Roxette

Foi uma dupla de pop rock sueca. Marie Fredriksson participava da banda Strul, na qual cantava ao lado de seu namorado Stefans. Eles tocaram em festivais locais e até gravaram um single. Após o fim do Strul, Marie e um novo namorado, Martin Sternhuvsvud, formaram a banda MaMas Barn. O vocalista Per Gessle da banda sueca Gyllene Tider, dividiu um estúdio com Marie e ambos se tornaram amigos. Em 1981, Marie cantou pela primeira vez com a Gyllene, cantando ao fundo em um álbum de língua sueca da banda lançado em 1982, e que rendeu a banda o seu primeiro prêmio Rockbjörnen na categoria Melhor Grupo Sueco. O álbum The Heartland Café, foi lançado na língua inglesa em 1984. O álbum foi uma tentativa da banda em lançar uma carreira internacional, o que acabou não acontecendo. Eles escolheram o novo nome da banda do título da canção "Roxette" de 1975 da banda Dr. Feelgood. Posteriormente o nome Roxette seria utilizado para a parceria de Marie Fredriksson e Per Gessle. O seu primeiro álbum, Pearls of Passion, foi lançado em 31 de Outubro de 1986, juntamente com o single "I Call Your Name", que foi seguido por um álbum remix, Dance Passion, com as das mesmas canções do álbum. Alguns dos lançamentos do primeiro álbum chegaram a ser executados em rádios europeias fora da Suécia. O Roxette lançou o single "It Must Have Been Love (Christmas For the Broken-hearted)" que foi lançado em 23 de novembro de 1987 apenas na Suécia. 

 

O seu segundo álbum, Look Sharp!, foi lançado na Europa em 19 de outubro de 1988. A canção "The Look", é lançado como single do álbum no início de 1989. A EMI lançou o single "The Look" nos Estados Unidos, juntamente com o álbum Look Sharp!. O single alcançou o topo na Billboard Hot 100. Nessa época, a Touchstone Pictures procurou a EMI e o Roxette para uma contribuição para a trilha sonora do filme Pretty Woman, "It Must Have Been Love", gravação feita há dois anos, foi escolhida porque o Roxette não teve tempo para compor e gravar uma nova canção enquanto fazia shows em sua turnê. Eles usaram a antiga gravação, substituíram as referências ao Natal e mudaram a instrumentação. O filme foi lançado em março de 1990. A trilha sonora recebeu três Discos de Platina. "It Must Have Been Love" passou duas semanas no topo da Billboard Hot 100, e chegando ao topo dos rankings musicais em mais de 20 países. O seu terceiro álbum, Joyride, foi lançado em 28 de março de 1991 pela EMI. O álbum passou onze semanas no número um na parada de álbuns austríacos, e é um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. Na UK Albums Chart, estreou em segundo lugar. O álbum passaria mais de um ano na parada, alcançando a posição 12 na Billboard 200, e ganhou o seu primeiro Grammy Award como Grupo Pop do Ano. No início de 1993, o Roxette participou da série MTV Unplugged, sendo a primeira banda de língua não inglesa a gravar um acústico para a MTV. Nesse ano teve início a turnê Crash! Boom! Bang! World Tour 1994-95.

 

O Roxette foi o primeiro grupo que teve permissão para se apresentar na China desde o Wham! em 1985. Em setembro de 2002, após um desmaio, Marie Fredriksson foi diagnosticada com um tumor cerebral, que mais tarde foi removido com êxito em uma cirurgia. Com a doença e a reabilitação de Marie, a dupla entrou em um hiato, permitindo a Gessle lançar o seu álbum solo em língua sueca, Mazarin (Cupcake), em 2003. Durante sua recuperação, ela gravou o seu primeiro álbum solo em inglês, The Change, lançado em 10 de outubro de 2004. Per Gessle e a banda Gyllene Tider se reuniram para comemorar o aniversário de 25 anos da banda em 2004, Em 29 de novembro de 2005, a dupla compareceu em Londres, numa apresentação de prêmios pela Broadcast Music Incorporated. Gessle recebeu um prêmio por "It Must Have Been Love", que, até 2005, havia sido executada mais de 4 milhões de vezes nas rádios norte-americanas. Em agosto de 2010, eles tocaram “The Look”, na cerimônia de casamento da Princesa Vitória da Suécia. O décimo álbum de estúdio do duo sueco, Good Karma, foi lançado em 3 de junho de 2016. A dupla iria promover o álbum na etapa final da turnê RoXXXette 30th Anniversary Tour, mas foi cancelado após a vocalista Marie Fredriksson ser aconselhada pelos médicos a evitar turnês, devido à sua saúde. Marie Fredriksson morreu na manhã do dia 9 de dezembro de 2019, aos 61 anos.  

 Rockdigital