top of page
rivers.jpg
Johnny Rivers - Memphis
00:00 / 00:25
Johnny Rivers


John Henry Ramistella nasceu no dia 7 de novembro de 1942 em Nova York. É um cantor, compositor, produtor e guitarrista de Rock 'n' Roll americano. Johnny começou a tocar guitarra aos 8 anos, influenciado pela música local e formou sua própria banda, a The Spades, ainda quando estudava na Junior High School e fez sua primeira gravação aos 14 anos. De volta a Nova York, em 1958, ele encontrou Alan Freed, que o aconselhou a mudar seu nome. Assim, Johnny Ramistella se tornou Johnny Rivers, depois que o Rio Mississippi transbordou, perto de Baton Rouge. Freed deu a Rivers alguns contratos para gravações. Em 1960, Rivers conheceu um grande amigo, James Burton, guitarrista de Ricky Nelson. Burton deu a Ricky uma das canções de Johnny. Ricky Nelson gostou dela e a gravou. No ano seguinte, Rivers foi a Los Angeles para conhecer Ricky, onde ficou para trabalhar como compositor e músico de estúdio. Em 1963, Rivers costumava passar seu tempo em um bar de Bill Gazzari.

 

Uma noite, o trio de Jazz que tocava no bar deixou o local. Gazzari pediu para Rivers ocupar a vaga por alguns dias, até que encontrasse um outro grupo de Jazz. Ele concordou, e quando ele começou a tocar seu Rock 'n' Roll, multidões passaram a freqüentar o Gazzari's. Rivers fez sucesso no clube, fazendo versões de canções de Chuck Berry. Em 1964, Elmer Valentine, proprietário do clube Whisky a Go Go, ofereceu a Johnny Rivers um contrato de uma ano para que este cantasse em seu clube, recém inagurado em Hollywood, na California. O seu álbum ao vivo, Johnny Rivers at the Whisky à Go Go, foi lançado em fevereiro de 1964, gravado na boate Whiskey a Go Go em Los Angeles, durante a sua temporada. O álbum alcançou a posição 12 na Billboard 200, e se tornou o seu primeiro álbum de ouro. O álbum também deu a Rivers o seu primeiro grande sucesso, o cover "Memphis" de Chuck Berry. A versão de Rivers alcançou o segundo lugar na Billboard Hot 100, e lá permaneceu por doze semanas. Johnny fundou sua própria gravadora, a Soul City Records, que lançou artistas como o grupo Fifth Dimension, e ganhou um Grammy Awards como produtor da banda.

 

O seu quinto álbum, Realization, foi lançado em 1968, e foi o seu álbum de maior sucesso no Brasil. Foi o primeiro artista internacional a tocar no Canecão, no Rio de Janeiro, na década de 1970. A sua última entrada no Top 10 foi a sua gravação em 1977 de "Swayin 'to the Music (Slow Dancing)". E a sua última entrada no Billboard Hot 100, foi também em 1977,com a canção “(Hum, Hum, Hum, Hum, Hum, Hum)”. Rivers continuou a gravar na década de 1980, e apesar de sua música já não fazer tanto sucesso como nas duas décadas anteriores, continuou a fazer apresentações ao vivo. Em 1998, Rivers reativou sua gravadora Soul City Records e lançou o seu álbum, Last Train to Memphis. Em 1998, ele também esteve em São Paulo e fez um concerto gratuito no Parque do Ibirapuera. Em 12 de junho de 2009, Johnny Rivers foi incluído no Louisiana Music Hall of Fame

bottom of page