Rise Against

 

É uma banda americana de punk rock. Joe Principe e Dan Wleklinski eram membros da 88 Fingers Louie, uma banda de punk rock de Chicago, que teve um sucesso moderado, mas se desfez em duas ocasiões diferentes no final dos anos 90. Após o segundo rompimento, Principe e Wleklinski decidiram formar a banda Transistor Revolt, e recrutaram o baterista Toni Tintari, o guitarrista Kevin White e o vocalista Tim McIlrath. A banda lançou o EP, Transistor Revolt em 2000. O EP atraiu a atenção da comunidade punk local, incluindo Fat Mike, o vocalista do NOFX e co-fundador da gravadora independente Fat Wreck Chords, que ofereceu um contrato de gravação, estipulando que eles mudassem seu nome, e Tintari sugeriu Rise Against. Depois de assinar com o Fat Wreck Chords, Tintari e White deixaram a banda, e o baterista Brandon Barnes foi contratado. Com sua nova formação, o Rise Against começou a trabalhar em seu álbum de estréia, The Unraveling, que foi lançado em 24 de abril de 2001. Para promover o álbum, o Rise Against viajou extensivamente pela América do Norte e Europa. Enquanto em turnê, Wleklinski deixou a banda e Phillip Hill ficou como o guitarrista principal durante a turnê, após o qual Kevin White retornou como um substituto.

 

Menos de um ano depois, White deixou a banda pela segunda vez, e foi substituído por Todd Mohney. O segundo álbum, Revolutions per Minute, foi lançado em 8 de abril de 2003. O álbum alcançou a posição 35 na Independent Albums nos EUA. A banda participou da Warped Tour de 2003 na América do Norte. A banda assinou um contrato com a Dreamworks em setembro de 2003. Mohney saiu da banda e foi substituído por Chris Chasse.  O terceiro álbum, Siren Song of the Counter Culture, foi lançado em 10 de agosto de 2004, e tornou-se o primeiro álbum da banda a alcançar a posição 136 na Billboard 200. O seu quarto álbum, The Sufferer & the Witness, foi lançado em 4 de julho de 2006. O álbum alcançou a posição 10 na Billboard 200, e foi o número 5 na Canadian Albums Chart, tornando-se o primeiro álbum da banda a ser exibido fora dos Estados Unidos. O Rise Against apoiou o álbum com a The Sufferer & the Witness Tour durante todo o segundo semestre de 2006 e todo o ano de 2007. Antes de uma turnê de 2007 com o My Chemical Romance, Chasse deixou a banda e Zach Blair se juntou pouco depois como guitarrista. Na época, Blair era um trabalhador da construção civil. A banda se apresentou em alguns festivais, como o KROQ Weenie Roast em Irvine, na Califórnia, e o Download Festival em Donington Park, na Inglaterra.

 

O  seu quinto álbum, Appeal to Reason, foi lançado em 7 de outubro de 2008 pela Interscope Records. O álbum alcançou o número três na Billboard 200, e alcançou o número um na Canadian Albums Chart. O Rise Against fez dois shows sul-americanos no Brasil e na Argentina e uma série de shows europeus no final de fevereiro e março de 2011. O sexto álbum, Endgame, foi lançado em 15 de março de 2011. A terceira música do álbum, "Make It Stop (September's Children)" faz referência aos suicídios em setembro de 2010, de adolescentes na comunidade LGBT. Em agosto de 2011, o Rise Against fez aparições nos Festivais de Reading e Leeds. A banda foi o principal ato de apoio para a turnê de outono do Foo Fighters nos EUA em 2011. Em março de 2013, o Rise Against tocou pela primeira vez em solo africano quando se apresentaram na África do Sul em Durban, Johannesburg e Cape Town. Em 2013, a banda decidiu fazer um hiato por um ano. Em janeiro de 2014 , os membros da banda se reuniram para gravar o sétimo álbum, The Black Market, que foi lançado em 15 de julho de 2014. O álbum alcançou a posição 3 na Billboard 200. Para promover o álbum, a banda fez uma turnê de 2014 e 2015. O seu oitavo álbum, Wolves, foi lançado em 9 de junho de 2017 pela Virgin Records. O álbum estreou na posição nove na  Billboard 200.

 Rockdigital