Krokus

 

É uma banda de hard rock e heavy metal suíça. A banda foi fundada em Soleura no ano de 1974 pelo baixista Chris von Rohr e pelo guitarrista Tommy Kiefer. Inicialmente foi formada como uma banda de rock progressivo. O nome Krokus significa açafrão em alemão, é uma flor comum em toda a Europa. O primeiro álbum da banda, Krokus, foi lançado em 1976. Foi o único álbum com Hansi Droz e Remo Spadino na formação. É também o único álbum com estilo de rock progressivo. O álbum se tornou um item de colecionador, pois apenas 560 cópias foram prensadas. Chris von Rohr, originalmente o baterista, mudou para os vocais principais no final da década de 1970. Depois de ver o AC/DC num concerto no final dos anos 70, eles decidiram mudar sua direção musical. A banda contratou o vocalista Marc Storace em 1979. Com a nova formação, a banda gravou o seu quarto álbum, Metal Rendez-vous, lançado em 1980, que trouxe o reconhecimento internacional da banda. O Guitarrista Tommy Kiefer saiu da banda devido ao seu vício em heroína e foi substituído por Mandy Meyer, que logo foi substituído por Mark Kohler.

 

Com uma nova administração americana, o Krokus gravou o seu sexto álbum, One Vice at a Time, lançado em 1982. O álbum, Headhunter, lançado em de 1983, alcançou a posição 28 na Billboard 200. Foi o álbum mais bem sucedido da banda. A canção "Screaming in the Night", teve uma grande divulgação pela MTV e se tornaria uma das músicas mais reconhecidas da banda. Chris von Rohr foi demitido no final de 1983 devido ao seu artigo extrovertido publicado em um jornal suíço expondo os hábitos da banda, antes da aparição da banda no RockPop Festival em Dortmund na Alemanha. A banda mudou a direção para glam-rock com o seu oitavo álbum, The Blitz, lançado em 1984, que apresentou uma versão de "The Ballroom Blitz" do Sweet. A banda lançou o próximo álbum, Change of Address em 1986, que apresentou uma versão de "School's Out" de Alice Cooper. O seu décimo álbum, Heart Attack, foi lançado em 1988 pela MCA Records, que foi a última tentativa desesperada de manter a banda unida com o retorno do baixista Chris von Rohr e com Dani Crivelli na bateria. Fernando e Marc haviam passado oito anos sem nenhuma folga. Chegando perigosamente perto de um esgotamento, eles entraram em hiato no final de 1988.

 

Em 2003, a banda lançou o seu décimo quarto álbum, Rock the Block com a nova formação. Em  2005, Fernando von Arb deixou a banda devido a problemas contínuos no pulso que exigia cirurgia. Mandy Meyer substituiu von Arb na atual formação. Em 18 de novembro de 2007, a banda se reuniu para tocar no programa, Die grössten Schweizer Hits, na TV suíça. Isso levou ao seu show de reunião em 2 de agosto de 2008 com Mark Kohler. Em 2 de agosto de 2008, a banda tocou no Stade de Suisse em Berna. Em 3 de março de 2010, o seu décimo sexto álbum, Hoodoo, foi lançado e inclui uma versão de "Born to Be Wild" do Steppenwolf. Em maio de 2011, o baterista Fready Steady anunciou que ele estava saindo da banda. Em dezembro de 2012, foi anunciado que o guitarrista Mandy Meyer retornou à banda depois de substituir Fernando von Arb, no Festival Loud Park no Japão, em outubro de 2011. Em 21 de abril de 2013, foi relatado que o ex-baterista Dani Crivelli havia morrido. Segundo o diário suíço, ele caiu de uma ponte em Trimbach, no cantão de Solothurn. O baterista Flavio Mezzodi se juntou ao Krokus em maio de 2013 e tocou no Dirty Dynamite Tour. O álbum de covers, Big Rocks, foi lançado em janeiro de 2017. Em setembro de 2018, Krokus anunciou sua aposentadoria e embarcaria em sua turnê de despedida em 2019.

 Rockdigital