top of page
magazine.jpg
Magazine - Sou Boy
00:00 / 00:25
Magazine

Foi uma banda brasileira de New Wave. Em 1980, Kid Vinil se juntou ao baterista Trinkão, ao baixista Lu Stopa e ao roadie Philé, que logo daria lugar a Minho K para gravar uma demo-tape, hoje perdida. O nome da banda, Verminose, foi uma sugestão do radialista Alf Soares. Os integrantes da banda se  envolveram em uma confusão generalizada no palco do Teatro Lira Paulistana, no auge do conflito entre os punks da capital e os do ABC paulista. Em 1983, Kid Vinil havia concedido uma entrevista à revista Veja, criticando a cena Punk paulista, sendo acusado de traidor do movimento. Depois disso, a banda decide remodelar seu som, inspirando-se no rockabilly e na estética New Wave, alterando também o nome da banda para Magazine, baseado no grupo homônimo inglês. A banda acabou sendo uma das primeiras contratadas pela WEA. Por intermédio de Pena Schmidt. O seu primeiro compacto simples "Sou Boy" / "Kid Vinil". O seu primeiro álbum, Magazine, foi lançado em 1983.

 

Do álbum, foi lançado o seu segundo compacto, "Adivinhão" / “Casa da Mãe”. No ano seguinte, a banda grava mais um compacto: "Tic Tic Nervoso" / "Atentado ao Pudor", que fez parte da trilha sonora da novela Livre para Voar, da Rede Globo. Após os lançamentos, o Magazine entrou em crise, sem saber qual direção musical tomar. Pressionados pela gravadora, lançaram no primeiro semestre de 1985, o compacto “Glub Glub no Clube" / "Sapatos Azuis". Sem planos de gravar um novo álbum, o Magazine lançou a música "Comeu", uma balada de Caetano Veloso, que fez parte da trilha sonora de novela A Gata Comeu da Rede Globo. Kid Vinil saiu do Magazine, e criou o Kid Vinil e os Heróis do Brasil. O Magazine ainda tentou seguir em frente, trazendo o vocalista Pedrinho, e pela Continental, a banda lançou o compacto,"Pegue Seu Nariz" / "Nellie, o Elefante", versão para "Nellie, the Elephant", do Toy Dolls, que não emplacou, e a banda acabou. Em 1991, a banda se reuniu novamente, com Lu Stopa e Trinkão, os guitarristas Joel e Carlos Nishimiya. Essa fase da banda foi marcada por apenas alguns shows esporádicos, sem grandes divulgações. Em 1993, o guitarrista Joel foi substituído pelo bluesman Duca Belintani. A banda decide resgatar o nome Verminose.

 

Em 1994, após a saída de Carlos Nishimiya, após o fim da primeira formação do Magazine, o álbum, Xu-Pa-Ki, foi lançado de forma independente, pelo selo Verminose Records, sem lançamento oficial. Em 1998, Kid Vinil retoma o Magazine com dois dos membros originais, Lu Stopa e Trinkão, além de Carlos Nishimiya. Lu Stopa ficou pouco tempo, e saiu para tocar junto à banda de Marcelo Nova, e foi substituído pelo jornalista musical e baixista Ayrton Mugnaini Jr..O seu segundo álbum, Na Honestidade, foi lançado no início de 2002 pela Trama. Em 2004, a banda encerra definitivamente suas atividades, e durante esse período, Kid Vinil trabalhou como DJ, VJ, e radialista. Em abril de 2017, após passar mal durante um show com outros artistas dos anos 80, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, ele foi internado em estado grave, devido a complicações da diabetes. Kid Vinil sofreu uma parada cardíaca, chegou a ser colocado em coma induzido, mas não resistiu,vindo a falecer no dia 19 de maio, aos 62 anos. 

bottom of page