Manfred Mann
Foi uma banda britânica de Rhythm and Blues. A banda Mann-Hugg Blues Brothers foi formada em Londres pelo tecladista Manfred Mann e o baterista Mike Hugg, em Clacton-on-Sea que também contou com Graham Bond. Com influências de Jazz e do Blues britânico, eles e se apresentaram nos clubes de Londres, e a banda foi completada com o guitarrista Mike Vickers, o baixista Dave Richmond e o vocalista Paul Jones. Nesse período, eles mudaram o seu nome para Manfred Mann & the Manfreds. Durante o final de 1962 e início de 1963, a banda atraiu a atenção para o seu som distinto. Depois de mudarem definitivamente seu nome para Manfred Mann por ordem do produtor de sua gravadora, John Burgess, a banda assinou com a gravadora His Master's Voice em março de 1963. O seu single instrumental, "Why Should We Not?” foi gravado em julho. Em 1964, A sua canção "5-4-3-2-1" foi tema do programa Ready Steady Go!, um programa de música Pop da ITV. Com a ajuda da exposição na TV semanal, o single subiu para a quinta posição na UK Singles Chart. Pouco depois, Richmond deixou a banda e foi substituído por Tom McGuinness. O seu primeiro álbum, The Five Faces of Manfred Mann, foi lançado em 11 de setembro de 1964 no Reino Unido. Nos EUA, o seu primeiro álbum, The Manfred Mann Album, foi lançado em 17 de setembro de 1964 pela Ascot Records.
A canção "Do Wah Diddy Diddy" passou 2 semanas no topo na UK Singles Chart e 2 semanas no topo na Billboard Hot 100. O seu segundo álbum, Mann Made, foi lançado em 1965. O seu terceiro EP, The One in the Middle, foi lançado em 18 de junho de 1965 no Reino Unido, e o single "If You Gotta Go, Go Now”, alcançou a segunda posição na UK Singles Chart. O seu quinto álbum, Pretty Flamingo, foi lançado em 19 de junho de 1966 nos EUA pela United Artists Records. O single "Pretty Flamingo", foi o primeiro da banda a alcançar o topo na UK Singles Chart. O single alcançou a posição 29 na Billboard Hot 100. Paul Jones pretendia seguir carreira solo, assim que um substituto fosse encontrado, mas ficou com a banda por mais um ano. Nesse período, Mike Vickers deixou a banda. McGuinness mudou para a guitarra e foi substituído no baixo por Jack Bruce em sua breve estadia no Manfred Mann antes de sair para formar o Cream. Bruce foi substituído por Klaus Voormann. Jones foi substituído por Mike d'Abo em julho de 1966, e a banda trocou de gravadora, indo para a Fontana Records. O seu cover "Just Like a Woman" de Bob Dylan, foi lançado em julho, e alcançou o Top 10 na UK Singles Chart. O seu terceiro álbum, As Is, foi lançado em outubro de 1966 no Reino Unido pela His Master's Voice. O seu quarto álbum e o primeiro de uma trilha sonora, Up the Junction, foi lançado em 16 de março de 1968 nos EUA e no Reino Unido pela Fontana Records. O álbum foi trilha sonora do filme Up the Junction de 1968.
O seu quinto álbum de estúdio, Mighty Garvey!, foi lançado em 28 de junho de 1968 pela Fontana Records. Foi o último gravado pela banda. O single "Fox on the Run", alcançou a quinta posição na UK Singles Chart. Nos EUA e Canadá, o álbum foi lançado como The Mighty Quinn, pela Mercury Records. A banda se separou em 1969, enquanto o seu hit final, o single "Ragamuffin Man", estava no Top 10 na UK Singles Chart. Mann e Hugg já estavam escrevendo jingles publicitários na época, mas continuaram a trabalhar juntos no grupo Manfred Mann Chapter Three, uma banda de Jazz Experimental. O grupo foi de curta duração e em 1971, após um segundo álbum, eles se dissolveram e Mann formou um novo grupo. Nos seus primeiros estágios, a banda foi simplesmente faturada como Manfred Mann, como uma continuação da banda dos anos 60. O quarteto lançou o seu primeiro single, "Please Mrs. Henry", em 1971. Seu segundo single, "Living Without You", também foi lançado como Manfred Mann na Europa, mas como Manfred Mann's Earth Band nos EUA. A partir de 1972, Manfred Mann's Earth Band foi o nome da banda usado em todos os lançamentos da banda. Em junho de 1983, o Manfred Mann se reformou brevemente para uma aparição no Marquee Club, em Londres, para celebrar o 25º aniversário do clube. Os principais membros da formação do Manfred Mann dos anos 60 se reformularam como The Manfreds em 1991, após o que se tornou uma reunião para a comemoração do 50º aniversário de Tom McGuinness.