Poco

É uma banda americana de rcountry rock. Quando o Buffalo Springfield se separou, Richie Furay, Messina e Rusty Young decidiram iniciar sua própria banda. Sua formação original foi Furay no vocal e guitarra rítmica, Messina na guitarra, vocais e produção, Rusty Young na guitarra, banjo, bandolim e vocais, George Grantham na bateria e vocais e Randy Meisner no baixo e vocal. A banda assinou um contrato de gravação com a Epic Records. Originalmente, a nova banda foi chamada de Pogo, do personagem da American Comic Strip, mas foi mudado quando seu criador do personagem, Walt Kelly, ameaçou processar a banda. Durante a gravação do álbum do seu primeiro álbum, Meisner deixou a banda como resultado de um conflito com Furay. Meisner mais tarde se tornou um membro fundador do Eagles. O seu primeiro álbum, pickin' up the Pieces, foi lançado em 1969, e é considerado um álbum pioneiro do gênero country rock. O álbum alcançou a posição 63 na Billboard 200. O baixista Timothy B. Schmit se juntou à banda em setembro de 1969. O seu segundo álbum de estúdio, Poco, foi lançado em 1970, e alcançou a posição 58 na Billboard 200. O seu terceiro álbum e o primeiro ao vivo, deliverin', lançado em 13 de janeiro de 1971, e tornou-se o primeiro álbum da banda a chegar no Top 40 na Billboard 200, alcançando a posição 26.

 

Messina deixou a banda em outubro 1970. Em 1973, Furay saiu da banda após o lançamento do quinto álbum, Crazy Eyes. A banda decidiu não substituir Furay e continuou como um quarteto. Em 1977, após a saída do baixista Schmit, a banda decidiu fazer uma pausa, e logo após selecionaram os britânicos Steve Chapman na bateria e Charlie Harrison no baixo. O decimo primeiro álbum, Legend, foi lançado em 1978, e tornou-se o álbum mais bem sucedido da banda, alcançando a posição 14 na Billboard 200. O tecladista Kim Bullard se juntou à banda em dezembro de 1978. Após um longo período com lançamentos de álbuns fora das paradas, a banda re-emergiu com o décimo sétimo álbum, legacy, lançado em 23 de setembro de 1989, reunindo os membros originais Young, Furay, Messina, Grantham e Meisner, 20 anos após a estreia do Poco. O álbum alcançou a posição 40 na Billboard 200. Em 1991, o Poco excursionou como um trio acústico com Young, Messina e Meisner, e com o baterista Gary Mallaber que se juntou a eles no Japão em julho. Mas no final de 1991, Messina e Meisner retornaram para suas carreiras individuais.

 

Rusty Young uniu-se com Paul Cotton, e trouxe o baixista Richard Nevilleno e o baterista Tim Smith, e excursionou até o final da década de 1990, embora em um cronograma muito limitado. Young e Cotton ocasionalmente também apareceram com um duo acústico. Grantham e Sundrud reingressaram em 2000. Em julho de 2004, Grantham sofreu um AVC durante uma performance ao vivo. O baterista George Lawrence tornou-se um membro permanente em 2005. A recuperação de Grantham foi lenta e cara, e a banda criou um fundo de doadores em seu site oficial. Richie Furay e Jim Messina voltaram para várias performances. No início 2010, Paul Cotton deixou o Poco, citando publicamente uma disputa financeira com Young. O décimo nono álbum de estúdio, All Fired Up, foi gravado em Nashville e lançado em fevereiro de 2013. No 45º ano da banda, Rusty Young foi o único membro original. No final de 2013, Rusty Young anunciou sua aposentadoria, com a idade de 68. O Poco foi induzido no Colorado Music Hall of Fame no Teatro Paramount em Denver, Colorado no dia 9 de janeiro de 2015. Em 2016, o baterista Lawrence foi substituído por Rick Lonow. O guitarrista Lex Browning substituiu Michael Webb em 2018.

 Rockdigital