Laura Nyro

 

Laura Nyro nasceu no Bronx, Nova York no dia 18 de Outubro, 1947-8 abril de 1997. Foi uma cantora, compositora e pianista americana. Nyro estava perto de sua tia e tio, os artistas Theresa Bernstein e William Meyerowitz, que ajudaram a apoiar sua educação e início da carreira. No ensino médio, ela cantou com um grupo de amigos nas estações de metrô e nas esquinas. O trabalho de seu pai o colocou em contato com o executivo da gravadora Artie Mogull e seu parceiro, Paul Barry em 1966 e se tornaram seus primeiros gerentes. Ela vendeu "And When I Die" para Peter, Paul e Mary, e fez sua primeira aparição profissional aos 18 anos, cantando "hungry i" num café  em San Francisco. O seu álbum, More Than a New Discovery, em fevereiro de 1967 pela Verve Folkways. Nyro fez sua segunda das duas principais aparições ao vivo, no Monterey Pop Festival. Logo depois, David Geffen se tornou seu gerente, e os dois criaram a Tuna Fish Music, sob a qual o produto de suas futuras composições seria dividido igualmente entre eles. Geffen também arranjou um novo contrato de gravação com Clive Davis na Columbia Records. O seu segundo álbum, Eli and the Thirteenth Confession, foi lançado em 13 de março de 1968. O álbum foi sua primeira entrada nas paradas, alcançando a posição 181 na Billboard 200, nesse momento, conhecida como Pop Albums Chart.

 

O seu primeiro álbum foi relançado como The First Songs em 1969. O seu terceiro álbum, New York Tendaberry, foi lançado em 24 de setembro de 1969, e se tornou o seu álbum de maior sucesso comercial, alcançando a posição 32 na Billboard 200. Nesse mesmo ano, Geffen e Nyro venderam a Thuna Fish Music para a CBS. O seu quarto álbum, Christmas and the Beads of Sweat, foi lançado em 25 de novembro de 1970, alcançando a posição 51 na Billboard 200. O álbum gerou o seu único single de sucesso, com um cover de "Up on the Roof" de Gerry Goffin e Carole King, que alcançou a posição 92 na Billboard Hot 100. O álbum, Gonna Take a Miracle, foi lançado em 17 de novembro de 1971. Foi uma coleção de suas músicas favoritas, com o trio vocal Labelle. Foi seu último álbum de sucesso comercial, alcançando a posição 46 na Billboard 200Nyro estava desconfortável com as tentativas de comercializá-la como celebridade e anunciou sua aposentadoria no negócio da música aos 24 anos. Em 1975, Nyro sofreu o trauma da morte de sua mãe Gilda para o câncer de ovário aos 49 anos. O seu sexto álbum, Smile. foi lançado em fevereiro de 1976. Ela então embarcou em uma turnê de quatro meses com uma banda completa, que resultou no seu primeiro álbum ao vivo, Season of Lights, lançado em junho de 1977. Após o seu sétimo álbum, Nested, lançado em junho de 1978, e gravado quando estava grávida de seu único filho, ela novamente tirou uma pausa da gravação.

 

O seu oitavo álbum, Mother's Spiritual, lançado em janeiro de 1984, alcançando a posição 182 na Billboard 200. O seu nono e último álbum, Walk the Dog and Light the Light, foi lançado em 17 de agosto de 1993 pela Columbia Records. Ela recusou ofertas lucrativas de composição de filmes, embora tenha contribuído com uma rara canção de protesto para o documentário de sucesso da Academia Broken Rainbow, sobre a deslocalização injusta do povo Navajo. Nyro fez uma aparição no Michigan Womyn's Music Festival em 1989. Em 4 de julho de 1991, ela abriu um show para Bob Dylan no Tanglewood Music Center em Lenox, Massachusetts. No final de 1996, Nyro, como sua mãe antes dela, foi diagnosticada com câncer de ovário. Após o diagnóstico, a Columbia Records preparou uma retrospectiva de álbuns de material de seus anos na gravadora. A empresa envolveu a própria Nyro, que selecionou as faixas e aprovou o projeto final. Ela viveu para ver o lançamento de Stoned Soul Picnic: The Best of Laura Nyro, lançado em 18 de fevereiro de 1997, e ficou satisfeito com o resultado. Laura Nyro faleceu de câncer de ovário em Danbury, Connecticut, no dia 8 de abril de 1997, aos 49. Mesma idade da morte de sua mãe. Em 2012, Laura Nyro foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame.