top of page
stratovarius.jpg
Stratovarius

É uma banda finlandesa de Power Metal. Em 1984, a banda Black Water foi criada na cidade de Helsinque. Formada pelo baterista e vocalista Tuomo Lassila, o baixista John Vihervã e o guitarrista Staffan Strahlman. O baixsta John Vihervã deixou a banda. Seu lugar foi ocupado por Jyrki Lentonen. No ano seguinte, a banda adota o nome Stratovarius, que segundo Tuomo Lassila é uma mistura do modelo Stratocaster da Fender com a marca de violinos Stradivarius. guitarrista Staffan  saiu e foi substituído por Timo Tolkki. Ele passou a ocupar também o cargo de vocalista, já que Tuomo estava sofrendo para tocar bateria e ainda cantar. Tolkki trouxe também à banda uma influência de música clássica e heavy metal melódico, que na época era um estilo novo. A banda fez algumas demos que foram enviadas a várias gravadoras na Finlândia. A banda assinou um contrato com a CBS Finland. O tecladista Antti Ikonen entrou para a banda. O seu primeiro single "Future Shock" e "Witch Hunt" foi lançado em 1988. O seu primeiro álbum, Fright Night, foi lançado em Maio de 1989 pela Columbia Records. O baixista Jyrki Lentonen deixa a banda e foi substituído por Jari Behm. O seu segundo álbum, Stratovarius II, foi lançado no início de 1992, na Finlândia pela Bluelight Records.

 

A Shark Records assinou um contrato com a banda e o álbum Stratovarius II foi lançado com uma nova capa e um novo nome, Twilight Time, em outubro de 1992 em toda a Europa e Japão. O seu terceiro álbum, Dreamspace, foi lançado em 9 de fevereiro de 1994 pela Noise Records, e já contava com a presença de Jari Kainulainen como baixista. Foram feitos neste ano concertos em Tokio, Osaka e NagoyaTimo Kotipelto torna-se o vocalista da banda. Tuomo Lassila e Antti Ikonen, os membros de mais tempo na banda saíram e foram substituídos pelo baterista Jörg Michael e Mekong Delta e também entrou o tecladista Jens Johansson. O seu quinto álbum, Episode, foi lançado em 22 de abril de 1996. Pela primeira vez um coro de 40 cantores e uma orquestra de 20 instrumentos de corda foram usados. O seu sexto álbum, Visions, foi lançado em 28 de abril de 1997. A turnê do álbum englobou vários países, como EUA, Dinamarca, Grécia, Japão, Alemanha, Finlândia, Suíça, Suécia, Inglaterra e o Brasil. O seu  décimo primeiro álbum, Stratovarius, foi lançado em 5 de setembro de 2005 pela Sanctuary Records. Após as gravações terminarem, o baixista Jari Kainulainen resolveu sair da banda por razões pessoais e foi substituído por Lauri Porra. Dia 2 de abril de 2008, Timo Tolkki anunciou o fim da banda. As tensões internas da banda foram mencionadas como a causa. Tolkki lança o seu álbum solo em junho de 2008.

 

Após Timo Tolkki ceder os direitos da banda aos membros remanescentes, o Stratovarius voltou e recrutou em 2008, o guitarrista finlandês Matias Kupiainen. O seu décimo segundo álbum, Polaris, foi lançado em 15 de maio de 2009 pela gravadora independente Edel SE & Co. KGaA. O álbum alcançou a segunda posição nas Paradas Finlandesas e na posição 57 na Billboard Heatseekers. O baterista Jörg Michael anunciou sua saída da banda por motivos pessoais no dia 15 de Setembro de 2011. Ele continuaria em atividade com o Stratovarius até 2012. Foi realizada uma pequena turnê para despedida do baterista, pela Finlândia, e algumas apresentações na América do Sul. Em junho de 2012, foi anunciado o baterista Rolf Pilve. O seu décimo quinto álbum, Eternal, foi lançado em 14 de agosto de 2015. A banda embarcou em uma turnê mundial em outubro de 2015, começando por 16 países Europeu. A sua compilação, Best Of, foi lançada em 20 de maio de 2016. Em 10 de agosto de 2018, o Stratovarius lançou a música "Oblivion" da compilação, Enigma: Intermission 2, lançada em 28 de setembro de 2018. A banda deu suporte ao álbum com uma turnê europeia com Tarja Turunen na turnê A Nordic Symphony '18.

bottom of page