Melanie
Melanie Ann Safka-Schekeryk, nasceu no dia 3 de fevereiro de 1947 em Nova York. É uma cantora e compositora norte-americana. Depois da escola, seus pais insistiram para que ela fosse para a faculdade, então ela estudou interpretação na Academia Americana de Artes Dramáticas em Nova York, onde ela começou a cantar em clubes populares de Greenwich Village. Inicialmente ela assinou contrato com a Columbia Records, e lançou dois singles no selo. Posteriormente, ela assinou com a Buddah Records. O seu primeiro álbum, Born to Be, foi lançado em novembro de 1968, e teve o seu primeiro sucesso na Europa com o single "Bobo's Party", que alcançou o número 1 na França. Meses depois, "Beautiful People", do mesmo álbum, se tornou um hit na Holanda. Melanie se apresentou no Festival de Woodstock, onde tocou numa noite chuvosa, "Lay Down (Candles in the Rain)", foi inspirada pela visão da multidão acendendo velas e isqueiros na escuridão, durante sua apresentação. Na primavera de 1970. "Lay Down (Candles in the Rain)" foi seu primeiro grande sucesso nos EUA, atingindo a sexta posição na Billboard Hot 100.
Um cover da canção "Ruby Tuesday", dos Rolling Stones, também foi bem nas paradas. Melanie foi a única artista a participar do Powder Ridge Rock Festival, um festival de música cancelado pela justiça a pedido dos moradores, em Connecticut, após 30 mil pessoas já estarem no local sem água, comida e com eletricidade cortada, e cantou sozinha para os presentes, num happening num palco em cima de um caminhão e apenas com seu violão. Pouco depois, ela foi para a Inglaterra e se apresentou no Festival da Ilha de Wight. Após deixar a Buddah Records pela insistência da gravadora para que ela gravasse álbuns em prazos mais curtos, Melanie montou seu próprio selo em 1971, a Neighborhood Records. O seu oitavo álbum, Gather Me, foi lançado em dezembro de 1971. O single "Brand New Key", também conhecido como The Roller Skate Song, alcançou o topo na Billboard Hot 100. Melanie se tornou a primeira mulher a ter três canções ao mesmo tempo entre os 40 maiores hits na Billboard Hot 100 na história.
Em 1973, ela começou a se retirar lentamente das gravações e dos shows para cuidar da família, com o nascimento de sua filha Leilah naquele ano. Uma de suas últimas turnês da época foi em benefício da UNICEF, onde foi nomeada embaixadora. Em 1989, Melanie ganhou o Emmy Awards por escrever a letra de "The First Time I Loved Forever", que foi a música-tema da série de TV A Bela e a Fera. O seu trigésimo oitavo álbum, Paled By Dimmer Light, foi lançado em 2004. Em 2007, Melanie foi convidada por Jarvis Cocker para se apresentar no Meltdown Festival no Royal Festival Hall em Londres. O show foi filmado e lançado no DVD, Melanie: For One Night Only, em outubro de 2007. Em 2012, Melanie foi a atração principal do 15th annual Woody Guthrie Folk Festival, juntamente com Arlo Guthrie e Judy Collins. Em junho de 2014, Melanie fez uma turnê pela Austrália pela primeira vez desde 1977. Na véspera de Ano Novo de 2019, ela se apresentou no Jools 'Anual Hootenanny da BBC.