Steely Dan

É uma banda americana de rock e jazz fusion. Walter Becker e Donald Fagen se conheceram em 1967 no Bard College, em Annandale-on-Hudson, New York. Eles começaram a tocar em grupos locais. Becker e Fagen começaram a tocar em grupos locais. Depois que Fagen se formou em 1969, os dois se mudaram para o Brooklyn. Eles se juntaram a banda Jay and the Americans por cerca de um ano e meio. Gary Katz, um produtor da ABC Records sugeriu a Becker e Fagen formar a sua própria banda com os guitarristas Denny Dias e Jeff "Skunk" Baxter, o baterista Jim Hodder e o segundo vocalista David Palmer, e a banda assinou um contrato com a ABC Records. O seu primeiro single "Dallas" foi lançado em 1972. O seu primeiro álbum, Can't Buy a Thrill  foi lançado em novembro de 1972. Devido à relutância de Fagen em cantar ao vivo, Palmer lidou com a maioria das funções vocais no palco. Durante a primeira turnê, no entanto, Katz e Becker convenceu Fagen a assumir os vocais. Palmer deixou a banda enquanto gravava o seu segundo álbum, Countdown to Ecstasy, lançado em julho de 1973. O Steely Dan se manteve em evidência com seu terceiro álbum, Pretzel Logic, lançado em fevereiro de 1974.

 

Durante a turnê de lançamento do álbum, a banda passou a contar com o baterista Jeff Porcaro. O cantor e tecladista Michael McDonald foi contratado. A decisão de Fagen e Becker de deixar de lado as turnês para se concentrar em trabalhos de estúdio gerou um racha na banda. Descontentes, Baxter e Hooder saíram da banda. Os outros membros gradualmente deixaram a banda. A última apresentação do Steely Dan foi em 5 de julho de 1974, um concerto no Santa Monica Civic Auditorium, na Califórnia. Becker e Fagen recrutaram músicos de sessão para o seu quarto álbum, Katy Lied, lançado em março de 1975. O sexto álbum, Aja, foi lançado em setembro de 1977, e alcançou o Top 5 na Billboard 200, ganhando o primeiro prêmio Grammy Award da banda, de Engenharia de Melhor Gravação Projetada Não Clássica. Becker e Fagen fizeram uma pausa nas composições durante a maior parte de 1978, Dias permaneceu na banda durante a gravação do sétimo álbum, Gaúcho. O projeto não correu bem com reveses técnicos, legais e pessoais atrasaram o lançamento do álbum e, posteriormente, levaram Becker e Fagen a suspender sua parceria por mais de uma década. Baxter e McDonald se juntaram ao Doobie Brothers.

 

Becker foi atingido por um táxi enquanto atravessava uma rua de Manhattan, quebrando a perna direita em vários lugares e forçando-o a usar muletas. O álbum gaúcho foi finalmente lançado em novembro de 1980, e foi outro grande sucesso. O primeiro single do álbum, "Hey Nineteen", alcançou a posição 10 nas paradas Pop na Billboard. Em 1981, Becker e Fagen anunciaram uma nova suspensão de sua parceria. Depois de uma pausa que durou até 1993, Fagen e Becker voltaram a se reunir e a se apresentar nos EUA, lançando o álbum ao vivo, Alive in America em 1994. O seu oitavo álbum, Two Against Nature, lançado em 29 de fevereiro de 2000. O álbum ganhou quatro Grammy Awards. Em março de 2001, o Steely Dan foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2002, durante a gravação do nono álbum, Becker e Fagen demitiram seu engenheiro Roger Nichols, que trabalhava com eles há trinta anos. O seu nono álbum, Everything Must Go, foi lançado em 10 de junho de 2003. O engenheiro de estúdio de longa data Roger Nichols morreu de câncer no pâncreas em 10 de abril de 2011. A apresentação final de Becker aconteceu em 27 de maio no Greenwich Town Party, em Greenwich, Connecticut. Walter Becker morreu de complicações do câncer de esôfago em 3 de setembro de 2017. Em fevereiro de 2019, o Steely Dan embarcou em uma turnê pela Grã-Bretanha com Steve Winwood.

 Rockdigital