Talking Heads

Foi uma banda americana de Rock. No início, o grupo era apenas David Byrne no vocal, guitarra e Chris Frantz na bateria, que tocavam e compunham sob o nome de The Artistics. Em 1974, a namorada de Chris, a baixista Tina Weymouth se juntou a eles e então David mudou o nome da banda para Talking Heads. A primeira grande apresentação da banda ocorreu no dia 8 de junho de 1975, quando fizeram a abertura do show do Ramones no CBGB's Club, em Nova York. Em 1976 acrescentaram mais um membro, o guitarrista e tecladista Jerry Harrison, um ex-membro do The Modern Lovers. Rapidamente a banda se articulou e conseguiu fechar um contrato como a Sire Records associada da Warner Bros. O primeiro single da banda "Love Building on Fire" foi lançado em 1977. O seu primeiro álbum, Talking Heads: 77, foi lançado em 16 de setembro de 1977, e já mostrava o rock e o punk misturados com sons experimentais, por influência de grupos como Velvet Underground


O seu segundo álbum, More Songs About Buildings and Food, foi lançado em 14 de julho de 1978, numa colaboração com o produtor inglês Brian Eno que se tornou uma espécie de quinto elemento da banda e passou a colaborar com novos estilos musicais. É dessa época o cover de Al Green, "Take Me to the River". O álbum alcançou a posição 29 na Billboard Pop Albums Chart e  21 na UK Albums Chart. O seu terceiro álbum, Fear of Music,  foi lançado em 3 de agosto de 1979, cujo foco estava no flerte com o clima dark do pós-punk rock. O seu quarto álbum, Remain in Light, foi lançado em 8 de outubro de 1980, e passam a ter uma maior influência da world music, principalmente ritmos africanos. Frantz e Weymouth formaram o Tom Tom Club em 1981.O Talking Heads fica 3 anos produzindo apenas o álbum ao vivo, The Name of This Band Is Talking Heads, lançado em 24 de março de 1982. Nessa época, a banda perde o produtor Brian Eno, que passa a se dedicar à banda irlandesa U2.

 

O seu quinto álbum, Speaking in Tongues, foi lançado em 1 de junho de 1983, um trabalho mais comercial que gerou o primeiro grande sucesso no Top 10 americano, "Burning Down the House". A turnê Stop Making Sense é considerada uma das melhores da história do rock, e foi a última da banda. No segundo álbum ao vivo, Stop Making Sense, foi lançado em 12 de setembro de 1984. O seu sexto álbum, Little Creatures, foi lançado em 10 de junho de 1985. O seu sétimo álbum, True Stories, foi lançado em Foi lançado em 15 de setembro de 1986. O seu oitavo álbum, Naked, foi lançado em 15 de março de 1988. Após o lançamento, a banda começou a se dissolver. O álbum True Stories, foi trilha sonora para um estranhíssimo filme dirigido pelo próprio Byrne que teve como hits "Radiohead" que inclusive deu nome a banda inglesa liderada por Thom Yorke, o Radiohead. Após um espaço de 3 anos sem gravações e shows. No dia 2 de dezembro de 1991, David Byrne anunciou o fim do Talking Heads numa entrevista no Los Angeles Times. Em 18 de março de 2002, a banda foi induzida no Rock and Roll Hall of Fame.

 Rockdigital