Ram Jam

Foi uma banda de rock americana. Bill Bartlett saiu da Lemon Pipers para formar a banda Starstruck, com Steve Walmsley no baixo e Bob Nave no órgão. Walmsley deixou a banda e foi substituído por David Goldflies. Enquanto estava no Starstruck, Bartlett gravou a canção "Black Betty" de Lead Belly, e se tornou um sucesso regional. Depois a canção foi levada pelos produtores em Nova York, e formaram a banda Ram Jam. Eles relançaram a música e se tornou um sucesso instantâneo entre os ouvintes, e alcançou a posição 18 nas paradas de singles nos Estados Unidos e no Top 10 no Reino Unido e na Austrália. A banda foi composta pelo guitarrista Bill Bartlett, pelo baixista Howie Arthur Blauvelt, pelo baterista Pete Charles e pelo vocalista Myke Scavone. O guitarrista Jimmy Santoro, viajou com a banda em apoio ao seu primeiro álbum, Ram Jam, lançado em janeiro de 1977. 

 

O single "Black Betty" ficou na posição 7 nas paradas de singles do Reino Unido. O álbum alcançou o número 34 na Billboard Pop Albums nos EUA. A banda foi rebatizada de American Ram Jam para o mercado do Reino Unido para evitar confusão com uma banda do Reino Unido com o mesmo nome. Dois grupos de direitos civis, a NAACP, a Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor e o CORE, o Congresso de Igualdade Racial, pediram um boicote à música alegando que insultou mulheres negras.  O seu segundo álbum, Portrait of the Artist as a Young Ram, lançado em 1978, conseguiu pouco sucesso, apesar da adição do guitarrista Jimmy Santoro e do vocalista Myke Scavone. Bartlett tinha deixado a banda e não tocou no álbum.

 

Em 1990, foi lançado The Very Best of Ram Jam que é um álbum de compilação dos dois álbuns de estúdio da banda. Howie Blauvelt morreu de ataque cardíaco em 25 de outubro de 1993. O seu terceiro álbum, Thank You Mam, foi lançado em 1994, na Alemanha. O álbum contém mais uma versão de "Black Betty" intitulado "Black Betty '95", agora com um toque mais orientado a dança. O álbum tem um som pesado, mas muito comercial. O ex-baterista Pete Charles morreu em 2002. O álbum Portrait of the Artist as Young Ram de 1978, foi reeditado pela Rock Candy Records da Inglaterra em 2006. Ele está listado nas listas do Top 100 no livro de Martin Popoff, The Collector's Guide to Heavy Metal Volume 1: The Seventies

 Rockdigital