top of page
legiao.jpeg
Legião Urbana - Ainda é Cedo
00:00 / 00:25
Legião Urbana

Foi uma banda brasileira de Rock. A banda foi formada em agosto de 1982 após uma discussão de Renato Russo com o integrante Fê Lemos, baterista de sua antiga banda, Aborto Elétrico, numa execução ao vivo da música "Veraneio Vascaína". Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flávio Lemos, formaram o Capital Inicial. A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque. Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo no vocal e contrabaixo, Marcelo Bonfá na bateria, Paulo Paulista no teclado e Eduardo Paraná (hoje conhecido como Kadu Lambach) na guitarra. Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista a participar da banda foi Ico Ouro-Preto, mas, por conta de falta de compromisso, foi substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu o posto de guitarrista em março de 1983. Nesse mesmo ano, Herbert Viana dos Paralamas do Sucesso, que já havia gravado um álbum pela gravadora EMI, apresentou a Jorge Davidson, agente da gravadora, uma fita cassete com gravações de Renato Russo, o que interessou ao diretor artístico. A Legião Urbana foi chamada no final do ano para gravar três demos, incluindo "Geração Coca-Cola" e "Ainda É Cedo". Logo de início o som feito pela banda não agradou aos executivos da EMI.

 

Foi então que o produtor Mayrton Bahia surgiu para intermediar a relação entre as duas partes. Não tardou para que Jorge Davidson assinasse contrato com a banda em fevereiro de 1984. Alguns meses após a Legião assinar um contrato com a EMI, o baixista Renato Rocha entra na banda, por indicação de Marcelo Bonfá e em virtude de uma tentativa de suicídio de Renato Russo em junho de 1984 na qual ele cortou o pulso esquerdo e ficou impossibilitado de tocar baixo por um tempo. O seu primeiro álbum, Legião Urbana, foi lançado em 2 de janeiro de 1985. O seu segundo álbum, Dois, foi lançado em 20 de julho de 1986. O seu terceiro álbum de estúdio, Que País É Este 1978/1987, foi lançado em novembro de 1987. Por conta da falta de organização nos shows, causada na maioria das vezes pelos fãs, além das complicações internas com Renato Russo, as turnês da banda nunca foram longas. No dia 18 de junho de 1988, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, durante o show que marcava a volta da banda à cidade, houve muita confusão e muitas pessoas foram presas e saíram feridas. A turnê foi suspensa e a Legião se concentrou nas gravações de estúdio. O seu quarto álbum, As Quatro Estações, foi lançado em 26 de outubro de 1989. Foi o álbum mais vendido da banda. O baixista Renato Rocha deixou a banda devido a problemas pessoais.

 

O seu quinto álbum, V, foi lançado em novembro de 1991. A turnê do álbum foi a mais curta da banda, iniciada em julho de 1992 e interrompida em fins de setembro do mesmo ano, devido à situação insustentável das crises alcoólicas de Renato Russo, por conta da descoberta de que era soropositivo um ano e meio antes. No ano de 1992, a banda participou da série Acústico MTV, e o álbum foi lançado em 27 de outubro de 1999. Eles foram a segunda banda a participar do programa da MTV Brasil. O seu sexto álbum, O Descobrimento do Brasil, foi lançado em 20 de dezembro de 1993 pela EMI-Odeon, na época em que Renato Russo tinha iniciado o tratamento para livrar-se da dependência química. O último concerto da Legião Urbana aconteceu no dia 14 de janeiro de 1995, na Reggae Night, em Santos, São Paulo. O seu sétimo álbum, A Tempestade ou O Livro dos Dias, foi lançado em 20 de setembro de 1996. Renato Russo faleceu devido as complicações causadas pelo HIV em 11 de outubro de 1996, aos 36 anos. O fim oficial da banda foi anunciado em 22 de outubro de 1996, onze dias após a sua morte. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá seguiram suas carreiras solo. O seu oitavo álbum, Uma Outra Estação, foi lançado de forma póstuma em 18 de julho de 1997. O álbum conta com participações especiais de Renato Rocha, baixista dos primeiros álbuns da Legião e Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas do Sucesso.

bottom of page