top of page
mungo.jpg
Mungo Jerry - In The Summertime
00:00 / 00:25
Mungo Jerry

É uma banda britânica de Blues Rock. Ray Dorset e Colin Earl eram membros do The Good Earth, com o baixista Dave Hutchins que saiu para se juntar à banda de Bobby Parker. O baterista da banda foi demitido, então Dorset e Earl decidiram cumprir o único show restante, um baile de Natal da Universidade de Oxford em dezembro de 1968, como um trio com Joe Rush, um dos colegas de Dorset, no baixo. Miller Anderson fez sua estreia como vocalista e guitarrista. O trio fez mais shows e conseguiu uma vaga regular no Master Robert Motel em Osterley, Middlesex, onde logo conquistou seguidores, incluindo o tocador de banjo, violão e gaita de blues Paul King, que se juntou à banda. Depois que Rush saiu, Mike Cole foi recrutado para o baixo. A sua primeira apresentação foi no Hollywood Music Festival em Newcastle-under-Lyme, Staffordshire, nos dia 23 e 24 de maio de 1970, e foi seu primeiro show com esse nome, inspirado no poema Mungojerrie and Rumpleteazer do livro Old Possum's Book of Practical Cats de TS Eliot. O primeiro single da banda, "In the Summertime", foi o primeiro maxi single do mundo, foi lançado em 22 de maio, e entrou nas paradas do Reino Unido na posição 13 e na semana seguinte foi direto para o topo. A canção ficou no topo da UK Singles Chart por 7 semanas, e também ficou em primeiro lugar em 26 países ao redor do mundo.

 

Ray Dorset teve que pedir folga ao seu chefe para fazer o programa Top of the Pops da BBCA Mungomania se tornou o fenômeno Pop mais surpreendente e imprevisível a atingir a Grã-Bretanha desde os BeatlesO seu primeiro álbum, Mungo Jerry, foi lançado em dezembro de 1969 pela Janus Records. A banda fez sua primeira viagem aos EUA em setembro de 1970. Em seu retorno, Mike Cole foi demitido e substituído por John Godfrey, que tocou baixo no segundo maxi-single britânico, "Baby Jump", e que também alcançou o topo na UK Singles Chart. O terceiro single, outro maxi, "Lady Rose", também de 1971, também alcançou o topo, mas o álbum foi retirado da venda e todas as cópias foram destruídas, conforme ordenado pelo Ministério Público, devido a canção folclórica "Have a Whiff on Me", à qual Dorset acrescentou suas próprias letras, afirmando que defendia o uso de cocaína. O seu segundo álbum, Electronically Tested, foi lançado em março de 1971 pela Dawn Records. O álbum alcançou a posição 14 na UK Albums Chart. Foi o seu útimo álbum nas paradas britânicas. O seu terceiro álbum, You Don't Have to Be in the Army, foi lançado em outubro de 1971. No retorno de uma longa turnê no Extremo Oriente no início de 1972, Dorset foi demitido por King e Earl, e seu lugar foi ocupado por Dave Lambert. A gravadora não concordou com a demissão. No mesmo ano, Dorset lançou o seu álbum solo, Cold Blue Excursion.

 

A intenção de King e Earl era ampliar a banda, recrutando um baterista, depois da saída de Dorset. Mas a gerência, considerando Dorset como inseparável aos olhos do público, demitiu os dois. Dorset e Godfrey recrutaram novos membros e apresentaram um novo som. Ray Dorset foi batizado de Mungo Jerry, o artista performático. O seu quarto álbum, Boot Power, foi lançado em outubro de 1972. Colin Earl e Paul King formaram o King Earl Boogie Band. Eles tocaram juntos nos anos seguintes e terminaram na banda Skeleton Crew. Os sucessos do Mungo Jerry continuaram até 1976. A formação da banda continuou a mudar. Em 1978, Mungo Jerry e sua banda de músicos foram a primeira banda de rock ocidental a tocar atrás da antiga Cortina de Ferro, no Golden Orpheus Song Festival, na Bulgária, que foi ao vivo pela TV para todo o Bloco Oriental. Eles permaneceram populares em toda a Europa, e foram a primeira banda ocidental a ter shows de TV ao vivo em vários países europeus. O seu décimo segundo álbum, Adults Only, foi lançado em outubro de 2003 pela Easyplay Records. Ray Dorset creditou o álbum como Mungo Jerry Bluesband. O seu primeiro e único álbum ao vivo, 100% Live in Baden Baden, foi lançado em 10 de fevereiro de 2017 pela Raw Sound/One Média. O seu décimo nono álbum, Xstreme, foi lançado em 23 de agosto de 2019.

 

bottom of page