Muse

É uma banda britânica de rock. Matthew Bellamy se deu bem em um teste para guitarrista na banda Rocket Baby Dolls de Dominic Howard. O baterista Chris Wolstenholme aprendeu a tocar baixo e então se juntou a banda. Em 1994, eles foram participar de uma competição de bandas e venceram. Logo após o termino da competição, os três decidiram não entrar para a universidade, e se mudaram para Teignmouth. O nome Muse foi inspirado pelo professor de arte de Matt que mencionou a palavra Muses. Matt abreviou para Muse. A banda fez seus primeiros shows em Londres e Manchester, apoiando o Skunk Anansie em turnê, e se reuniu com o produtor musical Dennis Smith. O seu primeiro EP Muse EP, foi lançado em 11 de maio de 1998 no selo Dangerous. O segundo EP Muscle Museum EP, que foi foi lançado em 11 de janeiro de 1999. O EP ganhou exposição nacional graças à NME que apresentou o Muse após o lançamento. O EP entrou na NME Indie Singles Chart no número 3. Dennis Smith apresentou a banda para Safta Jaffery, que tinha acabado de fundar a gravadora Taste Media. Em 1999, o Muse se apresentou no Woodstock '99 e assinou com Smith e Jaffery. A banda começou a fazer uma série de apresentações pelos Estados Unidos durante aquele ano. 

 

O primeiro álbum de estúdio da banda, Showbiz foi lançado em 7 de setembro de 1999. O segundo álbum, Origin of Symmetry, foi lançado em 17 de julho de 2001. O álbum alcançou a posição 3 na UK Albums Chart. O álbum só foi liberado nos EUA em 2005 depois que o Muse fechou com a gravadora Warner. O terceiro álbum, Absolution, foi lançado em 15 de setembro de 2003. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart. O pai do baterista Dominic Howard, Bill Howard, que foi ao festival assistir a banda, morreu de ataque cardíaco. O Muse também participou do Live 8 em Paris. A banda tocou no Glastonbury Festival em junho de 2004. Em 2004, durante a Absolution Tour, Bellamy quebrou 140 guitarras, um recorde mundial de mais guitarras quebradas em uma turnê. O seu seu quarto álbum de estúdio, Black Holes and Revelations, foi lançado em julho de 2006. O álbum ficou no topo na UK Albums Chart, e alcançou a posição 9 na Billboard 200. Em agosto de 2006, o Muse gravou uma sessão ao vivo no Abbey Road Studios para o programa de TV Live from Abbey Road. Em 2008, o Muse se apresentou na América Latina, passando pelo México, Colômbia, Argentina, Chile e Brasil.  O Muse se apresentou no Rock in Rio Lisboa em 6 de junho de 2008.

 

O Muse encabeçou o Glastonbury Festival de 2010 junto Stevie Wonder. Em abril de 2011, o Muse retornou ao Brasil como banda de abertura do U2 na 360° Tour, com três shows, em São Paulo, no Estádio do Morumbi. Durante a gravação do quinto álbum, Wolstenholme entrou em reabilitação para lidar com seu alcoolismo. O álbum The Resistance foi lançado em setembro de 2009, o primeiro álbum do Muse produzido pela banda. No 53º Grammy Awards em 13 de fevereiro de 2011, eles ganharam o Grammy de Melhor Álbum de Rock por The Resistance, sendo este o primeiro Grammy da banda. O Muse encabeçou os Festivais de Reading e Leeds em agosto de 2011, e também se apresentou no Lollapalooza em Chicago's Grant Park no mesmo mês. O Muse se apresentou no festival Rock in Rio, em setembro de 2013. O Muse lançou seu quarto álbum ao vivo, Live at Rome Olympic Stadium, em 29 de novembro de 2013, gravado no Stadio Olimpico, em Roma, em 6 de julho de 2013. O álbum Drones, foi lançado oficialmente em 8 de junho de 2015. Em 15 de fevereiro de 2016, o álbum ganhou o Grammy Award de Melhor Álbum de Rock no 58th Grammy Awards. Em 24 de junho, o Muse encabeçou o Glastonbury Festival pela terceira vez. Em junho, o Muse abriu o Festival Rock In Rio. O seu oitavo álbum de estúdio, Simulation Theory, foi lançado em 9 de novembro de 2018.

 Rockdigital