Melanie

 

Melanie Ann Safka-Schekeryk, nasceu em Nova York no dia 3 de fevereiro de 1947, é uma cantora e compositora norte-americana. Depois da escola, seus pais insistiram para que ela fosse para a faculdade, então ela estudou interpretação na Academia Americana de Artes Dramáticas em Nova York, onde ela começou a cantar em clubes populares de Greenwich Village. Inicialmente assinou contrato com a Columbia Records, Melanie lançou dois singles no selo. Posteriormente, ela assinou com a Buddah Records e o primeiro sucesso na Europa em 1969 com "Bobo's Party", que alcançou o número 1 na França. Meses depois, "Beautiful People", deste mesmo álbum, tornou-se um hit na Holanda. Melanie então foi ao Festival de Woodstock, onde tocou numa noite chuvosa, "Lay Down (Candles in the Rain)", inspirada pela visão da multidão acendendo velas e isqueiros na escuridão, durante sua apresentação. 

 

Na primavera de 1970. "Lay Down (Candles in the Rain)" foi seu primeiro grande sucesso nos EUA, atingindo a 6ª posição na Billboard 100. Um cover de Ruby Tuesday, dos Rolling Stones, seguiu-se a ela, também indo bem nas paradas. Melanie foi a única artista a participar do banido Powder Ridge Rock Festival, um festival de música cancelado pela justiça a pedido dos moradores, em Connecticut, após 30 mil pessoas já estarem no local sem água, comida e com eletricidade cortada, e cantou sozinha para os presentes, num happening num palco em cima de um caminhão e apenas com seu violão. Pouco depois, ela foi para a Inglaterra e apresentou-se no Festival da Ilha de WightApós deixar a Buddah Records pela insistência da gravadora para que ela gravasse álbuns em prazos mais curtos, Melanie montou seu próprio selo em 1971, Neighborhood Records, com seu marido e produtor Peter Schekeryk. E foi neste selo que ela alcançou seu maior sucesso nos EUA, chegando ao primeiro lugar das paradas em 1972 com "Brand New Key", também conhecida como The Roller Skate Song.

 

Melanie lançou o álbum, Ring the Living Bell pelo seu selo e, para competir com ela, sua antiga gravadora lançou simultaneamente o álbum, The Nickel Song, gravada ainda no seu tempo na Buddah e os dois singles entraram juntos nas paradas Top 40 da Billboard, enquanto a canção "Brand New Key" ainda estava na lista. Isso fez com que Melanie se tornasse a primeira mulher a ter três canções ao mesmo tempo entre os 40 maiores hits na Billboard na história. Em 1973 ela começou a se retirar lentamente das gravações e dos shows para cuidar da família, com o nascimento de sua filha Leilah naquele ano. Uma de suas últimas turnês da época foi em benefício da UNICEF, de onde foi nomeada embaixadora. Em 1989, Melanie ganhou um prêmio Emmy por escrever a letra de "The First Time I Loved Forever", a música-tema da série de TV A Bela e a FeraAtualmente ela mora em Nashville, Tennessee.

 Rockdigital