Shocking Blue

Foi uma banda de rock holandesa. A banda foi formada em Haia, na Holanda em 1967, por Robbie van Leeuwen na guitarra e cítara, Fred de Wilde nos vocais, Klaasje van der Wal no baixo e Cor van der Beek na bateria. O álbum de estreia, Shocking Blue foi lançado em 28 de julho de 1968 pela Polydor Records na Alemanha e foi relançado em 1970 como Beat With Us. Este foi o último álbum com Fred de Wilde como vocalista, que saiu da banda no mesmo ano, e Mariska Veres assumiu os vocais. Robbie van Leeuwen contratou Veres na tentativa de assimilar a forma que o Jefferson Airplane fez ao adicionar uma cantora. O segundo álbum, At Home foi lançado em 1969 pela Pink Elephant Records. É o álbum de estreia de Mariska Veres.

 

Lançado em 2 de outubro de 1969, como um single do terceiro álbum da banda, a canção, "Venus", chegou ao topo das paradas na Billboard Hot 100 dos EUA em fevereiro de 1970, liderando por três semanas, e foi a primeira canção holandesa nas paradas. Nunca mais a banda conseguiu tal sucesso nos EUA. Scorpio's Dance foi o terceiro álbum da banda. Foi lançado em 1970 pela Pink Elephant Records. Nesse ano, Leo van de Ketterij entrou para a banda como o segundo guitarrista, mas deixou menos de um ano depois. Third Album é o quarto álbum lançado em 1971. Apesar de ser intitulado o terceiro Álbum, provavelmente significa o terceiro álbum com Mariska Veres. Klaasje van der Wal saiu da banda e foi sucedido por Henk Smitskamp. O quinto álbum, Inkpot foi lançado em 1972. A música titulo do álbum foi mais conhecida em Hong Kong como a música temática de Mark Six, um jogo de loteria televisionado.

 

Em 1973, Robbie van Leeuwen se retirou do cargo de guitarrista principal, e no palco foi substituído por Martin van Wijk. O sétimo e último álbum da banda, Good Times foi lançado em 1974. No mesmo ano, Robbie Van Leeuwen e mais tarde Mariska Veres deixaram o grupo, causando a separação da banda. O Shocking Blue fez um retorno em 1979 e gravou "Louise" como seu primeiro single desde a sua separação em 1974. No entanto, a música nunca foi lançada por razões desconhecidas. Mariska Veres participou do encontro da banda em 1980, depois ela começou uma carreira solo em 1982. A banda fez outro retorno em 1984. Mariska Veres morreu de câncer em 2 de dezembro de 2006 aos 59 anos em Haia, na Holanda. O baixista Klaasje van der Wal morreu no dia 12 de fevereiro de 2018 aos 69 anos de idade.

 Rockdigital