Scott McKenzie

Philip Wallach Blondheim nasceu em Jacksonville Beach, Flórida no dia 10 de janeiro de 1939. Foi um cantor e compositor americano. Entre os amigos e conhecidos de sua juventude ele conheceu John Phillips. Os dois acabaram juntos no final dos anos 50. Formando o grupo vocal folk chamado The Smoothies. Seu nome artístico surgiu de um incidente durante uma apresentação com os Smoothies em Ontário. Eles estavam com vários comediantes, e um deles sugeriu que devido a sua ascendência anglo-escocesa, que Blondheim se assemelhava a um cão Scottie, e começou a chamá-lo de Scott. Phillips acrescentou o "McKenzie" do nome que ele tinha dado a sua filha MacKenzie nascida em 1959, os dois nomes pareciam se encaixar. McKenzie e Phillips trabalharam juntos novamente.

 

Eles se separaram no momento em que Phillips formou o New Journeymen, um trio popular de Nova York no início dos anos 60, que eventualmente se transformou no Mamas & the Papas. McKenzie e Philips se juntaram para organizar o que era então conhecido como o Primeiro Monterey Festival Internacional de Música Pop (nunca houve um segundo), organizado por Phillips e pelo produtor Lou Adler. Phillips escreveu uma canção em comemoração ao evento. O resultado foi "San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)", talvez o mais bem sucedido hino pop / hippie já registrado. Com o vocal suave e apaixonado de McKenzie apoiado por Mamas & the Papas, a canção subiu para o número quatro na América e bateu o número um na Inglaterra e grande parte da Europa. Descobriu-se que McKenzie era um artista de uma só canção.

 

McKenzie sofria de crises de medo do palco de vários graus em diferentes pontos de sua vida, e nunca concretizou tanto quanto alguém com um Top 5 pudesse ter. Em 1970 McKenzie ressurgiu com um álbum de country-rock, Stained Glass Morning, que passou relativamente despercebido. Em 1984, no entanto, John Phillips deu um concerto no Bitter End, em Nova York e perto do fim, ele anunciou Scott McKenzie como convidado especial e os dois tocaram "San Francisco". McKenzie fez parte de uma nova versão do Mamas & the Papas juntos com Phillips. E ele co-escreveu um dos últimos hit dos Beach Boys no topo das paradas, "Kokomo" lançada em 1988. Ele ainda foi um dos Mamas & The Papas no final da década de 1990, mas a partir de 2001 com a morte de John Phillips, ele foi oficialmente aposentado do negócio da música. McKenzie morreu na sua casa, em Los Angeles no dia 18 de agosto de 2012 com a idade de 73 anos. 

 Rockdigital