top of page
loudness.jpg
Loundness

ラウドネス, Raudonesu. É uma banda japonesa de Heavy Metal. A banda foi iniciada em Tóquio em fevereiro de 1980 pelo guitarrista Akira Takasaki, o baixista Hiroyuki Tanaka e o baterista Munetaka Higuchi, vindos da separação da banda Lazy. Takasaki estava insatisfeito com a direção musical de sua banda, e queria testar suas habilidades em novas áreas. O baixista Tanaka não quis fazer parte do novo grupo de Metal e saiu. Takasaki recrutou seu amigo de infância Masayoshi Yamashita como baixista, e contratou o vocalista Minoru Niihara. Com essa formação, o Loudness assinou contrato com a gravadora Nippon Columbia. O seu primeiro álbum, The Birthday Eve, foi lançado em 21 de novembro de 1981 somente no Japão. O seu segundo álbum de estúdio, Devil Soldier, foi lançado em 21 de julho de 1982 somente no Japão. O álbum ganhou o prêmio de Melhor Disco de Heavy Metal do ano no Japão. O seu terceiro álbum, The Law of Devil's Land, foi lançado em 21 de janeiro de 1983 apenas no Japão. Depois do lançamento, eles embarcaram em sua primeira turnê pelos EUA, seguida de uma turnê na Europa. Eles se mudaram para a Europa para gravar o seu quarto álbum, Disillusion, que foi lançado em 21 de janeiro de 1984. Como tentativa de entrar no cenário internacional, a banda regravou as faixas vocais do álbum Disillusion em inglês, lançando seu primeiro álbum fora do Japão em 1984. Em 1985, eles assinaram um contrato internacional de gravação com a Atco Records. Foi a primeira na história da música japonesa para uma banda de Heavy Metal. O seu quinto álbum, Thunder in the East, foi lançado em 21 de janeiro de 1985 no Japão e em 9 de junho de 1985 nos EUA. O álbum foi gravado nos EUA e fez muito sucesso. Foi seu primeiro lançamento americano e alcançou a posição 74 na Billboard 200. A capa do álbum introduziu o logotipo da banda, que seria usado na maior parte de sua discografia. O seu sétimo álbum, Hurricane Eyes, foi lançado em 10 de agosto de 1987 em todo o mundo com letras em inglês. Uma versão japonesa foi posteriormente lançada apenas no Japão no final do ano com Niihara cantando a maioria das letras em japonês.

 

Esse foi o último álbum do Loudness a entrar na Billboard 200, onde permaneceu por 4 semanas, na posição 190. Após o EP Jealousy, lançado em 1988, Niihara deixou a banda, após a sugestão do produtor Max Norman de que um vocalista que falasse inglês poderia ajudar a banda a romper no mercado americano. O vocalista americano escolhido foi Mike Vescera. O seu nono álbum de estúdio, On the Prowl, foi lançado em 25 de fevereiro de 1991 no Japão e no dia 24 de maio de 1991 nos EUA. Apesar de extensas turnês e forte apoio de sua gravadora, os novos álbuns não melhoraram o status da banda na América e, pelo contrário, reduziram ainda mais a base de fãs japoneses. Após o lançamento do single "Slap in the Face", Vescera deixou o Loudness durante sua turnê americana de 1991, para se juntar à banda de Yngwie J. Malmsteen. Ele foi substituído pelo vocalista Masaki Yamada, para terminar a turnê. A repentina predileção do público americano pelo Grunge e o Rock Alternativo no início dos anos 90, afetou as bandas de Heavy Metal. Logo após seu retorno ao Japão, Yamashita também deixou a banda e foi substituído pelo baixista Taiji Sawada. O seu décimo álbum de estúdio, Loudness, foi lançado em 10 de junho de 1992, apenas no Japão, após a banda ter encerrado os contratos de gravação com gravadoras americanas. O álbum ficou em segundo lugar no Japão, se tornando o seu álbum de maior sucesso no país. O seu primeiro álbum ao vivo, Live-Loud-Alive: Loudness in Tokyo, foi gravado e lançado em 21 de novembro de 1983. Nesse mesmo ano, Higuchi e Sawada saem da banda, com Takasaki como o único membro fundador, e convenceu Yamada a permanecer como vocalista e recrutou o baterista Hirotsugu Homma para a banda. Como um trio, o seu décimo primeiro álbum, Heavy Metal Hippies, foi lançado em 21 de dezembro de 1994. Takasaki tentou misturar o som do antigo do Loudness com influências do Grunge e da World Music. O baixista Naoto Shibata foi contratado. A banda excursionou regularmente pela Ásia e foi para a Europa, onde participou da edição do Dynamo Open Air Festival de 1999.

 

Em 2000, Yamada expressou seu desejo de sair do Loudness e sugeriu uma reunião com a formação original para comemorar o 20º aniversário da banda. Takasaki concordou com ele e dispensou Homma e Shibata, e pediu que Higuchi, Niihara e Yamashita voltassem à banda para o evento. Os membros originais da banda se reuniram em 2001, lançando o seu décimo quinto álbum, Spiritual Canoe, que foi lançado em 7 de março, e fizeram uma turnê comemorativa. Em 1 de setembro de 2006, o baixista original Hiroyuki Tanaka faleceu de insuficiência cardíaca. Ele tinha 46 anos. Dois meses após o lançamento do seu vigésimo álbum, Metal Mad, lançado em 20 de fevereiro de 2008, a Loudness entrou em hiato quando o baterista Munetaka Higuchi foi diagnosticado com câncer de fígado. Eles tocaram com o Mötley Crüe em outubro de 2008 no Saitama Super Arena da área metropolitana de Tóquio, com o baterista Kozo Suganuma da banda Fragile, Ded Chaplin substituindo Higuchi. Em 30 de novembro de 2008 Munetaka faleceu em um hospital em Osaka aos 49 anos. O seu vigésimo primeiro álbum,The Everlasting, foi lançado em 27 de maio de 2009. Após o lançamento do álbum, eles apresentaram seu novo baterista Masayuki Suzuki. A Loudness retornou à América para sua turnê de 30º aniversário em maio e junho de 2011. Em 14 de abril de 2013, a banda se apresentou no Live N' Louder Festival em São Paulo, no Brasil, com o vocalista Iuri Sanson da Hibria. A banda participou do cruzeiro Monsters of Rock de 2014. A banda se uniu ao Outrage para realizar a primeira edição do Loud∞Out Fest em 2 de maio de 2015. O seu vigésimo sétimo álbum de estúdio, Rise to Glory, foi lançado em janeiro de 2018. Em fevereiro, Suzuki foi hospitalizado com um leve derrame, e retornou em setembro. O seu vigésimo oitavo álbum, Sunburst, foi lançado em 29 de dezembro de 2021. É o seu primeiro álbum duplo, assim como o primeiro álbum lançado em sua própria gravadora, a Katana Music. O álbum foi lançado para comemorar o 40º aniversário da banda. O álbum alcançou a quinta posição na Oricon Japanese Albums.

bottom of page