Manfred Mann

Foi uma banda britânica de rhythm and blues. Os Mann-Hugg Blues Brothers foram formados em Londres pelo tecladista Manfred Mann e o baterista Mike Hugg, que formaram uma banda em Clacton-on-Sea que também contou com Graham Bond. Com influências de jazz e do blues britânico eles e se apresentaram nos clubes de Londres, a banda foi completada com Mike Vickers na guitarra, o baixista Dave Richmond e Paul Jones como vocalista. Por este tempo eles tinham mudado seu nome para Manfred Mann & the Manfreds. Durante o final de 1962 e início de 1963 a banda logo atraiu a atenção para o seu som distinto. Depois de mudarem seu nome para Manfred Mann por ordem do produtor de sua gravadora, John Burgess, a banda assinou com a gravadora His Master's Voice em março de 1963, e gravaram o single instrumental, "Why Should We Not?” em julho. Em 1964, foi pedido ao grupo uma nova canção  para o tema do programa de música pop, Ready Steady Go! da ITV. Eles responderam com a canção "5-4-3-2-1" que, com a ajuda da exposição na TV semanal, subiu para a posição 5 na UK Singles Chart. Pouco depois, Richmond deixou a banda e foi substituído por Tom McGuinness. O seu primeiro álbum de estúdio, The Five Faces of Manfred Mann, foi lançado no Reino Unido em 11 de setembro de 1964. 

 

O seu segundo álbum, Mann Made, foi lançado em 1965. No EP The One in the Middle, o single "If You Gotta Go, Go Now”. alcançou a posição 2 no Reino Unido. "Pretty Flamingo" foi o primeiro single da banda a alcançar o topo na UK Singles Chart em 5 de maio de 1966. O single alcançou a posição 29 na Billboard Hot 100. Paul Jones pretendia seguir carreira solo assim que um substituto fosse encontrado, mas ficou com a banda por mais um ano. Nesse período, Mike Vickers deixou a banda. McGuinness mudou para a guitarra e foi substituído no baixo por Jack Bruce em sua breve estadia no Manfred Mann antes de sair para formar o Cream. Ele foi substituído por Klaus Voormann. Jones foi substituído por Mike d'Abo em julho de 1966, e o grupo trocou de gravadora, indo para a Fontana Records. Seu primeiro single pela Fontana, "Just Like a Woman" de Bob Dylan, foi lançado em julho, e alcançou o Top 10 no Reino Unido. O álbum, As Is, foi lançado em outubro de 1966. Up the Junction foi um álbum de trilha sonora do Manfred Mann, com músicas compostas por Mann e Mike Hugg para o filme Up the Junction de 1968. O álbum Mighty Garvey! foi lançado em 1968. Foi o último gravado pela banda. O single "Fox on the Run", foi lançamento de dezembro de 1968, e alcançou a posição 5 no Reino Unido.

 

O grupo se separou em 1969, enquanto o seu hit final, o single "Ragamuffin Man", estava no Top 10. Mann e Hugg já estavam escrevendo jingles publicitários na época que a banda acabou, mas continuaram a trabalhar juntos em um formato de grupo como Manfred Mann Chapter Three, uma banda de jazz experimental. O novo grupo foi de curta duração e em 1971, após um segundo álbum, eles se dissolveram e Mann formou um novo grupo. Nos seus primeiros estágios, a banda foi simplesmente faturada como Manfred Mann e, portanto, uma continuação do grupo dos anos 60. O quarteto lançou seu primeiro single, "Please Mrs. Henry", em 1971. Seu segundo single, "Living Without You", também foi lançado como Manfred Mann na Europa, mas como Manfred Mann's Earth Band nos EUA. A partir de 1972, Manfred Mann's Earth Band foi o nome da banda usado em todos os lançamentos deste grupo. Em junho de 1983, o Manfred Mann se reformou brevemente para uma aparição no Marquee Club, em Londres, para celebrar o 25º aniversário do clube. Os principais membros da formação do Manfred Mann dos anos 60 se reformularam como The Manfreds em 1991, após o que se tornou uma reunião para a comemoração do 50º aniversário de Tom McGuinness

 Rockdigital