Mike + The Mechanics

 

É um supergrupo de rock inglês. Durante os hiatos do Genesis, Mike Rutherford seguia uma carreira solo, e lançou o álbum, Smallcreep's Day, em 1980 e o álbum, Acting Very Strange, em 1982. Ele formou a sua própria banda, a Mike + The Mechanics. Mike já havia iniciado uma parceria de composição com BA Robertson, e para o seu primeiro álbum da banda, Mike + The Mechanics, lançado em 5 de outubro de 1985. O álbum alcançou a posição 26 na Billboard 200. A banda foi formada com Mike na guitarra e baixo, Paul Carrack e Paul Young nos vocais,  Adrian Lee nos teclados e Peter Van Hooke na bateria. A formação da banda só se uniu durante a gravação do seu primeiro álbum. Quando o álbum foi lançado em 1985, sua decisão foi ainda reforçada pelo seu sucesso comercial imenso. O segundo álbum, Living Years, foi lançado em 1988. O álbum alcançou o número 13 na Billboard 200 e o número 2 na UK Albums Chart. O terceiro álbum, Word of Mouth, foi lançado em 1991. 

 

Seu quarto álbum, Beggar on a Beach of Gold, foi lançado em 6 de março de 1995. Adrian Lee se apresentou neste álbum como músico de sessão devido a sua saída da banda, e o baterista Peter Van Hook saiu da banda logo após o lançamento do álbum. O single "Over My Shoulder" alcançou a posição 12 na UK Singles Chart. que tornou-se a música mais exibida na rádio britânica. No entanto, Rutherford optou por continuar o Mike + the Mechanics como um trio. O quinto álbum de estúdio do grupo, Mike & The Mechanics, foi lançado em 31 de maio de 1999. É geralmente conhecido como M6. Seu único hit, "Now That You Gone", alcançou a posição 35 na UK Singles Chart. Em 15 de julho de 2000, o vocalista Paul Young morreu de ataque cardíaco. A banda se reagrupou em 2004. O seu sexto álbum, Rewired, foi lançado em 7 de junho de 2004.

 

O álbum foi creditado a Mike + The Mechanics + Paul Carrack, com músicos de seção, e se tornou o primeiro álbum a não ter sucesso. Pouco depois, Paul Carrack saiu para seguir carreira solo. Durante vários meses de 2009 e 2010, Rutherford formou uma nova banda. Como não havia esperança do grupo original se reformar, ele optou novamente por usar o nome Mike + the Mechanics. O seu sétimo álbum, The Road, foi lançado em abril de 2011. E apresentava Roachford e Tim Howar nos vocais, Luke Juby nos teclados, Gary Wallis na bateria, e Anthony Drennan na guitarra e baixo. Essa formação lançou o seu oitavo álbum, Let Me Fly, em 7 de abril de 2017. Em abril de 2019, Mike + The Mechanics lançou seu nono álbum, Out of the Blue. O álbum estreou no número 7 na UK Albums Chart, e apresenta retrabalhos de alguns de seus maiores sucessos, além de três novas faixas.

 Rockdigital