top of page
mckenzie.jpg
Scott McKenzie - San Francisco
00:00 / 00:25
r.i.p.png
Scott McKenzie

Philip Wallach Blondheim nasceu em Jacksonville Beach, Flórida no dia 10 de janeiro de 1939. Foi um cantor e compositor americano. Entre os amigos e conhecidos de sua juventude ele conheceu John Phillips. Os dois acabaram juntos no final dos anos 50. Formando o grupo vocal Folk chamado The Smoothies. Seu nome artístico surgiu de um incidente durante uma apresentação com os Smoothies em Ontário. Eles estavam com vários comediantes, e um deles sugeriu que devido a sua ascendência anglo-escocesa, que Blondheim se assemelhava a um cão Scottie, e começou a chamá-lo de Scott. Phillips acrescentou o McKenzie do nome que ele tinha dado a sua filha MacKenzie nascida em 1959, os dois nomes pareciam se encaixar. McKenzie e Phillips trabalharam juntos novamente.

 

Eles se separaram no momento em que Phillips formou o New Journeymen, um trio popular de Nova York no início dos anos 60, que eventualmente se transformou no Mamas & the Papas. McKenzie e Philips se juntaram para organizar o que era então conhecido como o Monterey Festival Internacional de Música Pop, organizado por Phillips e pelo produtor Lou Adler. Phillips escreveu uma canção em comemoração ao evento. O resultado foi "San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)", talvez o mais bem sucedido hino pop / hippie já registrado. Com o vocal suave e apaixonado de McKenzie apoiado por The Mamas & the Papas, a canção subiu para o número 4 na América e bateu o número 1 na Inglaterra e grande parte da EuropaDescobriu-se que McKenzie era um artista de uma só canção.

 

McKenzie sofria de crises de medo do palco de vários graus em diferentes pontos de sua vida, e nunca concretizou tanto quanto alguém com um Top 5 pudesse ter. Em 1970 McKenzie ressurgiu com um álbum de Country-rock, Stained Glass Morning, que passou relativamente despercebido. Em 1984, no entanto, John Phillips deu um concerto no Bitter End, em Nova York e perto do fim, ele anunciou Scott McKenzie como convidado especial e os dois tocaram "San Francisco". McKenzie fez parte de uma nova versão do The Mamas & the Papas juntos com Phillips. E ele co-escreveu um dos últimos hits dos Beach Boys no topo das paradas, "Kokomo" lançada em 1988. Ele ainda foi um dos The Mamas & the Papas no final da década de 1990, mas a partir de 2001 com a morte de John Phillips, ele foi oficialmente aposentado do negócio da música. McKenzie faleceu na sua casa, em Los Angeles no dia 18 de agosto de 2012, aos 73 anos. 

bottom of page