É uma banda de pop rock cristão americano. O guitarrista Matt Slocum conheceu Leigh Nash no início dos anos 90. Eles gravaram uma demo, que circulou como The Original Demos, com o baixista TJ Behling. O seu primeiro álbum, The Fatherless and the Widow, lançado em 26 de abril de 1994 pela gravadora independente REX Music. Logo após o lançamento, Slocum deixou a banda Love Coma para se dedicar ao Sixpence None the Richer em tempo integral. O nome veio em referência a uma passagem do livro Cristianismo Puro e Simples, de C.S. Lewis. A banda adicionou o guitarrista Tess Wiley, o baixista Joel Bailey e o baterista Dale Baker em turnê em apoio ao ao álbum pelos EUA. No outono de 1994, a banda partiu para sua primeira turnê pela Europa. A banda adicionou o baixista JJ Plasencio para o seu segundo álbum, This Beautiful Mess, lançado em 18 de abril de 1995. Logo após o lançamento do álbum, Wiley deixou a banda. O seu terceiro álbum, Sixpence None the Richer, foi lançado em 1997. O single, "Kiss Me" foi o primeiro desse álbum e o primeiro single da banda, lançado em 1999. 

 

Em 1997, o grupo assinou contrato com a Squint Entertainment. O baixista Placencio tocou na maior parte do terceiro álbum, e deixou a banda e foi substituído por Justin Cary, que entrou na banda na mesma época do segundo guitarrista Sean Kelly. O terceiro álbum, Sixpence None the Richer, foi lançado em 22 de novembro de 1997. O single "Kiss Me" alcançou o número 4 nas paradas de singles do Reino Unido e Nova Zelândia, bem como o número 1 na parada de singles da Austrália e do Canadá. Outro single do álbum, o cover "There She Goes", do The La. A banda tinha um álbum pronto para o lançamento, mas a Squint Entertainment começou a desmoronar, deixando a banda no limbo por vários anos. Baker deixou a banda e foi substituído por Rob Mitchell, antes do lançamento do quarto álbum, Divine Discontent, em 29 de outubro de 2002. Em 26 de fevereiro de 2004, Matt Slocum anunciou que o grupo havia se separado.

 

Em 22 de julho de 2004, foi relatado que Matt Slocum havia iniciado uma nova banda, o Astronaut Pushers. Leigh Nash começou a trabalhar em um álbum solo, Blue on Blue no outono de 2005. Em novembro de 2007, o Sixpence None the Richer se reuniu. Eles lançaram o EP My Dear Machine no site NoiseTrade em 2008. O quinto trabalho foi o álbum de Natal, The Dawn of Grace, lançado a 14 de outubro de 2008. A banda assinou um contrato com a Credential Recordings e tocou no Greenbelt Festival 2009 no Reino Unido. O sexto álbum da banda, Strange Conversation, estava originalmente agendado para 2010. A data de lançamento foi alterado para 8 de março de 2011, e depois foi renomeado para Lost in Transition, e foi lançado em 7 de agosto de 2012. Em 12 de novembro de 2016, a banda se apresentou no Love Love Festival Rock in Taipei, Taiwan.

Sixpence None the Richer

 Rockdigital