The Stone Roses

É uma banda de indie inglesa. O baixista Ian Brown e o guitarrista John Squire formaram a  banda The Patrol, que tocava cover do The Clash em 1980, junto com o vocalista e guitarrista Andy Couzens e o baterista Simon Wolstencroft. A banda acabou em 1981. Squire e Couzens começaram uma nova banda, a The Fireside Chaps, com o baixista Gary Mani Mounfield, depois recrutando o vocalista Kaiser e o baterista Chris Goodwin, e mudaram seu nome para The Waterfront. Goodwin saiu antes que a banda gravasse sua primeira demo. Brown se juntou a banda no final de 1983, por um tempo compartilhando vocais com Kaiser. O The Waterfront acabou, mas no final de 1983, Couzens decidiu novamente iniciar uma banda, e se aproximou de Brown. Eles recrutaram Wolstencroft, Pete Garner e Squire. Depois de ensaiar por algum tempo sem um nome da banda, Squire apareceu com The Stone Roses. A banda ensaiou durante seis meses. Wolstencroft saiu da banda nesse período, e Alan Wren assumiu a bateria em maio de 1984. Eles tocaram seu primeiro show como Stone Roses em 23 de outubro de 1984, apoiando Pete Townshend em um concerto anti-heroína no Moonlight Club em Londres. 

 

Em agosto eles voltaram para o estúdio para gravar seu primeiro álbum, Garage Flower. Infeliz com os resultados, e com a mudança de som da banda, foi arquivado. Couzens foi tirado da banda por Evans. Em junho de 1987, Garner anunciou que ele havia decidido deixar a banda, mas ficou até encontrar um substituto. Ele tocou seu último show com a banda no festival Larks in the Park em Liverpool. Rob Hampson foi o substituto de Garner, embora Hampson tenha durado apenas uma semana. O antigo baixista Gary Mounfield foi contratado, e tocou seu primeiro show com a banda em novembro de 1987. A Silvertone Records assinou um contrato de oito álbuns com a banda. O seu primeiro álbum, The Stone Roses, foi lançado em 2 de Maio de 1989, alcançando a posição 32 na UK Albums Chart. Mais tarde, em 1989, a banda lançou um single duplo, "Fools Gold / What the World Is Waiting For", que alcançou o número oito na UK Singles Chart em novembro. O single "Fools Gold" e se tornou a canção mais famosa da banda. Em julho, a banda lançou seu single final pela Silvertone, "One Love", que alcançou o número 4 na UK Singles Chart, sua maior colocação. A banda entrou em uma batalha legal prolongada para rescindir seu contrato de cinco anos com a Silvertone. Em maio de 1991 o tribunal liberou a banda de seu contrato.

 

O Stone Roses assinou com a Geffen Records. O seu segundo álbum, Second Coming, foi lançado em 5 de dezembro de 1994.  O single, "Love Spreads" alcançou o número 2 na UK Singles Chart. Em março de 1995, apenas duas semanas antes de uma turnê em apoio, Reni saiu da banda, após um desacordo com Ian Brown, e o baterista Robbie Maddix foi contratado. John Squire sofreu um acidente de mountain bike no norte da Califórnia, semanas antes do show, quebrando a clavícula, e anunciou sua saída em 1 de abril de 1996. O álbum gravado em 1995, Garage Flower foi lançado em 25 de novembro de 1996. A banda continuou por mais seis meses, mas houve uma deterioração notável na qualidade de suas apresentações após a saída de Squire. Brown e Mani dissolveram a banda em outubro de 1996. Em 2 de dezembro de 2011, Ian Brown e John Squire tocaram juntos pela primeira vez desde 1995 no Manchester Ritz em auxílio da campanha Justice for Hillsborough. Em 24 de junho de 2017, o Stone Roses tocou no Hampden Park, em Glasgow. Durante a apresentação, Ian Brown dirigiu-se à multidão com a declaração: "Não fique triste porque acabou, fique feliz que tenha acontecido". Em 16 de setembro de 2019, Squire confirmou em uma entrevista ao The Guardian que a banda havia se dissolvido. 

 Rockdigital