The La's
Foi uma banda de Rock inglesa. A banda foi formada em 1983 em Livepool, na Inglaterra, por Mike Badger. Lee Mavers e Sean Eddleston ingressaram em 1984 como guitarristas, e Mavers ganhou destaque como compositor. Eddleston saiu no ano seguinte. Bernie Nolan foi o baixista original, até a entrada de John Power que se juntou a banda em 1986. Badger deixou a banda no final de 1986 para formar a The Onset. A banda atraiu a atenção de várias gravadoras após uma série de apresentações em sua cidade natal em 1986, e fitas demo copiadas de uma sessão no estúdio em Liverpool que começaram a circular. Uma dessas fitas demo foi enviada para a Underground Magazine. Um jornalista com a tarefa de revisar bandas não assinadas deu a fita para Andy McDonald na Go Discs. Várias gravadoras mais tarde se interessaram em assinar com a banda. A banda optou por assinar com a Go! Discos. O primeiro single da banda "Way Out" foi mixado com o produtor Gavin MacKillop. Quando foi lançado em outubro de 1987, entrou no Top 100. A banda continuou a se apresentar em todo o Reino Unido e ganhou sucesso ao vivo. O single "There She Goes" foi lançado em 1988 com os lados B "Come in Come Out" e "Who Knows". A música ganhou atenção moderada e airplay, mas teve um desempenho ruim nas paradas. O videoclipe de "There She Goes" apresenta a banda correndo pelas ruas decadentes de Liverpool. O The La's passou dois anos gravando e regravando inutilmente seu álbum de estreia, com uma formação de banda em constante mudança, onde apenas o núcleo de Mavers e Power permaneceu o mesmo. A formação da banda se estabeleceu em 1989 com o irmão de Lee, Neil Mavers na bateria, e Peter "Cammy" Cammell como guitarrista.
O seu primeiro álbum, The La's, foi lançado em 1990. O álbum alcançou a posição 30 na UK Albums Chart, mas não se saiu tão bem no exterior. O álbum só alcançou a posição 196 na Billboard 200. O álbum inclui, entre material novo, versões regravadas de todos os singles anteriores, incluindo uma versão remixada de "There She Goes", que foi então relançado como single. Desta vez, a música alcançou a posição 13 na UK Singles Chart. O baixista John Power deixou a banda em 13 de dezembro de 1991. A banda parou de fazer turnês e ensaiar em 1992 até novas reuniões de curta duração, com várias formações, ao longo dos anos 1990 e 2000. O The La's se reuniu esporadicamente para uma série de apresentações ao vivo ao longo de 1994 e 1995. O retorno foi causado devido a uma dívida de merchandising da turnê americana de 1991. A banda reformada consistia em diferentes formações para cada show. Em 1996, Mavers começou a gravar no estúdio The Arch em Kew, em Londres. Inicialmente trabalhando sozinho, e mais tarde se juntou a ele o vocalista Edgar Jones, Lee Garnett e Neil Mavers. Após o colapso da Go! Discos, o contrato de gravação com a gravadora foi adquirido pela PolyGram e terminou em 1998. Em 1998, Mavers começou a ensaiar com a banda de Liverpool, então sem contrato, a The Crescent. No final da década de 1990, Mavers renovou contato com o membro fundador Mike Badger e, posteriormente, dois álbuns de compilação de demos iniciais e gravações caseiras foram lançados pela The Viper Label, o álbum, Lost La's 1984-1986: Breakloose em 1999 e o álbum, Lost La's 1986-1987: Callin' All, lançado em 2001. Em 1998, Cammell e o baterista Neil Mavers continuaram a trabalhar juntos após a separação do The La's sob o nome de Cami.
Neil Mavers e Cammell se reuniram brevemente mais uma vez em 2002, tocando com outro ex-membro do The La’s, o guitarrista Barry Sutton em Heavy Lemon. A banda fez 3 shows em 18 meses antes de se separar. Uma biografia sobre a banda, In Search of The La's: A Secret Liverpool, foi publicado em 2003 pela MW Macefield. Após uma reunião entre Mavers e John Power, A The La's foi reformada em junho de 2005 com uma formação de Lee Mavers nos vocais, guitarra, John Power no baixo, backing vocals, Jay Lewis na guitarra e Nick Miniski na bateria, tocando datas na Inglaterra e Irlanda antes de uma aparição no festival Summer Sonic no Japão, bem como no Festival de Glastonbury de 2005 e outros festivais do Reino Unido. Após 3 shows, Miniski foi substituído pelo roadie Jim "Jasper" Fearon. Uma compilação das sessões de rádio ao vivo, La's BBC in Session, foi lançada em 18 de setembro de 2006. Em 2008, uma nova edição Deluxe do The La's foi lançada contendo o álbum perdido de Mike Hedges, gravações alternativas e gravações ao vivo para rádio e TV, incluindo inéditas canções "I Am the Key" e um cover de Buddy Holly "That'll Be the Day". O seu EP, Lost Tunes, foi lançado em 2008 apenas para download de gravações de estúdio e gravações alternativas. Em junho de 2011, Lee Mavers, acompanhado por Gary Murphy no baixo, fez um show surpresa em Manchester sob o nome de Lee Rude & The Velcro Underpants. Após isso, Mavers e Murphy reformaram o The La's e fizeram uma série de shows em todo o Reino Unido e na Europa, incluindo uma apresentação no festival Rock en Seine na França em agosto de 2011.