Paradise Lost
É uma banda inglesa de Gothic Metal. Em 1988, na cidade de Halifax, Inglaterra, a banda foi formada pelo vocalista Nick Holmes, os guitarristas Gregor Mackintosh e Aaron Aedy, o baixista Stephen Edmondson e o baterista Matthew Archer. Eles assinaram com a gravadora Peaceville Records logo após a gravação da sua primeira demo. O seu primeiro álbum, Lost Paradise, foi lançado em fevereiro de 1990, e teve a participação da Kay Field nos vocais femininos. O seu segundo álbum, Gothic, foi lançado em 19 de março de 1991. A banda deixou a Peaceville e assinou um contrato com a Music For Nations. O seu terceiro álbum, Shades of God, foi lançado em 14 de junho de 1992. O seu primeiro EP, As I Die, foi lançado em 7 de fevereiro de 1993, e foi o mais aclamado no programa Single of the Week da MTV europeia, onde alcançou alta rotatividade. O seu quarto álbum, Icon, foi lançado em 28 de setembro de 1993. Esse trabalho resultou no sepultamento definitivo do estilo Death Metal da banda. O seu terceiro EP, Gothic EP, foi lançado em 30 de junho de 1994. A banda se apresentou no show Rock in the Ring, em Nuremberga, Alemanha. No fim de 1994, o baterista Matt Archer saiu da banda e foi substituído por Lee Morris.
O seu quinto álbum, Draconian Times, foi lançado em 12 de junho de 1995. Foi o primeiro álbum que alcançou a UK Albums Chart, na posição 16. O seu sexto álbum, One Second, foi lançado em 14 de julho de 1997, e alcançou a posição 31 na UK Albums Chart. A canção "Say Just Words" alcançou a posição 53 na UK Singles Chart, e foi a sua melhor colocação nas paradas de singles britânicas. O álbum causou certo alvoroço entre os fãs pela utilização de bateria eletrônica, ritmos inspirados no Synthpop dos anos 80 e menos guitarra. O seu sétimo álbum, Host, foi lançado em 24 de maio de 1999 pela EMI Group Limited. A influência do som Gótico/Synthpop dos anos 80 aumentou consideravelmente, sendo o álbum muito semelhante ao som da banda Depeche Mode. O seu oitavo álbum, Believe in Nothing, foi lançado em 26 de fevereiro de 2001. Na turnê de apoio, a banda tocou no Festival Wacken Open Air. O seu nono álbum, Symbol of Life, foi lançado em 21 de outubro de 2002 pela GUN Records. O álbum marcou o retorno a um som muito mais pesado. Em 2004, Lee Morris saiu da banda e foi substituído por Jeff Singer. O seu décimo álbum, Paradise Lost, foi lançado em 17 de março de 2005. O seu décimo primeiro álbum, In Requiem, foi lançado em 21 de maio de 2007 pela Century Media Records.
Em 2008, o baterista Jeff Singer saiu da banda e foi substituído por Mark Heron, um músico de seção. O seu décimo segundo álbum, Faith Divides Us – Death Unites Us foi lançado em 25 de setembro de 2009. O baterista de seção Peter Damin tocou no álbum, substituindo Mark Heron. O baterista Adrian Erlandsson se juntou à banda em 2009. O seu décimo terceiro álbum, Tragic Idol, foi lançado em 18 de abril de 2012. O álbum foi influenciado pelo Doom Metal clássico e pelo Metal clássico. O seu décimo quarto álbum, The Plague Within, foi lançado em 1 de junho de 2015. O álbum marca um retorno ao estilo Death/Doom do início da carreira, ainda que misturado com o Gothic Metal. O baterista Adrian Erlandsson saiu da banda e foi substituído por Waltteri Väyrynen. O seu décimo quinto álbum, Medusa, foi lançado em 1 de setembro de 2017, pela Nuclear Blast. O seu décimo sexto álbum de estúdio, Obsidian, foi lançado em 15 de maio de 2020. O álbum alcançou a posição 32 na UK Albums Chart. Foi último álbum da banda com Waltteri Väyrynen na bateria, que se juntou ao Opeth em 2022. Väyrynen foi substituído por Guido Montanarini. Em 24 de março de 2023, ele se tornou um membro oficial da banda.