marilyn.jpg
Marilyn Manson 

Brian Hugh Warner nasceu em  Canton, Ohio no dia 5 de janeiro de 1969. É um músico americano. O seu nome é uma junção dos nomes da atriz Marilyn Monroe e do assassino Charles Manson. Em 1990, Warner estava se formando em jornalismo, ganhando experiência na área e escrevendo artigos para a revista de música 25th Parallel. Ele e o guitarrista Scott "Daisy Berkowitz" Putesky formaram o Marilyn Manson & the Spooky Kids após conversas no Reunion Room em Fort Lauderdale, Flórida, em 1989. O nome foi posteriormente encurtado para Marilyn Manson. Manson se juntou a Jeordie White, também conhecido como Twiggy Ramirez e Stephen Gregory Bier Jr., também conhecido como Madonna Wayne Gacy nos projetos paralelos, com a banda Satan on Fire, onde ele tocava baixo e na banda Mrs. Scabtree, onde tocava bateria, formada com White e a então namorada Jessicka. A Marilyn Manson gravou o seu primeiro álbum, Portrait of an American Family, que foi lançado em 19 de julho de 1994 pela Nothing Records.

 

A banda começou a desenvolver um culto de seguidores, que cresceu durante a Downward Spiral Tour, que apresentava Nine Inch Nails e Jim Rose Circus, O seu primeiro EP, Smells Like Children, foi lançado em 24 de outubro de 1995. Esse EP rendeu o primeiro grande sucesso da banda na MTV com "Sweet Dreams (Are Made of This)", um cover do Eurythmics de 1983. O seu segundo álbum, Antichrist Superstar, foi lançado em 8 de outubro de 1996. O álbum estreou em terceiro lugar na Billboard 200. O álbum foi apoiado pela polêmica Dead to the World Tour, que foi fortemente criticada por elementos da direita cristã. Manson fez sua estréia no cinema em 1997, como ator em Lost Highway de David Lynch. O seu terceiro álbum da banda, Mechanical Animals, foi lançado em 15 de setembro de 1998. O álbum alcançou o topo na Billboard 200. O seu álbum ao vivo, The Last Tour on Earth, com gravações de várias turnês, foi lançado em 12 de novembro de 1999.

 

O seu quinto álbum, The Golden Age of Grotesque, foi lançado em 7 de maio de 2003, e foi seu primeiro álbum com a participação do baixista Tim Sköld ex-membro do KMFDM, depois da saída de Twiggy Ramirez. Foi também o último álbum de estúdio com a presença da tecladista Madonna Wayne Gacy e do guitarrista John 5. O álbum alcançou o topo na Billboard 200, e também em várias paradas, incluindo Áustria, Canadá, Alemanha, Itália e Suíça. O sétimo álbum da banda, The High End of Low, foi lançado em 20 de maio de 2009. O álbum estreou em quarto lugar na Billboard 200. O décimo álbum, Heaven Upside Down, foi lançado em 6 de outubro de 2017. O álbum foi um sucesso comercial, estreando no oitavo lugar na Billboard 200. Em 2019, o baterista Gil Sharone anunciou que estava deixando a banda, e Brandon Pertzborn, ex-baterista do Black Flag foi contratado como seu substituto. O seu décimo primeiro álbum, We Are Chaos, foi lançado em 11 de setembro de 2020. O álbum alcançou o oitavo lugar na Billboard 200, e o sétimo lugar na UK Albums Chart.