top of page
mulheres.jpg
Os Mulheres... - Sub (Yellow Submarine)
00:00 / 00:25
​Os Mulheres Negras

 

É uma banda brasileira de Pop Rock Experimental. Os músicos André Abujamra e Maurício Pereira se conheceram em 1984, durante um curso de percussão africana. Eles formaram o duo Os Mulheres Negras no ano seguinte, e se tornam populares no circuito cultural alternativo de São Paulo. André, filho do diretor de teatro Antônio Abujamra, assumiu os vocais, guitarra e teclados, e Maurício também assumiu nos vocais e o saxofone. Eles costumavam se apresentar com sobretudos e chapéus-coco de palha, e se autodenominavam a terceira menor big band do mundo. O seu primeiro álbum, Música e Ciência, foi lançado em dezembro de 1988 pela WEA. O álbum foi um fracasso comercial apesar da boa recepção crítica. A canção "Sub" é uma versão em português de "Yellow Submarine", dos Beatles. O seu segundo álbum, Música Serve Para Isso, foi lançado em 8 de novembro de 1990 pela WEA.

 

Em 1991, o duo foi dissolvido. Abujamra formou o projeto Karnak de World Music em 1992, e também se tornou um compositor e ator de cinema e TV. Pereira começou uma carreira solo, e lançou o seu primeiro álbum, Na Tradição, que foi lançado em 1995. No mesmo ano, eles se uniram para escrever e interpretar músicas para a trilha sonora do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum da TV Cultura. Pereira lançou o seu segundo álbum solo, Mergulhar na Surpresa, em 1998.  Em 2001 os álbuns dos Mulheres Negras, foram relançados em CD. Em 2002, eles gravaram a música "Mestre Jonas" para a trilha sonora do filme Durval Discos, no qual Abujamra faz uma ponta como Fat Marley. Em 2003, Pereira formou o projeto paralelo Turbilhão de Ritmos, e lançou o seu terceiro álbum solo, Canções que um Dia Você Já Assobiou Vol. 1. O seu quarto álbum solo, Pra Marte, foi lançado em 2007, e o seu quinto álbum, Carnaval Turbilhão, lançado em 2010.

 

Em 2012, Os Mulheres Negras retornaram oficialmente à ativa. Em 2013, a carreira da banda foi o tema do filme Música Serve Pra Isso - Uma História dos Mulheres Negras, documentário dirigido por Bel Bechara e Sandro Serpa que ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Festival InEdit pelo voto popular. Os Mulheres Negras se apresentaram no Auditório Ibirapuera em 25 de agosto, após a exibição do documentário. Em 2015 eles realizaram uma turnê especial pelo Brasil para comemorar seus 30 anos de carreira. Em 2017, a dupla participou da coletânea Outro Tempo, produzido pelo produtor e DJ John Goméz com as faixas "Mãos Colorida" e a versão de "Eu Só Quero Um Xodó". Em 2019, o Clube do Vinil da revista Noize, relançou uma edição especial do álbum, Música Serve Para Isso.

bottom of page