top of page
Kreator

É uma banda alemã de Thrash Metal. A banda foi formada como Metal Militia em 1982 em Essen, na Alemanha e depois Tyrant. Mais tarde, eles usaram o nome Tormentor até 1984, quando mudaram para o nome atual Kreator. A formação original apresentava o vocalista/guitarrista Mille Petrozza, o baterista Jürgen "Ventor" Reil e o baixista Rob Fioretti. O seu primeiro álbum, Endless Pain, foi lançado em 1 de outubro de 1985. A banda contratou o guitarrista do Sodom, Michael Wulf, para a turnê do álbum, enquanto Petrozza mudou para a guitarra base. Wulf esteve na banda por alguns dias. O seu segundo álbum, Pleasure to Kill, foi lançado em 1 de novembro de 1986, que é amplamente considerado um clássico do Thrash e uma grande influência no gênero Death Metal. A música "Flag of Hate" se tornou um padrão de concertos, e a banda se tornou uma das bandas de Metal europeias mais promissoras. A banda começou sua primeira turnê antes do lançamento do álbum. O seu Primeiro EP, Flag of Hate, foi lançado em 1986, e nessa época, Jörg "Tritze" Trzebiatowski se juntou à banda. Eles fizeram seus primeiros shows fora da Alemanha no outono de 1986, apoiando bandas como Destruction e Celtic Frost, e na primavera de 1987, eles excursionaram pelos EUA pela primeira vez, abrindo para Voivod em sua turnê Killing Technology.

 

O seu terceiro álbum, Terrible Certainty, foi lançado em 22 de setembro de 1987. O seu quarto álbum, Extreme Aggression, foi lançado em 19 de junho de 1989. O vídeo da canção "Betrayer" recebeu airplay no programa Headbangers Ball da MTV. Tritze saiu da banda. O início dos anos 90 trouxe um declínio na popularidade do Thrash Metal tradicional, e o Kreator começou a experimentar Groove Metal e Metal Industrial nessa época. O resultado foi o seu sexto álbum, Renewal, que foi lançado em 26 de outubro de 1992. Ao atingir um público mais novo, a banda irritou muitos fãs de longa data, acusando-os de se vender. O membro fundador Roberto Fioretti deixou a banda após a gravação do álbum e foi substituído por Andreas Herz. Em 1994, Reil também saiu, deixando Petrozza como o único membro original da banda. Reil foi substituído por Joe Cangelosi, enquanto Herz saiu no mesmo ano e foi substituído por Christian Giesler. Gosdzik e Cangelosi saíram em 1996 e foram substituídos por Tommy Vetterli. Esta nova formação viu Reil retornar. O seu nono álbum, Endorama, foi lançado em 20 de abril de 1999, e foi o último álbum a apresentar Tommy Vetterli, que foi substituído pelo guitarrista Sami Yli-Sirniö. O seu décimo álbum, Violent Revolution, foi lançado em 25 de setembro de 2001, com a banda retornando ao seu estilo clássico de Thrash Metal.

 

O seu primeiro álbum ao vivo, Live Kreation, e um DVD ao vivo, Live Kreation: Revisioned Glory, foram lançados em 22 de julho de 2003. O seu décimo segundo álbum, Hordes of Chaos, foi lançado em 13 janeiro de 2009. Foi o primeiro álbum do Kreator a entrar nas paradas da Billboard 200, estreando na posição 165. Em 23 de janeiro, a banda começou sua turnê Chaos Over Europe em Tilburg, na Holanda. O Kreator assinou um contrato com a Nuclear Blast no início de 2010, antes de embarcar em uma turnê norte-americana em março para comemorar seu 25º aniversário. Uma turnê européia, a Thrashfest ocorreu no final de 2010. O seu décimo terceiro álbum de estúdio, Phantom Antichrist, foi lançado em 1 de junho de 2012, e alcançou a posição 130 na Billboard 200. Na Teutonic Terror Attack 2012 Tour, eles foram apoiados pela banda finlandesa Swallow the Sun. O seu décimo quarto álbum de estúdio, Gods of Violence, foi lançado em 27 de janeiro de 2017, e foi seu primeiro álbum a alcançar o número 1 nas Paradas Alemãs. O Kreator apoiou o Slayer em sua última turnê mundial, se apresentando no festival Santiago Gets Louder no Chile em 6 de outubro de 2019. Em setembro de 2019, foi anunciado que Christian "Speesy" Giesler havia deixado a banda após 25 anos como baixista e foi substituído por Frédéric Leclercq

Kreator.jpg
bottom of page