top of page
mlovers.jpg
Modern Lovers - Roadrunner
00:00 / 00:25
The Modern Lovers

The Modern Lovers é uma banda americana de Rock Garage. Jonathan Richman se apaixonou pelo Velvet Underground enquanto ainda estava no ensino médio. Depois de se formar em 1969, ele se mudou para Nova York. Ele voltou para Boston e formou uma banda inspirada no Velvet Underground com seu amigo de infância e vizinho, o guitarrista John Felice. Eles recrutaram o baterista David Robinson e o baixista Rolfe Anderson, e se nomearam The Modern Lovers. Sua primeira apresentação foi apoiando a banda Paley Brothers em setembro de 1970. No início de 1971, Anderson e Felice saíram da banda e foram substituídos pelo baixista Ernie Brooks e pelo tecladista Jerry Harrison, completando a formação clássica da banda. Stuart Love, da Warner Bros., convidou a banda para gravar uma demo que despertou o interesse da A&M Records. Em abril de 1972, a Modern Lovers viajou para Los Angeles onde realizaram duas sessões de gravação. A banda se apresentou no Long Branch Saloon em BerkeleyFelice retornou por alguns meses após sua graduação, e a banda se mudou para Cohasset, em Massachusetts. Na véspera de Ano Novo de 1972, a banda apoiou o New York Dolls no Mercer Arts Centre

 

O seu primeiro álbum, The Modern Lovers, foi lançado em agosto de 1976 pela Beserkley Records, com as faixas originais gravadas em 1971 e 1972. No início de 1973, eles assinaram um contrato com a Warner Bros. A banda aceitou uma oferta para fazer uma residência no Inverurie Hotel, em Bermuda. Nesse período houve conflitos de personalidade entre os membros da banda. Richman queria eliminar todas as faixas que haviam gravado e recomeçar com um som mais melancólico e mais lírico. As sessões de gravações em setembro de 1973. Após o fracasso em completar o seu primeiro álbum, a Warner cancelou o contrato com a banda, e Robinson deixou a banda. Eles continuaram a se apresentar ao vivo por alguns meses com o baterista Bob Turner, mas depois de um desentendimento final entre Richman e Harrison sobre o estilo musical, a banda se separou em fevereiro de 1974. John Felice formou a The Real Kids, Jerry Harrison se juntou ao Talking Heads, David Robinson co-fundou o The Cars. No início de 1976, Richman montou a Jonathan Richman and The Modern Lover, com o guitarrista Leroy Radcliffe, o baixista Greg 'Curly' Keranen e o retorno do baterista David Robinson. Eles gravaram o seu primeiro álbum, Jonathan Richman e The Modern Lovers, que foi lançado em 1976 pela Beserkley Records. A canção "Roadrunner" alcançou a posição 11 na UK Singles Chart.

 

Robinson saiu novamente e foi substituído por D. Sharpe. O seu segundo álbum, Rock 'n' Roll with the Modern Lovers, foi lançado  em 1977. O álbum alcançou a posição 50 na UK Albums Chart. Keranen foi para a faculdade e foi substituído por Asa Brebner, que tocou nos álbuns, The Modern Lovers Live, lançado em 1978 e Back in Your Life em 1979. Em 1980, Richman reformou novamente o Modern Lovers, com Keranen, o baterista Michael Guardabascio e as backing vocals, Ellie Marshall e Beth Harrington. O seu segundo álbum, The Original Modern Lovers, foi lançado em outubro de 1981 pela gravadora Mohawk Records de Fowley, com canções gravadas pela banda em 1973. A Jonathan Richman and the Modern Lovers gravou o álbum, Jonathan Sings!, que foi lançado em 1983. A banda viajou para apoiar o álbum, mas se separou depois que Keranen saiu novamente em 1984. A encarnação final da The Modern Lovers ocorreu em 1985, com Andy Paley, Brennan Totten e Asa Brebner. O baterista David D. Sharpe faleceu em 1987, aos 39 anos. Richman finalmente retirou o nome The Modern Lovers depois do álbum, Modern Lovers 88, que foi lançado em 1987 pela Rounder Records. Asa Brebner faleceu em 2019, aos 65 anos.

bottom of page