980, e apesar de sua música já não fazer tanto sucesso como nas duas décadas anteriores, continuou a fazer apresentações ao vivo. Em 1998, Rivers reativou sua gravadora Soul City Records e lançou o seu álbum, Last Train to Memphis. Em 1998, ele também esteve em São Paulo e fez um concerto gratuito no Parque do Ibirapuera. Em 12 de junho de 2009, Johnny Rivers foi induzido no Louisiana Music Hall of Fame

 Rockdigital