Radiohead

 

É uma banda inglesa de rock alternativo. Os membros da banda estudaram juntos numa escola pública só para rapazes chamada Abingdon. Thom Yorke, Colin Greenwood, Phil SelwayEd O'Brien e Jonny Greenwood. Em 1985, eles formaram a banda On a Friday, fazendo referência ao único dia da semana em que podiam ensaiar. Em 1991, quando todos haviam completado seus estudos universitários exceto Jonny, a On a Friday reagrupou-se e começou a gravar algumas demos. A banda assinou um contrato com a EMI Records no fim de 1991. A banda mudou seu nome para Radiohead, inspirado no título de uma canção do álbum True Stories, do Talking Heads. O seu primeiro EP, Drill, foi  lançado em março de 1992. Com o lançamento do single "Creep". O seu primeiro álbum, Pablo Honey, foi lançado em fevereiro de 1993. O álbum alcançou baixas posições nas paradas musicais britânicas. Inesperadamente, durante sua turnê norte-americana, o videoclipe de "Creep" recebeu intensa rotação na MTV. A canção alcançou a segunda posição na Billboard Modern Rock Tracks. O seu segundo álbum, The Bends, foi lançado em maio de 1995. Os singles "Fake Plastic Trees", "Just" e "Street Spirit (Fade Out)" atingiram boas posições nas paradas musicais. 

 

O seu terceiro álbum de estúdio, OK Computer, foi lançado em Junho de 1997. Foi o primeiro álbum da banda que alcançou o topo na parada britânica. O Radiohead recebeu o Grammy Award de Melhor Álbum Alternativo. O single "Karma Police" alcançou a posição 14 na Billboard Modern Rock Tracks. Após a turnê de 1997-1998, o Radiohead passou um grande tempo inativo, a única performance pública da banda foi em 1998 em Paris, num concerto para a Anistia Internacional. Algum tempo depois, Thom Yorke admitiu que durante este período a banda esteve muito próxima do fim, e que ele desenvolveu depressão. O quarto álbum de estúdio da banda, Kid A, foi lançado em outubro de 2000. Foi o maior sucesso comercial do Radiohead até hoje, estreando no topo na Billboard 200 e nas paradas de vários países. O álbum recebeu o Grammy Award de Melhor Álbum Alternativo. Enquanto promoviam o álbum Kid A, a banda decidiu fazer uma turnê européia, livre de propagandas, e na América do Norte, tocando em pequenos teatros. O seu quinto álbum, Amnesiac, foi lançado em junho de 2001, alcançando o segundo lugar na Billboard 200. Após o lançamento do álbum, a banda embarcou em uma turnê mundial. O seu sexto álbum, Hail to the Thief, foi lançado em 9 de junho de 2003, estreando na terceira posição na Billboard 200. O Radiohead realizou uma turnê internacional, que começou em junho de 2003 no Festival de Glastonbury, e terminou no meio de 2004, no Festival Coachella.

 

Após essa turnê, a banda entrou em hiato, os membros do Radiohead passaram o resto de 2004 trabalhando em seus projetos solo. Em julho de 2006, Yorke lançou seu primeiro álbum solo, The Eraser, composto principalmente por música eletrônica. O Radiohead cancelou seu contrato com a EMI. O seu sétimo álbum, In Rainbows, foi  lançado em 10 de outubro de 2007, sob a forma de download digital, onde os compradores escolhiam o quanto queriam pagar pelas músicas. Yorke formou a banda Atoms for Peace para tocar ao vivo o seu álbum The Eraser. Em janeiro de 2010, o Radiohead tocou seu único concerto do ano no Henry Fonda Theatre de Los Angeles como um benefício para a Oxfam. Os ingressos foram leiloados, para o socorro as vitimas do terremoto de 2010 no Haiti. O oitavo álbum da banda, The King of Limbs, foi lançado em 18 de fevereiro de 2011, como um download em seu site. O seu nono álbum, A Moon Shaped Pool, foi lançado em 8 de maio de 2016 no site do Radiohead e nas lojas de música on-line. Em 2016, 2017 e 2018, o Radiohead excursionou pela Europa, Japão e América do Norte e do Sul, incluindo nos festivais Coachella e Glastonbury. No dia 29 de março de 2019, o Radiohead foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame, sem a presença de Thom Yorke.

 

 Rockdigital